sobremesas-para-churrasco

As receitas de sobremesas para churrasco são leves, rápidas e fáceis de preparar. Em apenas alguns minutos, você consegue fazer um doce saboroso para servir aos convidados depois daquela churrascada. Leia a matéria e confira as nossas sugestões.

Fazer churrasco é um hábito que está enraizado na cultura brasileira. Sempre que surge uma data comemorativa, os familiares e amigos se reúnem para assar uma carne. Muita gente, no entanto, não sabe o que servir de sobremesa após um almoço ou jantar pesado, ou seja, farto de costela, linguiça, frango e pão de alho. Em geral, a recomendação é escolher um doce gostoso, prático e que renda muitas porções.

Há muitas opções de doces para saborear depois do churrasco. (Foto: Divulgação)
Há muitas opções de doces para saborear depois do churrasco. (Foto: Divulgação)

Receitas de Sobremesas para Churrasco

Separamos algumas receitas de sobremesas para churrasco. Confira:

Abacaxi grelhado

Abacaxi grelhado. (Foto: Divulgação)
Abacaxi grelhado. (Foto: Divulgação)

Que tal aproveitar a própria churrasqueira para preparar a sobremesa? Essa é a proposta do abacaxi grelhado. Confira a receita:

Ingredientes

1 abacaxi maduro e fresco
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de canela em pó
4 colheres (sopa) de rum
½ colher (chá) de cravo-da-índia em pó
1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó
½ colher (chá) de gengibre em pó

Modo de preparo: Descasque o abacaxi, retire o miolo e corte-o em rodelas. Em uma tigela rasa, misture os demais ingredientes e coloque as fatias da fruta. Deixe de repouso por 1 hora. Coloque as rodelas sobre a grelha da churrasqueira pré-aquecida e deixe assar por 15 minutos. Vire os pedaços de abacaxi para não queimar.

Salada de fruta

A salada de frutas é uma opção leve e saudável para servir depois do churrasco. A grande vantagem dessa sobremesa é a sua ação digestiva, ou seja, que facilita a digestão de uma refeição pesada. Confira a receita:

Salada de fruta. (Foto: Divulgação)
Salada de fruta. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

4 laranjas
Suco de 1 limão
1 mamão papaia
1 maçã
5 morangos
5 bananas nanica

Modo de preparo: pique todas as frutas e misture-as com o suco de limão. Depois, adoce com um pouco de açúcar mascavo e canela em pó. Sirva com sorvete.

Mousse de maracujá

Mousse de maracujá. (Foto: Divulgação)
Mousse de maracujá. (Foto: Divulgação)

A mousse de maracujá é uma sobremesa leve, cremosa e azedinha, que costuma cair bem após uma churrascada. Como esse doce demora um pouco para endurecer, o ideal é prepará-lo no dia anterior ao churrasco. Confira a receita:

Ingredientes

1 lata de leite condensado
250 ml de suco pronto de maracujá
1 lata de creme de leite
1 caixinha de gelatina sabor maracujá

Modo de preparo: Prepare a gelatina normalmente, de acordo com as instruções da embalagem, só que ao invés de usar água gelada, utilize o suco pronto de maracujá. No liquidificador, coloque o leite condensado e a gelatina dissolvida no suco; bata bem. Acrescente o creme de leite por último e bata um pouco, até obter uma mistura cremosa. Coloque a mousse em taças e leve para gelar.

Paçoquinha de colher

Em busca de um doce prático, rentável e saboroso? Então prepare a paçoquinha de colher. Veja a receita:

Paçoquinha de colher. (Foto: Divulgação)
Paçoquinha de colher. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

1 xícara (chá) de amendoim torrado e moído
1 colher (sopa) de manteiga
2 latas de leite condensado
2 gemas

Modo de preparo: misture bem todos os ingredientes em uma panela. Depois, leve-a em fogo baixo e continue mexendo, até atingir o ponto de fervura. A partir do momento em que a paçoca começar a ferver, conte 5 minutos e desligue o fogo. Coloque a mistura em copinhos individuais e deixe esfriar.

Gostou das nossas dicas de sobremesas para churrasco? Tem mais alguma sugestão? Não deixe de ver também uma deliciosa receita de pavê de chocolate que já mostramos aqui no Muito Chique.