paleta-mexicana

A paleta mexicana é um doce muito popular no México, mas que aos poucos tem conquistado a preferência dos brasileiros. Ela nada mais é do que um tipo de sorvete, preparado com frutas, leite e outros ingredientes deliciosos. Há uma extensa variedade de sabores de paleta mexicana, como morango com leite condensado, doce de leite, abacaxi, goiaba, manga, entre outros. A receita pode ser à base de leite ou água. A forma de preparo é semelhante à do picolé, só que recheado.

Deliciosas paletas de morango recheadas com leite condensado. (Foto: Divulgação)
Deliciosas paletas de morango recheadas com leite condensado. (Foto: Divulgação)

Feita de maneira artesanal, a paleta mexicana também tem se transformado em uma ótima oportunidade de negócio. Muitos empreendedores estão fazendo picolés recheados e vendendo para obter uma renda extra. Na temporada de verão, essa iguaria refrescante faz ainda mais sucesso.

Como fazer paleta mexicana

Essa receita é de dar água na moca. (Foto: Divulgação)
Essa receita é de dar água na boca. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir o passo a passo pra preparar uma deliciosa paleta mexicana em casa:

Ingredientes

1 lata de leite condensado
300g de morango
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
Suco de ½ limão

Materiais para montar as paletas

Copos descartáveis de 180 ml
Copos descartáveis de 50ml
Palitos de picolé de madeira
Fita adesiva

Modo de preparo

Bata os morangos, o suco de limão e o leite. (Foto: Divulgação)
Bata os morangos, o suco de limão e o açúcar. (Foto: Divulgação)

1. Bata os morangos no liquidificador e depois acrescente uma colher de açúcar de confeiteiro. Acrescente o suco de limão à receita para deixar a paleta com um gostinho especial.

Coloque a mistura nos copinhos dessa forma. (Foto: Divulgação)
Coloque a mistura nos copinhos dessa forma. (Foto: Divulgação)

2. Coloque a mistura em um copo descartável de 180 ml, preenchendo-o até a metade. Em seguida, insira uma pilha de copinhos menores (50 ml) no sorvete, para criar o espaço necessário do recheio. Coloque uma fita adesiva para evitar que o copo suba. Leve o picolé ao congelador por 4 horas.

Recheie a paleta com leite condensado. (Foto: Divulgação)
Recheie a paleta com leite condensado. (Foto: Divulgação)

3. Retire a paleta do freezer e remova os copinhos menores para rechear a cavidade. Coloque o leite condensado e depois finalize com um pouco da mistura de morango. Fixe o palito de madeira e leve ao freezer novamente por mais quatro horas.

Coloque o palito e leve para gelar por mais 4 horas. (Foto: Divulgação)
Coloque o palito e leve para gelar por mais 4 horas. (Foto: Divulgação)

4. Pronto! Agora você só precisa usar uma faca de serra para retirar o copinho descartável. O custo médio dessa receita deliciosa é de apenas R$8,00.

Além da paleta de morango recheada com leite condensado, há muitas outras opções de recheio. Você pode colocar pedaços de frutas frescas nas forminhas e incrementar o preparo dos picolés cremosos com iogurte natural. No entanto, na hora de rechear os picolés, é muito importante pensar na harmonia de sabores dos ingredientes. A receita de paleta mexicana é sucesso garantido entre as crianças nesse verão. Bom apetite!