Que tal novas ideias e sugestões de lanchinhos saudáveis para levar para a escola?

O mundo mudou e hoje temos muito mais acesso à informação do que há trinta anos atrás. Mesmo assim, muitas pessoas, na hora de fazer a lancheira dos seus filhotes, continua agindo como se fosse bem aceitável enchê-la com doses enormes de açúcar e gordura. Atualmente sabemos  o quanto isso é prejudicial a saúde das crianças e temos alternativas disponíveis para não precisar ter um lanchinho como os da minha época: uma lata de refrigerante e um Mirabel. Quem lembra dele?

Lanchinhos para a escola

Você sabe como eram feitos os lanchinhos escolares antigamente? A lancheira que citei acima era a mais popular entre as crianças lá pelos anos oitenta, alternando o refrigerante com a caixinha do achocolatado Toddynho. Mas, claro que a falta de informação sobre saúde e nutrição, era apenas a que vinha da televisão ou de revistas específicas. Lembrando também que os comerciais de TV desses produtos açucarados e gordurosos, eram veiculados sem regras de restrição ou apelação, em todos os horários gerando nas crianças uma vontade enorme de consumi-los. Pergunte pra alguém de mais de trinta anos, se não lembra do famosíssimo ” Compre batom “. Nesse comercial uma criança tentava hipnotizar sua mãe com essas palavras, para fazê-la comprar o chocolate Batom.

Ideias de lanchinhos para colocar na lancheira

Hoje temos uma infinidade de produtos de baixo açúcar e carboidrato disponíveis nas prateleiras dos supermercados. Além de todo conhecimento sobre gorduras e carboidratos, sendo assim, podemos pensar de forma tanto equilibrada quanto prática na hora de criarmos o lanchinho das crianças.

A primeira coisa a se pensar é no horário que ele será consumido pelos pequenos. Se eles estudam no turno da manhã, é necessário dar um reforço maior nos nutrientes energéticos para dar o pique e aguentar bem todas as brincadeiras e aulas nesse horário. Se for a tarde, como terão menos tempo para gastar os nutrientes – não tem mais o dia inteirinho pela frente – o ideal é que se escolham itens mais leves.


Lanchinhos saudáveis para levar para a escola

Em segundo lugar temos que fazer a combinação : SAUDÁVEL + SABOROSOS.  Certa vez a especialista em gastronomia saudável, Bela Gil, postou uma imagem do lanche da filha e eu não sei como a criança comia algo tão sem apelo ou colorido. Sabemos que provavelmente é o costume de ver os pais comendo, e que a criança que se acostuma a comer de tudo já não escolhe tanto e come o que está na frente, mas essa é a exceção e não a regra.  Na hora de montar o lanche pense no gosto da criança para que ela não fique com fome na escola caso abra a lancheira e não queira comer o que está dentro.

Convide seus filhos para montar a lancheira. Deixe as opções à mão na geladeira. Pode ser em uma parte dela ou em um organizador transparente. Até para que ela não coma os lanches fora da escola. Os potes com frutas picadas podem ser misturados por elas na quantidade que mais gostarem, por exemplo.  Coloque nessa parte alimentos dos grupos alimentares a seguir, e aí não tem erro!

Grupos alimentares que precisam estar na lancheira das crianças

Comece com frutas, para garantir a dose de vitaminas e minerais diária que eles precisam. Compre frutas de várias cores para que o mix de vitaminas seja maior. As frutas que sempre são sucesso nas lancheirinhas são: banana, maçãzinha, pera, morangos, uvas, manga picadinha, kiwi, pêssego, tangerina/mexerica, goiaba.

Lanches saudáveis para o seu filho

Depois os cereais que irão garantir a energia dos pequenos. Pode ser pão integral cortado em formato de estrelinhas  e corações( ficam muito fofos e o cortador é super em conta – são usados para dar formato aos biscoitos caseiros  ) . Pode ser um pouco de sucrilhos sem açúcar, bolachinhas integrais e outros produtos nessa linha.


O que precisa ter em uma lancheira saudável

Em terceiro e não menos importante estão os laticínios que darão força aos músculos das crianças. Iogurtes, leite batido com frutas , queijo e outros produtos lácteos. Não esqueça de adequar esse terceiro elemento a idade do seu filho. Se ele ainda mama, não coloque leite. E também veja se os exames para alergias a esses alimentos estão em dia. Os derivados do leite cada vez mais vem sendo rejeitados pelo corpo, ainda não sabemos o porquê.

Como escolher os alimentos para a lancheira escolar

E por último uma bebida para refrescar e complementar. Passe longe dos sucos prontos que são bombinhas de corante e açúcar. Não ofereça esse tipo de alimento aos seus filhos de jeito nenhum. Depois de se acostumarem com doses cavalares de açúcar é difícil cortar. O que colocar? Suco natural – laranja, morango ou integral de uva um pouco diluído em água – é sempre um sucesso. Chás gelados, de frutas vermelhas ou outro que a criança goste. A água de coco em alguns locais do Brasil é bem fácil de achar e vale muito a pena.  Existem muitas opções prontas e muitas que podem ser preparadas aproveitando as frutas da geladeira.

Algumas sugestões bem interessantes para combinar estão aqui abaixo, lembrando que cada criança tem um paladar particular  e o que uma gosta, a outra pode odiar. Não desista, continue oferecendo lanchinhos apetitosos para os seus filhos que uma hora eles irão experimentar.

Sugestões de lanchinhos rápidos

  • Melancia picada + bisnaguinha integral com queijo + nozes + água
  • Manga picadinha + granola sem açúcar + fatias de queijo branco + água de coco
  • Salada de frutas + iogurte + água
  • Pão de queijo +  iogurte + pêssego  + água
  • Mini cenouras + pão integral com requeijão cortado em estrelinhas + suco natural
  • Maçã + mix de frutas secas com nozes + água de coco
  • Saladinha de frutas + granola + mel + leite
  • Melão picado + bolo caseiro ( a receita vem a seguir e bem saudável ) + chá gelado
  • Uvas + dadinhos de queijo com tomatinho cereja + água
  • Polenguinho + suco de maracujá + bolinho saudável

Coloque carinho na sua lancheira. Ao embrulhar os pães e frutas coloque desenhos simples, palavras e dedique amor nessa escolha. Tenho certeza que eles irão amar abrir a lancheirinha e receber carinho em forma de alimentos saudáveis.

Bolinho saudável para a lancheira escolar dos pequenos

Bolo de banana com casca e aveia – Saudável e delicioso

Ingredientes:

  • 4 bananas maduras com casca (usei a banana caturra / nanica / d’água)
  • 3 ovos grandes
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1/4 xícara de óleo de coco ou óleo de girassol
  • 1/2 colher (chá) de canela em pó
  • 1/4 colher (chá) de cravo em pó (opcional)
  • 1/4 colher (chá) de gengibre em pó (opcional)
  • 1/4 colher (chá) de cardamomo em pó (opcional)
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 3 xícaras de aveia em flocos médios
  • Açúcar mascavo e canela em pó para polvilhar a forma

Modo de fazer:

Unte com óleo uma forma redonda de aproximadamente 25 cm e com furo no centro. Faça uma mistura com um pouco de açúcar mascavo e canela e polvilhe em toda a forma. Aqueça o forno a 180C.
Higienize as bananas, corte as pontas pretas e descasque-as, coloque as cascas no liquidificador, adicione os ovos, o açúcar e o óleo e bata até obter um creme homogêneo.