Receitas-ceia-ano-novo-2013

E eis que as festas de fim de ano estão chegando! Em breve 2012 dará lugar às promessas do ano de 2013 e claro: pra começar com tudo em cima nada como uma boa mesa. Que tal então pensar em algumas receitas para a ceia do Ano Novo? Veja algumas opções:

Arroz com lentilhas

As lentilhas são sempre um ingrediente muito procurado nesta época do ano. Confira agora uma receita de arroz com lentilhas que rende oito porções e acrescentará muito sabor a sua mesa:

Ingredientes:

4 colheres de sopa de azeite
1 linguiça portuguesa cortada em rodelas
2 dentes de alho picadoss
2 xícaras de chá de evilha torta
1 xícara e meia de chá de lentilha cozida
4 xícaras de chá de arroz cozido
Sal e pimenta a gosto

Para as cebolas:

2 colheres de chá de azeite
1 colher de sopa de manteiga
2 cebolas em fatias, separadas em anéis

Primeiro aqueça o azeiro e frite a linguiça, mexendo até que doure levemente. Adicione o alho e também deixe dourar. Em seguida acrescente a ervilha partida em três pedaços, mexendo até que fique macia, mas firme. Depois junte o arroz e a lentilha, misturando e temperando a gosto com o sal e a pimenta. Reserve a mistura ainda quente sobre uma panela com água fervente.

Para o preparo da cebola, basta aquecer o azeite e a manteiga, juntando a cebola e mexendo até dourar. Quando estiver pronto, basta servir com o arroz.


Tender com molho de Vinho

Esta receita é fácil de fazer e dará um toque de requinte a sua ceia, confira:



Ingredientes:

1 tender de 1,2 kg
. 2 copos americanos de vinho tinto
. 1 maçinho de hortelã
. 1 xícara de chá de vinagre
. 1 colher de chá de açúcar
. 1 colher de chá de amido de milho
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
. 1 colher de chá de grãos de mostarda e de coentro
. 2 colheres de sopa de azeite
. 1 cebola picada
. 2 dentes de alho picados
. 1 pimenta dedo-de-moça
. 2 colheres de chá de gengibre cortado em tiras finas
. 2 xícaras (chá) de coco fresco ralado
. 2 colheres de sopa de açúcar demerara
. 1/2 xícara de chá de água
. As raspas e o suco de 1 limão

Primeiro, retire a pele do tender e o coloque em uma assadeira, em seguida fazendo furos com o garfo. Regue o tender com o vinho tinto e envolva a carne no papel alumínio, levando-o ao forno quente por 40 minutos.
Após tirá-lo do forno, retire o papel e regue novamente com o vinho até que o tender fique dourado e macio. Retire e reserve.

Pegue a hortelã, corte uma boa porção e coloque em uma molheira. Depois ferva o açúcar e o vinagre, despejando-o sobre o hortelã. Em seguida, desengordure o molho da assadeira, juntando um pouco de água e raspando até dissolvê-lo. Depois coe e use o mido para engrossar, temperando também com o sal e a pimenta. Coloque a mistura na molheira para servir.
Já para o chutney de coco, primeiro aqueça uma panela, juntando a mostarda e o coentro, mexendo até que pipoquem. Adicione o azeite, o alho, a pimenta, a cebola e o gengibre, mexendo e cozinhando até que a cebola doure. Coloque o coco, a água e o açúcar e mexa, acrescentando as raspas de limão e pronto! É só servir!

Pavê de nozes:

Para a sua sobremesa que tal um doce refrescante? O pavê de nozes tem rendimento de seis porções e tem um tempo de preparo superior a 45 minutos, mas vale a pena. Confira:



Ingredientes:

2 xícaras de chá de leite
1 xícara de chá de açúcar
3 gemas
3 colheres de sopa com amido de milho
Meia colher de sopa de baunilha
1 colher e meia de chá com nozes picadas
1 caixa de biscoitos tipo champagne


Para a cobertura:

1 tablete de 170 g de chocolate meio amargo.
1 caixa de creme de leite
1 colher de sopa de glucose de milho
2 colheres de sopa de licor
1 xícara de chá de calda de chocolate.

Pegue o leite, o açúcar, as gemas e o amido no fogo, mexendo até que engrosse. Após retirá-lo do fogo, misture a baunilha. Deixe esfriar e misture a metade da porção de nozes. Reserve. Para a cobertura, leve ao fogo o chocolate picado com o creme de leite e deixe em banho maria. Retire a mistura do fogo e junte com a glucose e o licor, deixando esfriar.

Em seguida, pegue uma forma de bolo inglês para a montagem do doce. Forre a forma com papel alumínio e alterne as camadas de biscoito e de creme, povilhando as nozes restantes e finalizando com os biscoitos. Cubra o doce montado com filme plástico e deixe na geladeira por 4 horas. Depois, desenforme e adicione a calda.

Agora que as receitas salgadas estão garantidas, que tal aprender algumas deliciosas sobremesas para ano novo 2013? 🙂

Recomendados para você: