Como substituir o sal?

Gosta de comida bem temperada? Saiba como substituir o sal por temperos saudáveis na sua alimentação!

Certa vez fui passar a Páscoa em uma pousada bem alternativa que incluía todas as refeições e achei isso ótimo até a hora do almoço. Como não sou vegetariana não achei muita graça nos pratos e me servi com uma batata cheia de molho branco e arroz integral já pensando na barriga que aquilo ia dar mas sentei, sorri e provei. Não tinha sal, nenhum. Olhei pra mesa e não vi saleiro, estiquei o pescoço e não tinha mesmo.  Perguntei sobre o sal alto na mesa coletiva para que alguém me dissesse onde estava e vi rostinhos aterrorizados olhando pra mim como se eu tivesse rebolando nua em cima da mesa. O sal ali era pecado e eu era uma pecadora.

Como substituir o sal?
Temperos saudáveis para substituir o sal

Algumas pessoas falaram " Já está temperado " mas a maioria achou mesmo que eu estava louca de querer colocar sal na comida e nunca mais esqueci aquilo. Comi duas colheradas e fiquei pensando sobre pessoas que conseguem comer algo sem sal e como elas fazem isso. Com o tempo, porque essa história já tem seis anos, fui diminuindo e mudando alguns hábitos que me faziam colocar sal até no que já estava salgado. Inclusive eu colocava sal antes mesmo de provar o que não é lá uma atitude muito inteligente da minha parte.

Temperos saudáveis para substituir o sal

Porque usamos tanto sal?

O sal começou a ser colocado em grande quantidade nas comidas porque era ele que garantia a sua durabilidade. As carnes eram salgadas para que não estragassem nas longas viagens de barco onde não havia o que caçar. Hoje em dia não caçamos mais nada, eu pelo menos morreria se minha vida dependesse de matar alguma coisa pra comer, e continuamos salgando tudo que vemos pela frente.  Isso é um hábito, um costume da nossa cultura.

Temperos saudáveis para substituir o sal

Cuidados com o sal

Não posso dizer que o sal é ruim porque ele não é. Como o açúcar, ele tem o seu papel na hora de dar o sabor dos alimentos e nós podemos colocar um pouco dele na comida, de forma moderada. Como a imensa maioria dos produtos industrializados que usamos em nossas receitas já vem com o sal devemos deixá-lo de lado durante o preparo em casa. E o gosto, você me pergunta? Vamos aprender hoje nesse post alguns temperos que ajudam e muito a substituir o sal. Use o sal apenas no que já vem salgado como molhos de tomate, queijos e outros ingredientes de receitas.

Temperos saudáveis para substituir o sal

Qual limite de sal por dia?

Uma comida bem temperada pode usar pouquíssimo sal que irá ficar saborosa, não fique achando que esse post é pra acabar com tudo o que você aprendeu até agora. .  O indicado é consumir no máximo 4g de sal por dia, o que equivale a duas colheres de café rasas. A culinária saudável mostra opções que devem ser exploradas de forma inicial, com pouco sal e substituindo temperos e com o tempo você vai ficando craque e nem usa mais o pó branco que ia por cima de tudo. Mas  quais são esses temperos? São caros? São importados? Onde compro e quanto custam? Calma!  Eles estão bem perto de você, dentro da sua geladeira, da sua despensa e nas prateleiras de qualquer supermercado. Passe a usar e vai notar a diferença.


Temperos que substituem  o sal

Temperos saudáveis para substituir o sal

Gengibre

Tem gente que só compra gengibre pra colocar no quentão e esquece que em outras culturas ele está presente em quase todos os pratos como gostinho principal. O sabor é forte, picante e cheiroso. Tem quem não goste mas tem quem não goste sem nunca ter usado na vida.  Ele é uma raiz que além de temperar faz muito bem pra saúde. Tem poder antioxidante, inclusive é famosa por figurar como ingrediente de sucos e receitas detox. Combate os radicais livres e reduz o colesterol e triglicérides. Você tempera e coloca saúde nos seus pratos, é ou não é uma boa opção?

hqdefault

Manjericão

É um tempero barato que é encontrado nos supermercados e de quebra dá pra plantar em casa com facilidade e colocar em tudo quando é prato que leve molho. Eu coloco até nos sanduíches e amo bruschettas integrais com tomate e manjericão.

Esse foi um dos temperos que aprendi a gostar com o tempo e recomendo que experimentem. É rico em fibras, vitaminas e minerais, podendo auxiliar no na redução dos níveis de colesterol. Em tempos de muitas viroses no ar o manjericão é uma vacina contra a gripe. Usem e abusem dessas folhinhas maravilhosas.

Temperos saudáveis para substituir o sal

Sálvia

Do mesmo jeito que o manjericão ela pode ser plantada aí na sua cozinha, na sua hortinha e ficar sempre á mão na hora do preparo das refeições. Ela não apenas dá um gosto bom  como é uma poderosa planta medicinal conhecida por sua  ação anti-inflamatória e por ser estimulante da digestão. É indicada nos casos de falta de apetite, edema, afecções da boca, afta, tosse e bronquite. Fica ótima com massas e aves. Se você não tem como plantar, pode usar a versão em pó vendida nos supermercados, é uma ótima dica de como substituir o sal.


basil, thyme, parsley in the metal flower pots

Alecrim

se você ainda não usa alecrim prepare-se para se apaixonar por ele. Cai muito bem com frango e agora não sei mais fazer frango sem colocar alecrim. Aliás esse tempero salva a dieta de quem quer perder peso e de quem quer ficar forte e sarado mas quer sentir algum gosto no peito de frango também.

Tempere o peito de frango com alecrim e coloque na grelha sem óleo nem nada. Ele dá uma tostadinha e levanta um cheirinho maravilhoso na cozinha. Além disso ele também é bom para várias coisas inclusive combate o vírus da gripe e previne doenças dos rins, da retina e da catarata. Coloque nas sopas e no arroz e depois me conte. Aproveite os temperos e veja as melhores Receitas de Saladas para uma alimentação saudável.


17043804

Pimenta

Não precisa torcer a cara pra pimenta. Ela é ardida sim por causa da substância capsaicina e existem vários níveis de ardência e não precisa usar a versão hard dela. A pimenta é uma grande aliada de quem está fazendo dieta, sabiam? Aliás ela é um acelerador do metabolismo indispensável para quem já passou dos trinta e descobriu que as dietas agora não funcionam tanto quanto antigamente. Coloque pimenta no prato para emagrecer.

Ela também é ajuda prevenir alguns tipos de câncer e de reduzir o colesterol ruim (LDL) do sangue. Não use apenas em pratos típicos que você já conheça pela pimenta, como a culinária baiana por exemplo, experimente no seu dia a dia e veja que o sal vai saindo do prato. Uma troca bem justa!


hortelc3a3

Como substituir o sal com Hortelã?

Difícil encontrar alguém que não goste de hortelã mas confesso que não sou tão fã assim, nem de mojito eu gosto. Na hora de temperar carnes ela entra – curto a culinária árabe – mas em outros pratos acho que mistura muito o sabor. A hortelã virou presença carimbada nos sucos do tipo detox e como é uma fibra ela ajuda na digestão dos alimentos. Também fornece ferro e cálcio. se você curte o sabor refrescante da hortelã deixe á mão na sua cozinha para temperar os pratos de forma refrescante.


beneficios-da-canela

Como substituir o sal com Canela?

A canela não vai só nos doces e continuando aquela listinha maravilhosa de temperos que aceleram o metabolismo saiba que ela está entre eles. Fora isso, veja que coisa bem louca, a canela, que é muito usada nos doces, tira a vontade de comer doces! Coloque a canela nos seus pratos do dia a dia e vá se acostumando com o sabor. Um temperinho milenar que faz parte do dia a dia de várias culturas.

sal-temperos-principal_0

E aí, curtiram a minha listinha de temperos? Agora que já aprenderam a como substituir o sal, coloque em prática essas dicas e viva melhor. É tudo uma questão de ir trocando aos poucos e experimentando sabendo que está fazendo uma escolha melhor pra sua saúde e da sua família. Aproveite e compartilhe essa informação super importante de como substituir o sal e deixe todos informados.