aves

Que tal aprender a preparar um delicioso frango assado e douradinho? Nós ensinamos o passo a passo!

Quem nunca assou um frango com o saquinho de miúdos dentro? E quem nunca comeu o franguinho meio cru ou com as patinhas pretas de tanto tostar o bichinho? Pois é, não vou confessar nada nesse post, viu? Mas posso dizer que aprender a assar um frango inteiro vai permitir que você faça uma refeição grande para toda a família ou várias refeições de uma vez. Pode também economizar algum dinheiro na conta do mercado, pois o frango separado sai mais caro. E por último, frango assado é uma delícia e dificilmente alguém da família não curte.

Frango assado

Nesse post teremos o passo a passo para fazer o frango inteiro de forma bem detalhada. Não apenas o como fazer mas também dicas para que o processo seja fácil e eficiente. Também algumas sugestões de temperinhos para fazer de forma prática mas pode usar os sacos de temperos prontos que estão super em alta hoje em dia com opções de todas as marcas ( custam em torno de R$ 3,50 ). Para arrematar tem receita de farofinha caipira pra acompanhar e sugestões de recheios também. Vem nessa que todo mundo vai curtir!

Como preparar o frango antes de temperar

1.     Se o frango estiver congelado, espere descongelar por completo. Dependendo do tamanho da ave, isso pode levar entre 1 a 3 dias para descongelar na geladeira. É recomendável que você cozinhe logo depois de descongelar, para evitar intoxicações alimentícias.

2.     Retire o frango da embalagem. Coloque a embalagem diretamente no lixo.

3.     Retire um saco que vem dentro do frango, nele estão os miúdos, os pés e pescoço. Você pode guardá-los para fazer em outra ocasião, ou pode colocar para assar quando o frango já tiver quase pronto. Não coloque para assar junto, pois eles vão assar demais.

4.     Coloque a mão perto da abertura da cavidade, com o peito virado para cima.Coloque os dedos entre o peito e a pele do frango e mova para soltar a pele e fixar o tempero.

5.     Lave bem o frango com água.

6.     Esfregue limão em todo o frango, por dentro e por fora.

7.     Lave novamente o frango.

8.     Deixe escorrer

9.     Lave as mãos por 30 segundos antes de mexer com qualquer outro prato ou ingrediente.


Colocando o frango no saco

Dica+como+temperar+fango+inteiro+3

Isso mesmo, coloque o frango que você já lavou dentro de um saco, dentro do saco coloque também o tempero. Amarre o saco, massageie para o tempero se misturar e besuntar todo o frango e deixe na geladeira. Se você puder faça isso a noite e só de manhã coloque para assar. Se não tiver muito tempo deixe pelo menos uma hora e meia o frango no tempero.

Dica 1 – Use sempre saco limpo, de preferência novo

Dica 2 – Abra o saco em uma tigela, isso facilita na hora de colocar o frango e o tempero e não vai sujar todo o saco.
Os temperos comprados prontos no mercado já vêm com saco.


Dicas de temperos para frango assado

Frango assado

Separei aqui algumas sugestões que você pode usar para temperar o frango:

Decida sobre qual tempero quer usar. O frango assado é versátil e pode ser temperado de acordo com os temperos da época, as frutas e vegetais de sua preferência.

·         Experimente frango com limão e pimenta ou limão e alho. Limão, alho e cebolas são o básico dos temperos que ajudam a realçar o sabor do frango. Pimenta e alho podem ser usados para temperar a parte de cima do frango, além da cavidade interior.

·         Considere tempero de ervas, como uma combinação de alecrim, sálvia e tomilho. Você pode usar um tempero pronto de frango ou molho italiano se não tiver acesso a ervas frescas.

·         Sabores espanhóis ou mexicanos, como pimenta chili, páprica, alho ou pimenta caiena, vão deixar a parte de cima do frango picante. Use tempero pronto para carne de tacos e enchiladas. Um tempero pronto de páprica, orégano, alho e pimenta pode ser encontrado em mercados de comida latina.


Misturas para temperar o frango assado

Frango-assado-

Frango assado com vinho branco

  • 1 xícara (de chá) de vinho branco seco
  • 1 colher (de sopa) de alho amassado
  • 1 cebola ralada
  • 1 ramo de alecrim fresco picado
  • 1 colher (de sopa) de sal

Tempero com ervas

  • Suco de 1 limão
  • 1/2 xícara (de chá) de ervas frescas picadas (alecrim, manjericão, salsa)
  • 1 colher (de sopa) de sal
  • 1 colher (de sobremesa) de pimenta-do-reino

Tempero com cerveja

  • 4 dentes de alho amassados
  • 2 tabletes de caldo de galinha dissolvido na cerveja
  • 1/2 lata de cerveja (dá para usar a clara, mas também fica bom com a malzbier)
  • 1 colher (de sobremesa) de sal

Frango assado com laranja

  • 1 xícara (de chá) de suco de laranja
  • 2 colheres (de sopa) de molho shoyo
  • 1 colher (de sopa) de mel
  • 1 colher (de sopa) de mostarda

Frango assado

Dica:

Escolha um dos temperos acima e misture  os ingredientes numa tigelinha e quando estiver bem misturado coloque dentro do saco sobre o frango.


Como fazer frango assado inteiro

1.     Passe um pouco de óleo em uma assadeira

2.     Coloque o frango que você já retirou do saco com tempero nela

3.     Cubra a assadeira com papel alumínio

4.     Leve ao forno médio por 40 minutos

5.     Tire do forno e retire o papel alumínio. Cuidado para não se queimar com o vapor

6.     Volte a assadeira para o forno

7.     Aumente o forno e coloque no alto

8.     Deixe mais uns 30 minutos ou até dourar

Dica:

Você pode assar o frango inteiro em pé no assa frango, se tiver. A gordura escorre e fica mais sequinho.


Muito Importante

Sempre que você  preparar frango, logo em seguida lave tudo o que usou e suas mãos também com bucha e sabão. Isto evita o risco de contaminação. Se você não sabe, o frango cru é uma das carnes que mais podem causar contaminação principalmente com a bactéria salmonela que é prejudicial à saúde e pode até matar. Então, lave tudo muito bem antes e ir fazer outra coisa. Sempre limpe bem os lugares que o frango cru esteve em contato com desinfetante. Será preciso desinfetar a pia e colocar pratos e outros utensílios na lavadora de louças.

Recheando o Frango assado

Junte os limões, cebolas, alho com sal e pimenta. Coloque-os dentro da cavidade do frango. Certifique-se de que não há nenhum ingrediente caindo.

Fatie cenouras, batatas, cebolas e outros vegetais em pedaços grandes.Coloque-os na assadeira.

Se estiver usando uma panela holandesa de cozinhar no vapor, coloque os vegetais no fundo da panela e coloque o frango por cima. O líquido vai escorrer e ajudar os vegetais a cozinharem. Se quiser fatias de vegetal menores, espere 20 a 30 minutos para colocá-los embaixo da assadeira. Isso vai evitar que cozinhem demais. Amarre o frango, se quiser. Prenda as coxas com um barbante para manter a cavidade fechada.

Amarrar o frango não é necessário. Isso pode aumentar o tempo de cozimento, pois o calor não alcança a carne escura facilmente. Jogue fora a carcaça do frango ou coloque em uma panela para fazer caldo de frango caseiro.


Receitas de frango inteiro

INGREDIENTES

  • 1 frango inteiro
  • margarina ou manteiga com sal
  • sal
  • 1 cebola grande descascada inteira
  • galhos de alecrim e manjericão ou ervas finas desidratadas

MODO DE PREPARO
1.               Pegue o frango, retire os miúdos

2.               Lave-o por dentro e por fora com água e limão, escorra

3.               Secar com um guardanapo de pano dentro e fora, em seguida passar sal por dentro e por fora, fazer o mesmo com a margarina ou manteiga

4.               Colocar em uma assadeira, adicionar a cebola inteira e os galhos de alecrim e manjericão no interior do frango Seara com um cubinho de margarina

5.               Levar para assar em forno médio até começar a dourar mais ou menos 40 minutos, aumentar o forno para o máximo para dourar e ficar crocante

Frango assado


Farofa caipira para acompanhar o frango assado

Ingredientes

300 gr de Flocão Claramil (ou farinha de milho flocada)
1 cebola picada
1/2 xícara de Salsinha picada
1/2 xícara de Cebolina picada
1 litro de caldo de galinha (reserve um pouco desse caldo para regar o frango enquanto assa)
3 ovos cozidos
Óleo/azeite para refogar a cebola
Sal e pimenta a gosto
Miúdos do frango (opcional)

Modo de fazer
Refogue a cebola. Quando estiver dourada, coloque os miúdos do frango até estarem bem refogados. Acrescente a farinha de milho e mexa bem.Coloque o caldo de galinha. Cozinhe por alguns minutos mexendo sempre ou até secar o caldo. Depois de pronta, coloque a salsinha e a cebolinha picada. Reserve 2/3 da farofa

Com 1/3 restante da farofa, recheie o frango e coloque para assar a 170ºC coberto com alumínio. Regue com o caldo de galinha que sobrou e pincele com manteiga algumas vezes durante o processo.

Vai agradar em cheio suas visitas e sua família! Quer mais receitas deliciosas? Veja como preparar uma deliciosa carne assada suculenta e douradinha no forno.