A bala baiana, também conhecida como bala de vidro, faz o maior sucesso em todo o Brasil e é muito fácil de fazer, apesar de sua receita não ser tão conhecida assim. Ao aprender a preparar essas balas você poderá surpreender seus amigos, incrementar as festividades de sua família e ainda gerar uma renda extra por meio da venda dessas balas que são bastante procuradas. Hoje, aprenda a preparar a bala baiana com a nossa receita!

Receita de Bala Baiana

Essa receita não leva tantos ingredientes assim e grande parte deles são extremamente fáceis de encontrar. Anote a lista completa a seguir:

  • 300 gramas de coco fresco ralado;
  • 4 colheres de sopa de leite condensado;
  • 450 gramas de açúcar;
  • 5 gemas passadas por uma peneira;
  • ½ xícara de chá de leite;
  • 1 colher de sopa de margarina;
  • ½ xícara de chá de água.

Como fazer o caramelo da bala baiana

  • 6 colheres de sopa de vinagre branco;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 6 colheres de sopa de água.

Modo de Preparo da Bala Baiana:

Para fazer a bala, você deve colocar em uma panela o leite, o açúcar e a água. Misture bem e leve ao fogo até dar o ponto de fio. Adicione o coco, misture e desligue o fogo. Adicione agora os demais ingredientes e volte a panela para o fogo até que a mistura solte do fundo da panela. Deixe esfriar. Em seguida faça as bolinhas no formato de brigadeiro e, em seguida, espete cada bolinha em palitos de dente. Deixe secar por pelo menos 2 horas para caramelizar.

Como preparar o caramelo:

Para preparar o caramelo você deve colocar todos os seus ingredientes em uma panela, misturá-los e coloca-los no fogo. Deixe no fogo até gerar uma cor de caramelo clara. Em seguida, passe as balinhas nesse caramelo e coloque-as em uma superfície untada com margarina. Depois é só embalar.

Você também vai amar estas receitas:

Bala Baiana

Você sabia que há mais de uma versão da bala baiana? É possível preparar a bala em uma versão vegana, com recheio de brigadeiro ou doce de leite, além de também ser possível prepara-la sem manteiga e intensificando o uso de outros ingredientes.

Você pode testar cada receita, testar os seus sabores e assim criar uma grande variedade de opções de bala baiana para vender. Na internet você consegue encontrar facilmente tais receitas e reproduzi-las, além de poder usar sua própria criatividade para criar versões únicas e nunca vistas antes dessa bala deliciosa.

É importante destacar que nem todos conhecem a bala baiana por esse nome: além de bala de vidro, ela também pode ser chamada de bala de coco e esse nome pode sofrer variações de acordo com a região do país. Os doces e balas estão cada vez mais em alta e podem ser usados como fonte de renda extra. Teste em casa e veja como a bala baiana pode se adaptar a vários eventos e festas.