Já ouviu falar em Bolo de Nada? Esse é aquele bolinho bem cara de bolo de vó, sabe? É uma delícia, gostoso, perfeito para acompanhar aquele chá da tarde. Eu tenho muitas receitas deliciosas de bolos que costumo fazer aqui em casa, mas eu preciso confessar que o “bolo de nada” é o campeão aqui, penso em uma receita, penso em outra, mas não adianta, eu sempre acabo fazendo esta receita, porque é o bolo mais fácil de fazer que eu conheço e claro, o sabor é perfeito.

A receita desse bolo é uma base para muitos outros sabores de bolos bem deliciosos. Ou seja, com a receita “base” dele, eu consigo fazer um bolo com raspas de limão, raspas de laranja, consigo colocar algumas especiarias como por exemplo canela, gengibre, fica incrível! Posso colocar essência de baunilha, posso colocar chocolate, enfim, é inacreditável que ele possa se transformar em bolos tão diferentes, mudando apenas um detalhe no sabor.

Aqui em casa eu amo fazer com raspas de laranja e com raspas de limão, eu adoro estes dois sabores. Outra ideia que eu fiz aqui em casa e ficou maravilhosa foi separar um pouquinho da massa do bolo e adicionar chocolate em pó, depois quando já estava na forma, despejei a parte de chocolate por cima da massa branca do bolo, dei uma mexida com um garfo para que se misturassem um pouquinho, coloquei assar e o resultado foi um lindo bolo mesclado.

Este bolo da foto eu fiz com raspas de limão.

Esta não é ‘só mais uma’ receita de bolo sem graça. Vocês não imaginam o que é a textura dessa massa, minha gente. A massa desse bolo é macia e úmida, ele realmente fica maravilhoso e é a minha receita de bolo favorita da vida. Ontem eu publiquei as fotos do meu bolo no Facebook e disse que ia contar o segredo do bolo ter ficado bem grandão assim. Vamos para a receita e abaixo conto todos os segredinhos para que definitivamente você acerte o seu bolo e NUNCA, mas NUNCA mais erre nenhum bolo na sua vida.

Receita Base

  • 5 xícaras de farinha
  • 3 xícaras de açucar
  • 1 xícara de óleo
  • 6 ovos
  • 2 xícaras de leite morno (nem quente, nem gelado, tem que ser morno, ok?)
  • 1 colher (sopa) bem cheinha de fermento (não precisa exagerar, né gente.)

Essa é a receita base do bolo. Se você fizer só como está ali, já vai ficar maravilhoso. Vai ser aquele bolinho branquinho, simples, para acompanhar um café, sabe? Mas se quiser saborizar este bolo, olha aí as opções que você tem:

(Lembrando que, todas estas opções abaixo já foram testadas e super aprovadas. Eu aconselho que vocês testem todas e depois elejam o sabor favorito. Eu amo todas estas opções.)

  • Limão: Coloque as rapas de um limão taiti
  • Laranja:  Coloque as rapas de uma laranja (pequena)
  • Baunilha: Coloque 1 colher (de chá) de essência de baunilha (AMO ESSE!!!)
  • Chocolate: Coloque 1/2 xícara (de chá) de chocolate em pó
  • Especiarias: Coloque 1 colher de café de canela em pó, mais uma pitada de cravo em pó e também uma pitada de noz moscada.

O segredo de como fazer

Primeira coisa que você deve fazer é ligar o forno em 180 graus, enquanto vai aquecendo o forno, pegue a sua forma redonda e unte com manteiga e depois de untada, polvilhe farinha de trigo por cima de onde você untou. A forma vai ficar “enfarinhada”. Reserve.

O grande segredo deste bolo é que você pode colocar todos os ingredientes em um bowl e vai usar um fuê para misturar. Exatamente isso! O segredo deste bolo é que ele é batido à mão. Misture todos os ingredientes usando o fuê por uns 5 minutinhos até que todos os ingredientes se misturem bem. Não precisa bater mais do que isso. Despeje a massa na forma untada e polvilhada. Coloque no forno preaquecido e não abra o forno nos primeiros 30 minutos.

Ele deve assar entre 35 e 45 minutos. Eu olho para o bolo e já sei quando está assado, pois já me acostumei bem com o meu forno e com esta receita. Porém, se você tiver dúvidas se assou ou não, faça aquele velho teste do palito, o bolo vai estar bom quando você enfiar um palito nele e ele sair limpo.

Ainda quando o bolo estiver assando, lá por uns 35 minutos, ligue a parte de cima do forno para dourar, mas você não pode se descuidar um segundo. Fique de olho, pois tudo acontece muito rápido. Nada de ligar o dourador e ir lá correndinho em outro canto da casa ver uma outra coisa. Fique de olho no seu bolo, não arrede o pé dali até que esteja douradinho por cima o suficiente e daí então você desliga o forno e já retira o bolo dali.

Espere ficar morno ou frio para desenformar, por favor. Nesta hora, o fato de ter enfarinhado a forma AJUDA DEMAIS. O bolo praticamente saiu sozinho da forma sem precisar passar a faca ao redor, sabe?  Mas deixe esfriar para não correr o risco do seu bolo quebrar todinho por baixo, ok?

É isso gente, esta é a minha receita maravilhosa de bolo. Tenho certeza que vocês vão amar. Dá um bolo enorme, fica lindo de ver.

Um beijão e até a próxima! 🙂