A receita de tapioca é uma ótima opção para quem deseja preparar um prato diferente e saboroso. A sua massa, preparada com amido da mandioca, combina com diferentes recheios doces e salgados.

A tapioca se destaca como um prato de origem indígena, que se tornou muito popular na culinária brasileira. A iguaria foi descoberta logo nas primeiras décadas após a chegada os portugueses ao Brasil. Os índios preparavam os “beijus” com fécula extraída da mandioca, um ingrediente que hoje conhecemos como polvilho doce. Devido à falta do pão feito com farinha de trigo, a tapioca começou a sair das aldeias para se tornar um item no cardápio dos colonizadores.

Receita de Tapioca fácil - Dicas como fazer em casa
A tapioca é um prato comum no nordeste do Brasil. (Foto: Divulgação)

Receita de Tapioca

A receita de tapioca é bem simples e prática de ser preparada. Confira a seguir os ingredientes necessários e o passo a passo para fazer a massa:

Ingredientes

  • Fécula de mandioca
  • Água

Modo de preparo

A fécula de mandioca pode ser encontrada à venda em estabelecimentos que vendem produtos típicos do norte e do nordeste do país. Depois de adquirir esse ingrediente, basta diluí-lo em água até obter uma massa dura. Corte essa massa em pedaços e passe por uma peneira. Se o recheio da sua tapioca for salgado, vale à pena adicionar uma pitada de sal.

Receita de Tapioca fácil - Dicas como fazer em casa
Passo a passo para fazer a massa. (Foto: Divulgação)

Adicione a goma de mandioca hidratada em uma frigideira teflon, espalhando a massa com o auxílio de uma colher, até formar um círculo. Utiliza-se normalmente 80g de goma por unidade. Na hora de fazer a tapioca, é importante não deixá-la com uma espessura muito fina, caso contrário, a massa pode ficar ressecada. Não é preciso adicionar óleo à frigideira, pois a própria tapioca já é antiderrapante. Abafe a tapioca com uma tampa e garanta assim um cozimento mais uniforme.

Para verificar se a tapioca está boa, movimente a frigideira. Se a massa de movimentar, significa que ela está no ponto. O biju deve, ainda, ficar um pouco úmido, sem desmanchar ou quebrar.


Sugestões de recheios para tapioca

Banana + mel

Recheia a tapioca com uma banana cortada em rodelas e duas colheres (sopa) de mel.

Receita de Tapioca fácil - Dicas como fazer em casa
Brigadeiro é uma ótima opção de recheio. (Foto: Divulgação)

Brigadeiro

Prepare um brigadeiro molinho com chocolate em pó, manteiga e leite condensado. Recheie a tapioca e acrescente granulados.


Rúcula + tomate seco + tiras de peito de peru

Receita de Tapioca fácil - Dicas como fazer em casa

Para preparar o recheio, misture 2 folhas de rúcula, 50 gramas de tomate seco e 50 gramas de peito de peru cortado em tiras.


Receita de Tapioca fácil - Dicas como fazer em casa

Carne seca desfiada + queijo mussarela ralado

Misture 4 xícaras de carne seca desfiada com 100 gramas de queijo mussarela ralado.

Receita de Tapioca fácil - Dicas como fazer em casa

Banana + chocolate meio amargo derretido

Recheie cada tapioca com uma banana cortada em rodelas e 2 colheres (sopa) de chocolate amargo derretido.


Montagem da tapioca

Escolha um recheio e adicione-o à tapioca, enquanto a massa ainda estiver no fogo. A iguaria pode ser servida aberta ou dobrada em meia lua.

Você ainda tem dúvidas sobre como fazer tapioca? Então assista ao vídeo:

Conheça outra delicia que é o Bolo de Tapioca, confira a receita super fácil de fazer com aquele gostinho delicioso que a tapioca tem.

Recomendados para você: