A receita de panqueca simples  fica pronta em apenas alguns minutos. O segredo está no preparo de uma boa massa, que seja saborosa e ao mesmo tempo versátil para combinar com diferentes tipos de recheio.

A panqueca é uma velha conhecida da culinária. Ela foi preparada pela primeira vez há mais de nove mil anos, na França. Acredita-se que, certa vez, uma mulher derrubou mingau acidentalmente no fogão e notou como a substância cozinhava rapidamente e formava uma massa saborosa. A partir disso, a receita de panqueca começou a ser desenvolvida e aprimorada.

A panqueca é um prato simples e rápido de fazer. (Foto: Divulgação)
A panqueca é um prato simples e rápido de fazer. (Foto: Divulgação)

Há muitas formas de preparar panqueca. No Brasil, a receita tradicional leva ovo, farinha e leite. Nos Estados Unidos, é muito comum dar um toque adocicado à massa e servir no café da manhã. Os culinaristas costumam inovar tanto o preparo da massa como também do recheio.

Receita de Panqueca Simples

Aprenda a fazer uma panqueca simples, deliciosa e prática! Acompanhe o passo a passo:

Ingredientes da massa

– 1 copo (200 ml) de leite
– 1 copo de farinha de trigo
– 1 ovo
– 2 dentes de alho picados
– 1/2 cebola pequena
– 1/4 de pimentão

Modo de Preparo

Massas prontas para rechear. (Foto: Divulgação)
Massas prontas para rechear. (Foto: Divulgação)

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Caso você queira deixar a panqueca mais saborosa, acrescente um pouco de cheio verde e 50 gramas de queijo parmesão ralado. Bata tudo novamente no liquidificador.

Esquente uma frigideira com um pouco de óleo e, em seguida, coloque nela uma concha média de panqueca. É muito importante distribuir bem a massa no recipiente e deixá-la com uma espessura fina. Lembre-se também de manter fogo médio para não esquentar demais e acabar queimando. Quando a massa estiver firme, solte-a dos dois lados e do centro.

Receita de panqueca simples: Sugestão de recheios.

Carne moída

– 1 cebola média picada
– 500 g de carne moída
– 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
– ¼ de xícara (chá) de cheiro verde
– Óleo vegetal
– Sal e pimenta-do-reino
– Suco de ½ limão

Modo de Preparo: Coloque o óleo em uma panela e leve ao fogo. Doure a cebola picada e, em seguida, coloque a carne moída. Acrescente os demais ingredientes para dar mais sabor ao recheio e espere a carne cozinhar.

Faça recheio de ricota para a sua panqueca. (Foto: Divulgação)
Faça recheio de ricota para a sua panqueca. (Foto: Divulgação)

Ricota

– 300 gramas de ricota fresca
– 3 dentes de alho (picados)
– ½ cebola média (picada)
– 4 colheres (sopa) de azeite
– 2 colheres (chá) de orégano
– sal a gosto

Modo de preparo: amasse a ricota fresca com um garfo, até ela ficar bem soltinha e reserve. Em uma panela, frite o alho e a cebola. Acrescente o azeite e refogue até os pedacinhos de alho dourar. Coloque a ricota, o sal e o orégano. Mecha até o tempero fixar.

A montagem das panquecas é bem simples, basta você pegar a massa, acrescentar um pouco do recheio e fazer rolinhos. Você pode colocar todas em um refratário e acrescentar um molho. Bom apetite!

Recomendados para você: