Doce de Banana

A receita de doce de banana se destaca como uma sobremesa rápida, fácil e bem simples de preparar. Os ingredientes usados para fazer essa delícia são baratos e podem encontrados na sua cozinha. O melhor de tudo é que o doce não tem apenas uma receita exclusiva, portanto, pode ser preparado de diferentes formas.

Com sabor delicioso e acentuado por outros ingredientes, o doce de banana é uma ótima pedida para servir após o almoço. Essa sobremesa, preparada sempre com bananas bem maduras, não exige muito trabalho, por isso qualquer cozinheiro de primeira viagem pode se arriscar nas receitas.

Doce de banana em casa

Aprenda a preparar deliciosas receitas de doce de banana. (Foto: Divulgação)
Aprenda a preparar deliciosas receitas de doce de banana. (Foto: Divulgação)

A banana pode ser encontrada em todas as estações do ano, tem um preço acessível e “mil e uma” utilidades na culinária. Ela serve tanto para fazer um doce simples como também para preparar uma sobremesa mais elaborada. O Muito Chique separou 5 ideias para fazer doce de banana em casa, veja abaixo:


Doce de banana simples

Doce de Banana 5 ideias para fazer em casa

A sua fruteira está repleta de bananas maduras? Então é um ótimo momento para preparar um doce simples. Também chamado de bananada, essa delícia pode ser consumida com colher, bolacha ou pão. Confira uma receita super fácil e rápida:

Ingredientes
3/4 xícaras (chá) de açúcar cristal
5 bananas maduras (prata)
1 colher (sopa) de suco de limão
Canela em pó a gosto

Modo de preparo

Amasse bem as bananas. Em seguida, coloque-as em uma panela, juntamente com o açúcar. Leve ao fogo médio e mexa sem parar por 10 minutos. Após esse tempo, acrescente o suco de limão e a canela em pó. Continue mexendo o doce, até atingir o ponto de bananada. Está pronto! Agora é só esperar esfriar e armazenar em vidrinhos.


Doce de banana com creme

Doce de Banana 5 ideias para fazer em casa 9

Aprenda agora uma versão mais sofisticada do doce de banana, que conta com creme e cobertura:

Ingredientes
5 bananas (cortadas em rodelas finas)
5 colheres de água
½ xícara (chá) de açúcar

Creme
1 lata de leite condensado
5 colheres (sopa) de amido de milho
2 gemas
1 colher (sopa) de manteiga
4 xícaras de leite
1 colher (café) de essência de baunilha

Cobertura
2 claras
2 colheres de suco de limão
1 colher de raspa de limão
1 xícara de açúcar

Modo de preparo

Inicie a receita preparando o doce de banana. Em uma panela, coloque a água e o açúcar. Leve ao fogo baixo até caramelizar. Depois, acrescente a fruta cortada em pedaços e deixe cozinhar por 1 minuto. Despeje a mistura em um refratário e reserve.

Em uma outra panela, coloque o amido de milho dissolvido no leite. Em seguida, adicione as gemas e o leite condensado. Leve em fogo médio e mexa até obter um creme. Quando a mistura engrossar, retire-a do fogo, junte a baunilha e a manteiga. Misture bem. Por fim, despeje o creme sobre o doce de banana.

A última etapa da receita consiste na preparação da cobertura. Para isso, misture as claras e o açúcar em banho-maria, até amornar. Depois, bata em uma batedeira, junto com o suco e as raspas de limão, até obter um ponto de merengue. Coloque a cobertura no doce de banana com creme. Leve ao forno por 5 minutos, para que o suspiro possa ficar douradinho.


Outros doces que você vai amar:


Doce de banana com a casca

Doce de Banana 5 ideias para fazer em casa 3

Você costuma jogar as cascas de banana no lixo? Então está fazendo errado. Elas podem ser reaproveitadas no preparo de um doce delicioso. Confira a receita:

Ingredientes

12 bananas
500 ml de água
550 g de açúcar
Cravo-da-índia a gosto
Canela em pó a gosto

Modo de preparo

Descasque as bananas e separe a casca de duas delas. Em uma panela, coloque o açúcar, o cravo, a canela e a água. Leve em fogo alto até levantar fervura. Coloque as bananas picadas e as cascas. Reduza a intensidade do fogo e deixe cozinhar por 3 horas.

Ao final do cozimento, o doce de banana vai estar com a cor e consistência desejada. Retire a espuma que formou por causa da fervura. Esse cuidado evita o efeito “puxa-puxa”.


Doce de banana em calda

Doce de Banana 5 ideias para fazer em casa 6

Agora veja como preparar um delicioso doce de banana em calda:

Ingredientes

6 bananas pratas
4 ½ xícaras (chá) de água
3 xícaras (chá) de açúcar
2 cravos-da-índia
1 pau de canela pequeno

Modo de preparo

Corte as bananas em rodelas, respeitando a medida de 1,5 cm de espessura. Em uma panela, coloque o açúcar e a água. Leve ao fogo até caramelizar. Junte a banana, a outra parte da água, a canela e o cravo. Deixe cozinhar em fogo baixo. O ponto ideal é quando as rodelas de banana adquirem uma coloração avermelhada e a calda fica mais grossinha. Em média, o tempo de cozimento é de 50 minutos. Sirva gelado.


Doce de banana cristalizado

Doce de Banana 5 ideias para fazer em casa 2

Esse docinho, encontrado facilmente nos bares, também pode ser preparado em casa. Confira a receita:

Ingredientes

12 bananas nanica
500 g de açúcar refinado
¾ xícara de suco de limão
1 colher (chá) de margarina
1 pacote de gelatina vermelha sem sabor

Modo de preparo

No liquidificador, coloque as bananas cortadas em rodelas e bata bem. Em seguida, junte a fruta triturada com o açúcar, o suco de limão, a margarina e a gelatina (hidratada) em uma panela. Leve a mistura ao fogo e mexa sem parar por 1 hora. Quando o fundo da panela começar a aparecer, é sinal de que está no ponto. Despeje o doce em uma assadeira. No dia seguinte, corte o doce em quadradinhos e passe os pedaços no açúcar refinado.


Torta de Banana

Esta é uma receita maravilhosa de torta de banana super, super fácil! Veja só como é simples de fazer e curta o resultado, porque ela fica simplesmente deliciosa!

torta-de-banana-facil

Ingredientes

  • 1 xícara (de chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (de chá) de açúcar
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó
  • 2 ovos
  • 1 e 1/2 xícara (de chá) de leite
  • 5 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina
  • 8 bananas nanicas

Modo de preparo

  • Junte os seguintes ingredientes: farinha, açúcar e fermento. Reserve.
  • Derreta a manteiga e junte com os ovos e o leite.
  • Corte as bananas em fatias horizontais
  • Unte uma forma redonda ou retangular e faça camadas: primeiro a farofa, depois a banana, até que os ingredientes acabem. (Finalize com a farofa)
  • Depois derrame a mistura líquida em cima, sem misturar.
  • Asse à 220ºC por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.
  • Desenforme e sirva!

 

Benefícios da banana

A banana é uma fruta tropical, capaz de ser encontrada com facilidade em qualquer época do ano no Brasil. Ela é rica em fibras, vitaminas, potássio e triptofano. Por conta dos seus nutrientes, a banana ajuda a regular o intestino, diminui o apetite e previne os sintomas da depressão.

doce-de-banana

A banana pode ser usada para preparar diversos doces saborosos, inclusive bolos e tortas, devido ao seu sabor adocicado e consistência macia. Na cozinha, as variedades prata e nanica são as mais utilizadas para o preparo de sobremesas. E aí? Aprovou as nossas sugestões de doce de banana? Então coloque em prática as dicas e prepare as receitas em casa.