ambiente-de-trabalho8

Sentir-se bem no ambiente de trabalho é quase tão importante quanto a ideia de ter um emprego. Afinal, na prática é lá que passamos pelo menos oito entre as 24 horas disponíveis do nosso dia, portanto é de se esperar que ele seja bom e saudável. E muito disso diz respeito aos relacionamentos que cultivamos com as pessoas com as quais convivemos. Não apenas por uma questão de saúde e respeito, mas também para o crescimento profissional.

Nesse caso, que tal aprender um pouco mais sobre a arte de cultivar bons relacionamentos? Garanto que vai ser muito útil:

Educação sem distinção:

ambiente-de-trabalho1

Lembra do lema “faça o bem sem olhar a quem”? Então: a cordialidade também faz parte do pacote. A primeira lição – e a mais importante de todas – é ser educado com todos. Melhorar o relacionamento no ambiente de trabalho envolve a todos, desde auxiliares de serviços gerais (viu, Bóris Casoy?) até o presidente da empresa ou o grande chefe.

Cumprimente:

ambiente-de-trabalho3

Bom dia, boa tarde e boa noite são bem vindos na maior parte das circunstâncias. É simples, cordial, indolor e as pessoas gostam de escutar. Sem distinção, ok?

Palavras mágicas

ambiente-de-trabalho4

“Por favor”, “obrigado”, "desculpe" e "com licença" são palavras mágicas que nunca saem de moda. Use-as sempre que possível e para todos os que estiverem ao seu redor. Todos mesmo.

Cuidado com a intimidade

ambiente-de-trabalho5

Por mais que você conheça pessoas sem noção (especialmente no seu trabalho), o bom senso é algo que jamais sairá de moda. Evite situações ou brincadeiras que possam ser constrangedoras ou ofensivas. A intimidade deve ser mantida fora do ambiente de trabalho, por mais que a pessoa em questão seja sua amiga. Aja com discrição.

Evite a fofoca

ambiente-de-trabalho2

Tudo bem que as vezes dá uma tremenda satisfação ouvir quando alguém fala mal de outra pessoa com o qual nem sempre vamos com a cara, mas os benefícios disso são de curto prazo. Curtíssimo, aliás porque na prática pode trazer inúmeros problemas no convívio. Portanto, por mais que o momento da fofoca pareça irresistível, mantenha-se longe disso. Dentro ou fora do local de trabalho, a verdade é que não vale a pena.

Preocupe-se com o seu trabalho

ambiente-de-trabalho6

Não é preciso nem dizer muito: faça o seu trabalho com capricho ao invés de prestar atenção e apontar erros no desempenho do colega. É basicamente a mesma recomendação feita com relação a fofoca: mantenha-se longe dessa forma de intriga e de quebra fique longe da fama de arrogante.

Colabore

ambiente-de-trabalho7

Caso alguém te peça ajuda, tente fazer o possível para colaborar, lembrando-se sempre de que isso não significa fazer o trabalho todo.

Viu só? São dicas simples, mas capazes de fazer a diferença, tudo para manter um bom relacionamento no trabalho. Coloque em prática e confira os resultados. Com certeza surpreenderão!