Uma tendência que está chegando com muita força no universo dos bolos, com certeza, é o box cake. Esse bolo é daqueles que surpreendem logo de cara, daqueles que só de olhar já temos vontade de comer. Isso acontece porque a maior parte do recheio dele fica exposta.

O box cake nada mais é do que um bolo com uma camada enorme de recheio, o que faz com que ele fique bem alto e que a vontade por um pedaço só aumente. Ele pode seguir o estilo naked cake, que é o bolo sem cobertura. Assim, seu recheio vai ficar em evidência. Mas também pode ser coberto e até mesmo super elaborado, deixando o detalhe do recheio ser notado apenas quando o bolo for servido em fatias.

Essa é uma ideia que você pode aderir tanto para comemoração quanto para fazer para a família e amigos em casa. Além disso, vendê-lo pode se tornar um ótimo investimento, tanto em fatias quanto inteiro. Seja qual for o seu objetivo, trouxemos uma receita que todos vão amar e aprovar. Veja:

Box Cake de quatro leites com chocolate

Para a massa do bolo, você vai precisar de:

– 160 gramas de açúcar refinado;

– 50 gramas de chocolate em pó;

– 240 ml de leite;

– 220 gramas de ovo;

– 12 gramas de fermento químico em pó;

– 240 ml de óleo.

Veja aqui também:

Receita de bolo gelado

Receita de bolo de chocolate

Bolo no pote

Para o recheio de quatro leites, vai ser preciso:

– 200 ml de leite de coco;

– 395 gramas de leite condensado;

– 100 gramas de leite em pó;

– 400 gramas de creme de leite.

Agora, para a cobertura, caso deseje, são utilizados:

– 50 gramas de chocolate em pó;

– 200 gramas de creme de leite;

– 395 gramas de leite condensado.

Modo de preparo da massa de chocolate:

Adicione o leite, os ovos e o óleo em uma batedeira e bata até que virem uma mistura homogênea. Depois, adicione o açúcar e o chocolate em pó e bata novamente. Por último, adicione o fermento químico em pó e misture mais uma vez, até que a massa fique completamente homogênea. Feito isso, divida a massa e coloque-a em duas formas de 15 centímetros de diâmetro e leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 35 minutos.

Modo de preparo do recheio de quatro leites:

Para o recheio de quatro leites, basta adicionar todos os ingredientes listados em uma panela e, em fogo baixo, mexer por aproximadamente 15 minutos. O ponto ideal vai ser quando a mistura estiver consistente e não cair da colher com muita facilidade.

Modo de preparo da cobertura:

Caso você deseje colocar cobertura em seu bolo, vai precisar apenas colocar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo, em temperatura baixa ou média. O ponto ideal é quando a mistura fica em ponto de gota.

Aprenda a montar o seu box cake

Para a montagem dessa receita, você vai precisar forrar uma forma de 15 centímetros de diâmetro com plástico. É importante que ele fique para fora da forma também, para facilitar a retirada do bolo. Coloque o primeiro bolo na forma e molhe-o com uma mistura de água com açúcar, para que ele não fique quebradiço. Depois, com a ajuda de um saco de confeitar, coloque todo o recheio sobre a massa. Lembre-se de que ele precisa ficar bem alto. Por último, coloque a outra massa por cima, mas não pressione muito, e molhe novamente com a mistura de água com açúcar. Depois disso, enrole o seu bolo com o plástico que estiver sobrando em volta e leve-o para a geladeira por 8 horas ou para o freezer por cerca de 2 horas.

Passado o tempo necessário, você vai poder retirar seu bolo da forma com a segurança de que ele não vai cair. Retire o plástico da volta e comece a cobrir o bolo, jogando a cobertura por cima. Você pode usar a criatividade nesse momento. Outra dica é que adicione brigadeiros ao topo do bolo para que fique ainda mais charmoso.