molho-branco

O molho branco caseiro simples é capaz de deixar as refeições com um toque especial. Ele tem um sabor agradável e mais leve do que o tradicional molho vermelho. Há diferentes formas de preparo, mas quase sempre as receitas incorporam noz moscada para dar um toque especial.

O molho branco é clássico, charmoso e saboroso. Ele serve para finalizar uma boa massa com requinte e deixá-la com um sabor especial. O molho também pode ser incrementado em outras receitas, como é o caso dos peixes, legumes e crustáceos gratinados. A receita original do molho branco é preparada com farinha, leite e manteiga. No entanto, ela pode incorporar outros ingredientes, como cebola, folha de molho e noz moscada.

Molho Branco Tradicional

Confira a seguir o passo a passo para preparar o molho branco tradicional:

Ingredientes: 300 ml de leite, 20 g de manteiga, 20 g de farinha de trigo, 2 folhas de louro, noz-moscada, sal e pimenta.

Misture bem os ingredientes até engrossar. (Foto: Divulgação)
Misture bem os ingredientes até engrossar. (Foto: Divulgação)

Modo de preparo: Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo para derreter.  Acrescente a farinha de trigo e mexa por dois minutos. Em outro recipiente, aqueça o leite com o louro, sal e a noz-moscada. Coe o leite e junte-o com manteiga e farinha de trigo. Leve a mistura ao fogo baixo e mexa até obter um creme encorpado.

Você ainda tem dúvidas sobre como preparar molho branco? Então assista ao vídeo com uma explicação bem esclarecedora passo a passo:

Dicas para o seu molho branco

  • O molho branco pode ser usado para incrementar uma variedade de pratos, tais como macarrão, lasanha, bacalhau, batata gratinada e arroz de forno.
  • O segredo de um bom molho branco está na temperatura. Os cozinheiros recomendam adicionar leite frio quando a mistura de farinha e manteiga estiver quente. O choque térmico é muito importante para dissolver.
  • Escolha uma manteiga de boa qualidade e peneire a farinha de trigo antes de preparar o molho branco.
  • Se você deseja um molho branco mais líquido, então as medidas são: 1 litro de leite, 50 gramas de manteiga e 50 gramas de farinha.
  • Para obter um molho mais grosso, combine 1 litro de leite com 120 gramas de farinha e 120 gramas de manteiga.

Receitas de molho branco Caseiro

São muitas variedades para a receita de molho branco. Confira algumas alternativas que ficam uma delícia!

Receita de molho branco com brócolis. (Foto: Divulgação)
Receita de molho branco com brócolis. (Foto: Divulgação)

Molho branco com brócolis

Ingredientes: 500 ml de leite, 3 colheres (sopa) de margarina, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 lata de creme de leite, 1 maço de brócolis, sal e noz moscada.

Modo de preparo: Coloque a margarina junto com a farinha em uma panela em fogo baixo. Depois, despeje o leite aos poucos e mexa sem parar. Quando a mistura engrossar, coloque o sal e desligue o fogo. Adicione o creme de leite com soro e mexa bem. Em outra panela, coloque os talos, as folhas e as flores de brócolis para cozinhar por 10 minutos. Em um refratário, misture o molho branco com brócolis.

Receita de molho branco com azeite de oliva. (Foto: Divulgação)
Receita de molho branco com azeite de oliva. (Foto: Divulgação)

Receita de molho branco com azeite de oliva

Ingredientes: 1 caixa de creme de leite,  azeite de oliva tradicional, 1 cebola, 2 colheres de cebolinha, 1 colher de salsinha, 1 pitada de sal e noz moscada.

Modo de preparo: Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira e frite a cebola. Em seguida, acrescente a cebolinha e a salsinha picada. Acrescente o creme de leite e tempere com sal e noz moscada.

Receita de molho branco com frango desfiado. (Foto: Divulgação)
Receita de molho branco com frango desfiado. (Foto: Divulgação)

Receita de molho branco com frango desfiado

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de farinha trigo, 3 copos de leite, 2 peitos de frango, 1 colher (sopa) de azeite, 1 cebola ralada, 3 dentes de alho amassados, cebolinha, Salsinha, Sal, Noz moscada e Pimenta do reino.

Modo de preparo: Cozinhe e desfie o frango. Coloque o azeite em uma panela e frite a cebola e o alho. Misture leite com farinha de trigo e, em seguida, coloque na panela com os temperos. Coloque sal e noz moscada. Mexa o molho até engrossar. Coloque o frango desfiado em um refratário e cubra com o molho branco. Finalize jogando salsinha e cebolinha sobre o prato.

Receita de molho branco de queijo. (Foto: Divulgação)
Receita de molho branco de queijo. (Foto: Divulgação)

Receita de molho branco de queijo

Ingredientes: 500 ml de leite, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, sal, noz moscada, 1 cebola pequena picada e queijo ralado a vontade.

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Mexa bem até obter um molho consistente. Para tornar o sabor de queijo mais evidente, acrescente pedaços de mussarela. Assista abaixo uma receita de molho branco de queijo:

Molho branco vegano

Você quer preparar um molho branco mais saudável? Então aposte na receita que vai farinha de arroz e leite de soja. Confira o vídeo a seguir:

Qual a origem do molho branco?

Também conhecido como bechamel, o molho branco é preparado com ingredientes simples, ou seja, farinha de trigo, manteiga e leite. Acredita-se que a receita foi criada no século XIX, pelo cozinheiro francês Antoine Carême, considerado um dos mais famosos chefs da época.

O molho branco deixa o prato com um sabor leve e gostoso. (Foto: Divulgação)
O molho branco deixa o prato com um sabor leve e gostoso. (Foto: Divulgação)

Antoine Carême era o cozinheiro da realeza, por isso o molho ganhou o nome de “bechamel”. Essa foi a forma encontrada para homenagear o general Louis de Béchameil (1630-1703).

A história francesa não é a única que tenta explicar a origem do molho branco. A Itália também criou a sua própria versão, dizendo que a receita já existia antes de chegar à França. Os italianos acreditam que o molho, preparado com farinha, manteiga e leite, nasceu na região de Cesena, com o nome de basciamella. Os ensinamentos para o preparo foram, no entanto, foram levados para a França, na mala dos cozinheiros de Maria de Médicis (1575-1642).