tapioca-como-fazer

Quer aprender como fazer tapioca com recheios deliciosos? Neste post você encontra uma seleção com as melhores receitas de tapioca, mostramos os melhores recheios e outras receitas que podem ser feitas com a farinha da tapioca. Essa farinha é um ingrediente bem versátil, que pode ser incluído no preparo de doces e salgados. Leia a matéria e descubra como usar a criatividade na sua cozinha.

Como fazer tapioca?

A tapioca é uma comida típica do Brasil, que foi criada pelos índios que habitavam o estado de Pernambuco. Ela nada mais é do que uma massa feita com fécula extraída da mandioca.

tapioca-fitness
Tapioca Fitness do Blog CCM (Clique para ver a receita completa)

Massa da Tapioca

De nada adianta ensinarmos os recheios da tapioca se você ainda não sabe por onde começar, não é? Vamos ensinar como preparar a massa da tapioca e depois disso, aí podemos partir para os recheios e outras variações de receitas que podem ser feitas com esta farinha de tapioca. (Clique aqui para ver o modo de preparo da massa)

Aprenda a preparar deliciosas receitas usando farinha de tapioca. (Foto: Divulgação)
Aprenda a preparar deliciosas receitas usando farinha de tapioca. (Foto: Divulgação)

Receitas de Tapioca

Você vai preparar uma receita tradicional de tapioca, mas quer inovar na hora de rechear a massa? Então confira a seguir algumas sugestões deliciosas de recheios para fazer em casa:

Tapioca de brigadeiro

receitas de tapioca

O segredo dessa delícia consiste em deixar o brigadeiro mais molinho. Por isso, utilize leite condensado, manteiga e chocolate em pó, mas não se esqueça de adicionar um pouco de creme de leite. Também existe a possibilidade de adicionar chocolate granulado. (VER RECEITA)

Tapioca de morango e leite condensado

receitas de tapioca 1

A tapioca de morango e leite condensado como recheio é considerada uma versão clássica e muito saborosa. Lembre-se de escolher frutas bem maduras e suculentas na hora de preparar a receita. (VER RECEITA)

Tapioca de Nutella com morango

receitas de tapioca 2

Sobram opções saborosas para rechear a tapioca, como é o caso da combinação de Nutella com morango. Esse recheio é bem simples de ser elaborado, afinal, ele só consiste na combinação do creme de avelã com cacau e os pedaços de fruta. (VER RECEITA)

Tapioca de banana com canela

receitas de tapioca 3

Muitas pessoas acham que fazer tapioca é algo complicado e cansativo, ledo engano. Existem opções baratas e saborosas de recheio, como é o caso da banana caramelizada com canela. Você pode usar banana nanica ou prata para preparar a receita. (VER RECEITA)

Tapioca de goiabada com queijo

receitas de tapioca 4

Que tal colocar o clássico “romeu e julieta” dentro da tapioca? Para isso, você só vai precisar de goiabada picada e queijo minas. Também existe a possibilidade de transformar a goiabada em uma geleia para utilizar nessa receita. (VER RECEITA)

Tapioca de doce de leite

receitas de tapioca 5

A tapioca de doce de leite é uma verdadeira tentação, ou seja, difícil de resistir ao seu sabor. Para prepará-la, utilize o doce pronto ou transforme o tradicional leite condensado, colocando-o em uma panela de pressão. (VER RECEITA)

Tapioca de beijinho

receitas de tapioca 6

Nessa receita, a ideia consiste em preparar um beijinho, só que com consistência mais mole, para rechear a goma de mandioca. Misture leite condensado e coco na proporção certa e você terá um recheio dos deuses. (VER RECEITA)

Tapioca com maracujá

receitas de tapioca 7

As frutas são sempre muito requisitadas na hora de rechear a massa da tapioca e, com o maracujá, não é diferente. Na verdade, você terá que preparar uma espécie de geleia, utilizando água e açúcar. (VER RECEITA)

Tapioca de manteiga

www.tbfoto.com.br AJINOMOTO - SP/SP - 22/11/2011 Foto: Tadeu Brunelli ATENÇÃO: Toda foto deve ser publicada com o crédito do autor, na sua íntegra sem cortes ou modificações, de acordo com a Lei Nº 9.610 de 19/02/1998.
Foto: Reprodução/Tadeu Brunelli

Uma boa sugestão para o café da manhã é a tapioca de manteiga, cujo modo de preparo lembra muito o pãozinho na chapa. O grande diferencial está no fato da receita ser menos calórica. (VER RECEITA)

Tapioca de frango

receitas de tapioca 9

Entre as tapiocas salgadas, a de frango se destaca como uma das mais requisitadas. O seu recheio leva, basicamente, frango desfiado, tomate picado, azeitonas picadas e temperos. Existe ainda a possibilidade de deixar o prato ainda mais saboroso adicionando queijo cremoso. (VER RECEITA)

Tapioca com ovo mexido

receitas de tapioca 10

Se você está procurando uma tapioca que combine com o café da manhã, então aposte no recheio de ovo mexido. O interessante dessa receita é que a goma de mandioca pode levar semente de linhaças, se tornando ainda mais nutritiva. (VER RECEITA)

Tapioca de peito de peru

receitas de tapioca 11

A tapioca pode ser uma poderosa aliada na dieta, desde que o seu recheio apresente poucas calorias, como é o caso do peito de peru. Incremente a receita adicionando queijo de cabra, sal e orégano. (VER RECEITA)

Tapioca de tomate seco

receitas de tapioca 12

O tomate seco é uma ótima sugestão para rechear a tapioca, desde que ele seja combinado à rúcula e aos cubinhos de queijo minas. Temperar com sal, pimenta e azeite é uma boa saída para quem deseja experimentar mais sabor. (VER RECEITA)

Tapioca de brócolis

receitas de tapioca 13

Caso você seja vegetariano, experimente rechear a tapioca com brócolis. A receita ficará mais saborosa com champignon, tomate picado, azeitona e muçarela. (VER RECEITA)

Tapioca de queijo minas e cottage

receitas de tapioca 14

Caso você esteja interessado em preparar uma tapioca com poucas calorias, então experimente recheá-la com queijo minas e cottage. A receita se torna saborosa graças ao tempero com sal, orégano e azeite. O tomate picado também faz toda a diferença. (VER RECEITA)

Tapioca de carne seca

receitas de tapioca 15

Para aqueles que gostam de tapioca com um sabor mais forte, segue a dica: recheá-la com carne seca. Não se esqueça de incrementar o recheio com alho, cebola, pimentão, tomate, salsinha e pimenta-do-reino. (VER RECEITA)

Tapioca de carne moída

receitas de tapioca 16

Que tal fazer uma tapioca que mais parece uma panqueca? Pois saiba que isso é possível, basta investir no recheio carne moída. Refogue a carne com alho, cebola, pimentão e tomate. Em seguida, experimente misturá-la com creme de milho. (VER RECEITA)

Tapioca de abobrinha

receitas de tapioca 17

Os vegetarianos de plantão também podem variar o cardápio ao preparar o recheio de abobrinha para tapioca. O ideal é refogar o legume com cebola e alho, depois, acrescentar queijo de cabra. (VER RECEITA)

Tapioca de atum

receitas de tapioca 22

Alguns peixes são ótimos para rechear tapioca, como é o caso do atum. Esse recheio é leve, saboroso e pode ser combinado facilmente com outros ingredientes, como é o caso da cenoura picada. (VER RECEITA)

Tapioca de presunto e queijo

receitas de tapioca 19

A combinação de presunto e queijo é uma das mais usadas para rechear a tapioca. O tempero fica por conta da pitada de orégano. (VER RECEITA)

Tapioca de escarola

A escarola é uma verdura saborosa e por isso ela pode servir de ingrediente para rechear a tapioca. O segredo está em refogá-la com alho, cebola, tomate picado e azeite. Quem está fazendo dieta pode apostar nesse recheio sem peso na consciência. (VER RECEITA)

Tapioca de linguiça

receitas de tapioca 21

A tapioca recheada com linguiça calabresa é bem fácil de preparar e fica pronta em apenas alguns minutos. O segredo está em fazer um refogado com óleo, alho, cebola e cheiro verde. (VER RECEITA)

Tapioca de sardinha

receitas de tapioca 18

Em busca de uma receita de tapioca que seja capaz de substituir o jantar? Então invista no recheio de sardinha. Na hora de refogar o peixe, utilize limão, cebola e pimentão. Fica uma delícia! (VER RECEITA)

Tapioca de palmito

receitas de tapioca 23

O palmito é uma opção saudável e com poucas calorias, por isso não pode ficar de fora na hora de rechear a tapioca. Para incrementar ainda mais a receita, acrescente tomate picado e alho-poró. (VER RECEITA)

Tapioca de ricota

receitas de tapioca 24

A ricota, normalmente consumida com torradas e pães, funciona bem como recheio de tapioca. O segredo está em transformá-la em um creme saboroso e com poucas calorias. Também vale a pena incluir temperos, como orégano e pimenta-do-reino. (VER RECEITAS)

Receitas de Tapioca

Se você quer inovar nas receitinhas e  deseja experimentar a farinha de tapioca de maneiras diferentes, veja abaixo 15 deliciosas receitas para fazer aí na sua casa, todo mundo vai adorar!

1. Omelete de tapioca

15 Receitas que você pode fazer com TAPIOCA 2

Ingredientes

1 colher (sopa) de massa pronta de tapioca
1 ovo
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: em um recipiente, coloque o ovo, a tapioca e o queijo parmesão. Bata com um garfo. Unte a frigideira com azeite e despeje o ovo batido para fritar. Depois de pronta, você pode rechear a omelete da forma que preferir.

2. Tapioca cremosa

15 Receitas que você pode fazer com TAPIOCA 3

Ingredientes

1 pacote de tapioca pronta
1 xícara de açúcar
1 litro de leite fervendo
Coco fresco ralado

Modo de preparo: Misture a tapioca com o açúcar e, em seguida, adicione o leite. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Cubra com leite condensado, polvilhe o coco e corte em quadradinhos.

3. Manjar de tapioca

15 Receitas que você pode fazer com TAPIOCA 4

Ingredientes

500g de farinha de tapioca
600 ml de água
2 colheres (sopa) de açúcar
300 ml de leite de coco
1 colher (café) de sal

Modo de preparo: Misture a água e o leite de coco. Em seguida, adicione o açúcar, o sal e a farinha de tapioca. Mexa bem a mistura e depois coloque-a e um refratário. Deixe o creme do manjar em repouso por 4 horas e depois cozinhe um pouco. Coloque-o em uma forma da sua preferência e leve à geladeira para ficar firme.

4. Pão de queijo de tapioca

15 Receitas que você pode fazer com TAPIOCA 5

Ingredientes

2 xícaras de farinha de tapioca
1 xícara de leite morno
½ xícara de polvilho doce
1 xícara de queijo ralado (meia cura)
1 ovo
Sal a gosto

Modo de preparo: Hidrate a tapioca no leite morno por 40 minutos. Depois, acrescente o ovo, o queijo e o polvilho. O último ingrediente deve ser colocado aos poucos, até que a massa adquira consistência. Use uma colher de sorvete para fazer as bolinhas com a massa. Leve os pãezinhos para assar em forno médio.

5. Bolo de tapioca

15 Receitas que você pode fazer com TAPIOCA 67

Ingredientes

3 xícaras de farinha de tapioca
1 xícara de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 ovo
1 xícara de leite
1 xícara de margarina
2 colheres (sopa) de queijo ralado
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 vidro de leite de coco

Modo de preparo: Bata os ovos na batedeira e, depois, acrescente o açúcar, a manteiga, a farinha de trigo e o fermento. Adicione os demais ingredientes e mexa bem, até obter uma massa homogênea. Coloque o bolo em uma forma pequena e untada. Asse em forno quente.

6. Pudim de tapioca

15 Receitas que você pode fazer com TAPIOCA 7

Ingredientes

500g de farinha de tapioca
2 pacotes de coco ralado
2 xicaras (chá) de açúcar
1 litro de leite
6 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 vidro de leite de coco

Modo de preparo: Em uma vasilha, misture a tapioca, o coco ralado e o açúcar. Em uma leiteira, ferva o leite com o leite de coco. Acrescente ainda os ovos batidos e a manteiga. Mexa bem. Coloque a mistura em uma forma e leve ao forno pré-aquecido por 50 minuto. Cubra o pudim com uma calda caramelizada e leve para gelar.

7. Dadinho de tapioca

15 Receitas que você pode fazer com TAPIOCA 8

Ingredientes

500g de farinha de tapioca granulada
500 g de queijo coalho ralado
1 litro de leite integral
Sal e pimenta a gosto
1 pote geleia agridoce

Modo de preparo: Aqueça o leite em uma panela e, em seguida, adicione o queijo coalho ralado. Mexa bem e acrescente a farinha de tapioca, assim como o sal e a pimenta. Só pare de mexer quando obter um creme homogêneo. Despeje a mistura em uma forma forrada com papel filme e leve para gelar. Depois, corte os quadradinhos e use um pouco de óleo para fritar. Sirva com a geleia agridoce.

8. Sorvete de tapioca

15 Receitas que você pode fazer com TAPIOCA 9

Ingredientes

100 g de farinha de tapioca (goma grossa)
500 ml de leite morno
250 ml de creme de leite fresco
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco

Modo de preparo: Misture o leite de coco com o leite fervido. Em seguida, coloque a farinha de tapioca e mexa bem. Adicione o leite condensado e o creme de leite. Bata tudo com um fuê. Coloque o sorvete em um recipiente e leve ao freezer por três horas.

9. Torta de tapioca

15 Receitas que você pode fazer com TAPIOCA 10

Ingredientes

3 xícaras de farinha de tapioca
3 xícaras de açúcar
2 colheres de manteiga
5 ovos
1 coco ralado
1 vidro de leite de coco (mesma medida do leite de coco)
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Claras em neve
1 pitada de sal

Modo de preparo: Bata o açúcar e a manteiga. Em seguida, coloque o coco, a tapioca, o fermento, a farinha de trigo e, por último, as claras em neve. Coloque a mistura da torta em uma assadeira e leve ao forno. A cobertura pode ser feita com leite condensado cozido.

10. Crepioca

15 Receitas que você pode fazer com TAPIOCA 11

Ingredientes

2 colheres (sopa) de goma de tapioca
1 ovo
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
1 colher (sopa) de salsinha
Sal a gosto

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes com um garfo e, em seguida, frite na frigideira como se fosse uma massa de panqueca. Depois, é só salpicar um pouco de queijo e enrolar.

11. Creme de tapioca

15 Receitas que você pode fazer com TAPIOCA 12

Ingredientes

1/2 xícara de tapioca
700 ml de leite
200 ml de leite de coco
8 colheres (sopa) de açúcar
1 vagem de baunilha partida ao meio.

Modo de preparo: Deixe a tapioca descansar no leite por uma hora. Após isso, acrescente o leite de coco, o açúcar e a vagem de baunilha. Leve ao fogo médio e mexa até ferver. Coloque o creme em um recipiente e leve à geladeira por 2 horas.

12. Cuscuz de tapioca

15 Receitas que você pode fazer com TAPIOCA 13

Ingredientes

500 g de tapioca em grãos
6 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
1 coco ralado
1 pitada de sal

Modo de preparo: Em um recipiente, misture a tapioca, o leite fervente, o açúcar e o coco. Vá mexendo a mistura de 5 em 5 minutos, até o tempo de descanso totalizar meia hora. Coloque o cuscuz em uma vasilha, leve para gelar e depois decore com coco ralado.

13. Bolinho de tapioca

15 Receitas que você pode fazer com TAPIOCA 15

Ingredientes

2 xícaras de farinha de tapioca
1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de leite quente
2 xícaras de leite de coco
1 xícara de coco ralado
1 colher (café) de sal

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e deixe descansar por 30 minutos. Enrole os bolinhos com as mãos e frite em óleo quente. Finalize polvilhando açúcar e canela.

14. Curau de tapioca

15 Receitas que você pode fazer com TAPIOCA 16

Ingredientes

1 xícara e meia (chá) de tapioca granulada
2 latas de milho em conserva, escorridos
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo: Bata o milho e o leite no liquidificador, até obter um creme homogêneo. Passe na peneira e coloque a mistura numa panela. Acrescente o leite condensado e o leite de coco. Leve ao fogo até ferver. Adicione a tapioca e deixe o curau descansar, mexendo em tempo em tempo. Distribua o creme em recipientes individuais e leve para gelar por duas horas.

15. Petiscos de tapioca

15 Receitas que você pode fazer com TAPIOCA 14

Ingredientes

250g de tapioca granulada
250g de queijo coalho ralado
500ml de leite fervendo
Orégano a gosto
Sal e pimenta preta do reino moída a gosto

Modo de preparo: Em um recipiente, misture a tapioca com o queijo coalho. Em seguida, coloque o leite e os temperos. Transfira a mistura para um refratário e coloque na geladeira por 3 horas. Corte em cubos e frite no óleo quente.

Como preparar a massa da tapioca?

Uma boa pedida para quem está iniciando nessa aventuras de cozinha, é começar fazendo as receitas mais básicas. Veja abaixo um vídeo que ensina como preparar a massa da sua tapioca e aventure-se nos recheios diferentes e saborosos!