Aprenda a fazer uma receita de bolo de caneca deliciosa passo a passo, que fica pronto em apenas alguns minutos e pode ser feito com praticidade no micro-ondas. A grande vantagem da receita é que ela permite fazer porções individuais!

O bolo de caneca é uma guloseima que se originou na Inglaterra e, a princípio, ganhou o nome de “fairy cake”, (bolo das fadas, traduzindo para o português). Quando chegou nos Estados Unidos no século XIX, a receita evoluiu para o cupcake. Em todo caso, ainda existem pessoas que usam a caneca como forma para bolinhos individuais.

Descubra como preparar esses bolinhos individuais. (Foto Ilustrativa)
Descubra como preparar esses bolinhos individuais. (Foto Ilustrativa)

Prático, saboroso e fofo, o bolo de caneca conseguiu revolucionar o universo culinário. Ele já conquistou o paladar dos brasileiros, não só pela massa macia e sabor gostoso, mas também pelo modo de preparo super rápido: apenas 5 minutos de cozimento no micro-ondas.

Bolo de caneca

O bolo de caneca se tornou uma tendência culinária no Brasil, por isso a receita ganhou diferentes adaptações. Tem gente que prefere preparar uma massa fofinha de chocolate ou aposta em um bolo branco, com inconfundível sabor de coco. Esse bolinho individual também pode apresentar muitos outros sabores, como fubá, laranja, chocolate com morango, integral e até mesmo cenoura. O Muito Chique separou algumas receitas de bolo de caneca para você se inspirar. Confira:


Bolo de caneca de chocolate

Receita de bolo de caneca 1

Ingredientes

1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
3 colheres (sopa) de óleo
6 colheres (sopa) de leite
1 colher (café) de fermento em pó
1 colher (chá) de manteiga
Chocolate granulado

Modo de preparo

  1. Inicie o preparo do bolo colocando o ovo dentro da caneca e bata com o garfo. Na sequência, adicione o açúcar, 4 colheres de leite, o óleo e o 2 colheres rasas de chocolate em pó.
  2. Adicione farinha de trigo e fermento à massa. Mecha aos poucos, com o auxílio de uma colher.
  3. Leve o bolo de caneca de chocolate ao micro-ondas e deixe cozinhar por 3 minutos em potência máxima.
  4. Chegou a hora de fazer a cobertura. Em um recipiente, adicione a margarina, 1 colher rasa de chocolate e 2 de leite. Leve à mistura ao micro-ondas por 30 segundos. Pronto! Agora é só cobrir o bolinho com essa calda de chocolate e polvilhar granulado.

Bolo de caneca de laranja

Receita de bolo de caneca 3

Ingredientes

4 colheres (sopa) de suco de laranja
1 ovo
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de fermento em pó

Modo de preparo

Coloque o ovo na caneca e bata com um garfo. Depois, acrescente o óleo, o suco, a farinha de trigo e o açúcar. Mexa bem, até obter uma mistura homogênea. Agora adicione farinha de trigo e fermento. Coloque a massa em uma caneca e leve ao microondas por 3 minutos.


Bolo de coco de caneca

Receita de bolo de caneca 6

Ingredientes

1 ovo pequeno
2 colheres (sopa) de leite de coco
2 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
5 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) rasa de coco ralado
1 colher (café) de fermento em pó
Coco ralado para polvilhar

Modo de preparo

Coloque um ovo na caneca e bata com um garfo. Junte 2 colheres de leite de coco, o óleo e o açúcar (misture bem). Adicione agora a farinha e o fermento. Mexa delicadamente, até formar uma massa cremosa e homogênea. Leve o bolinho para assar no microondas em potência máxima por 3 minutos.

Para preparar a cobertura é bem simples, afinal, basta misturar 3 colheres de leite de coco com o açúcar de confeiteiro. Cubra o bolo com essa mistura e finalize polvilhando coco ralado.


Bolo de caneca de cenoura

Receita de bolo de caneca 4

Ingredientes

Massa
½ cenoura pequena descascada
3 colheres (sopa) de óleo
1 ovo
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó

Cobertura
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo

Coloque a cenoura ralada, o óleo, o ovo, o açúcar e a farinha de trigo no liquidificador. Bata bem, até formar um creme homogêneo. Por último, coloque o fermento em pó e mexa devagar, com o auxílio de um fuê. Coloque a massa em uma caneca e leve ao forno micro-ondas por 3 minutos. Coloque todos os ingredientes da cobertura em uma panela. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Desenforme o bolinho sobre um prato e despeje a calda.


Bolo de fubá de caneca

Receita de bolo de caneca 5

Ingredientes

4 colheres (sopa) rasas de açúcar
1 ovo
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de fubá
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de goiabada
1 colher (sopa) de água

Modo de preparo

Quebre o ovo na caneca e bata com um garfo. Adicione o açúcar, o leite e o fubá. Vá colocando a farinha de trigo aos poucos e, por último, o fermento em pó. Depois de misturar bem todos os ingredientes e obter uma massa homogênea, leve a caneca ao micro-ondas em potência máxima, por 3 minutos. Para preparar a cobertura do bolinho é só picar a goiabada, juntar com a água e levar ao fogo. Você também pode derreter essa mistura com 1 minuto de microondas.


Veja também outras delícias que já mostramos aqui:


Dicas para o bolo de caneca

Receita de bolo de caneca 8

· Você pode se sentir à vontade para decorar o bolo de caneca com confeitos. Use a sua criatividade para deixar a guloseima com uma apresentação irresistível.

· Atenção na hora de escolher a caneca! Opte por um modelo fabricado com material que pode ir ao micro-ondas, como é o caso da cerâmica e do vidro. Quanto ao tamanho, o ideal é utilizar a caneca de 300 ml nas receitas.

O bolo de caneca agrada o paladar de muita gente, inclusive das crianças. Ele pode combinar os seus ingredientes favoritos para render uma deliciosa experiência de sabor e textura. Coloque as receitas em prática e com certeza a família vai adorar a guloseima. Bom apetite!

  • Quer mais inspirações de bolos deliciosos para fazer em casa? Veja um post incrível sobre o Naked Cake (ou bolo pelado), você vai amar!

Recomendados para você: