smoothie

O smoothie de frutas é prático, gostoso, refrescante e perfeito para preparar no verão. Além do sabor docinho, a bebida também tem uma textura cremosa e uma composição rica em nutrientes. Esse milk-shake saudável pode ser preparado em casa com iogurte, frutas, hortaliças, cereais, entre outros ingredientes naturais.

Os smoothies representam uma ótima alternativa para quem está em busca de uma fonte de vitaminas e minerais para a dieta. Diferente do suco tradicional, a bebida adquire uma textura mais consistente e cremosa, que só é possível graças ao uso de frutas congeladas e também do iogurte.

Aprenda a preparar 7 receitas de smoothie.
Aprenda a preparar 7 receitas de smoothie. (Foto: Divulgação)

Smothie

Além de ajudar a superar o calor, o smoothie também contribui com a perda de peso. Isso porque a bebida é bem menos calórica do que os tradicionais sorvetes e milk-shakes preparados a base de leite. O valor calórico depende muito da combinação de ingredientes. Ao tomar 200 ml de smoothie, por exemplo, o número de calorias ingeridas será de 162, apenas um pouco a mais do que uma barrinha de cereais.

O smoothie é uma verdadeira fonte de energia, vitalidade e nutrição. A bebida combate o envelhecimento e tem muitas propriedades antioxidantes. Sem adição de água ou açúcar, esse milk-shake saudável favorece o bem-estar e melhora muito a qualidade de vida.


Você também vai adorar:


Receitas de Smoothie de frutas

Em uma lanchonete, o copo de smoothie pode chegar a custar mais de 10 reais. No entanto, se você comprar ingredientes “in natura” e preparar a bebida em casa, o valor tem tudo para ser bem mais acessível!

1. Smoothie de frutas

Smoothie de frutas Aprenda 7 receitas deliciosas

Se você quer sentir o sabor de diferentes frutas em uma única bebida, então essa receita é perfeita. O smoothie combina banana, pêssego, laranja, manga e morango com harmonia, além do que valoriza os nutrientes de cada ingrediente fresco.

Ingredientes

1 banana madura cortada em pedaços
450 g de morangos picados
2 pêssegos picados
225 ml de suco de laranja
½ manga picada
2 colheres (sopa) de iogurte natural desnatado
Cubos de gelo

Modo de preparo

Coloque a banana, os pêssegos, os morangos e a manga no liquidificador. Bata bem, até obter um purê. Em seguida, adicione o iogurte natural e o suco de laranja. Bata novamente. Agora é só servir as 4 porções com cubos de gelo.


2. Smoothie de framboesa

Smoothie de frutas Aprenda 7 receitas deliciosas 4

A framboesa é uma frutinha super saborosa, que pode ser encontrada na versão congelada e in natura. Além de permitir o preparo de uma bebida deliciosa, ela também reduz o colesterol ruim e previne câncer. Confira a receita do smoothie que tem a framboesa como protagonista:

Ingredientes

½ xícara de iogurte natural desnatado
1 xícara de suco de laranja
1 xícara de suco de framboesa
Cubos de gelo

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma bebida cremosa.


3. Smoothie Verde

Smoothie de frutas Aprenda 7 receitas deliciosas 7

O smoothie verde, também conhecido como Green Smoothie, combina ingredientes naturais de maneira bem equilibrada. A receita leva verduras frescas (agrião e acelga), frutas (banana e pera), ervas (hortelã e dente-de-leão) e água. O sabor pode não ser tão agradável, mas os benefícios para a saúde e boa forma física são muitos.

Ingredientes

3 peras macias
1/2 maço de dente-de-leão
1 banana
4 folhas de acelga
1/2 maço de dente-de-leão
3 folhas de hortelã
3 xícaras de água

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, até obter uma mistura cremosa e verde. Acrescente gelo para servir.


4. Smoothie de açaí

Smoothie de frutas Aprenda 7 receitas deliciosas 6

No verão, nada melhor do que tomar uma bela taça de açaí para se refrescar e repor as energias. Você também pode usar a polpa dessa fruta para preparar uma maravilhosa receita de smoothie. Veja:

Ingredientes

1 banana madura
1 xícara de morangos picados
200g de polpa de açaí
½ xícara de chá de bebida vegetal de arroz
2 colheres (sopa) de iogurte natural desnatado
1 colher (sopa) de semente de linhaça

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque a banana, os morangos e a bebida vegetal a base de arroz. Bata bem, até obter uma mistura homogênea. Acrescente a polpa de açaí, o iogurte e a linhaça. Bata mais um pouco. Sirva na hora com cubos de gelo.


5. Smoothie de abacate

Smoothie de frutas Aprenda 7 receitas deliciosas 8

Popular por sua cremosidade e sabor adocicado, o abacate faz muito sucesso na preparação de smoothies. Ele não é uma fruta com poucas calorias, mas faz muito bem para o cérebro, combate às doenças cardiovasculares e mantém o colesterol controlado. Confira a seguir a receita de smoothie de abacate:

Ingredientes

½ abacate amassado
½ pepino
½ xícara de manga (cortada em cubinhos)
1 colher (sobremesa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de iogurte desnatado
Cubos de gelo

Modo de preparo

Coloque no liquidificador o abacate amassado, juntamente com o pepino cortado em rodelas e a manga picada. Bata bem, até obter um purê. Depois, acrescente o iogurte. Bata novamente e sirva com cubos de gelo.


6.Smoothie de goji e abacaxi

Smoothie de frutas Aprenda 7 receitas deliciosas 9

Se você está em busca de uma bebida super nutritiva e refrescante para esse verão, então prepare o smoothie de goji berry e abacaxi. A receita leva poucos ingredientes, confira:

Ingredientes

1 xícara (chá) de polpa de abacaxi congelada
1 xícara (chá) de água de coco
½ xícara de goji berry
6 cubos de gelo
2 colheres (chá) de semente de chia

Modo de Preparo

Coloque o goji, a água de coco e a polpa de abacaxi no liquidificador. Acrescente a chia e os cubos de gelo. Bata bem, até obter uma bebida cremosa.


7. Smoothie de banana e limão

Smoothie de frutas Aprenda 7 receitas deliciosas 10

O smoothie de banana e limão é uma bebida maravilhosa para tomar no intervalo entre as refeições. Quem tem o costume de consumir suplemento de proteína também pode adicionar algumas colheres à receita e tomar no pré-treino. Veja o passo-a-passo:

Ingredientes

2 bananas médias
1 xícara de água
1 punhado de hortelã fresca picadinha
Suco de 1 limão
Cubos de gelo

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Uma dica: experimente picar as bananas e congelar, pois a fruta congelada costuma dar mais cremosidade ao smoothie.


Dica TOP!

Corte as frutas em pedaços, coloque-as em saquinhos e congele. (Foto: Divulgação)
Corte as frutas em pedaços, coloque-as em saquinhos e congele. (Foto: Divulgação)

Viu só como é fácil preparar um smoothie de frutas? Basta comprar ingredientes frescos e usar um liquidificador para fazer deliciosas versões dessa bebida cremosa! Veja outras ideias e combinações de sabores clicando aqui.