Como fazer Tapioca 4

Como fazer Tapioca? Essa é uma dúvida comum entre as mulheres que desejam preparar a iguaria nordestina, mas não sabem ao certo como fazer a massa ou escolher o melhor recheio. Nessa matéria, iremos apresentar o passo a passo para fazer uma deliciosa tapioca e sugestões de recheios.

A tapioca, que em alguns lugares do Brasil é conhecida como beiju, tem conquistado até mesmo os paladares mais exigentes. Feita com fécula extraída da mandioca, a iguaria tem origem indígena, mas a sua receita passou por várias adaptações para se tornar mais saborosa.

A tapioca é uma iguaria leve e saborosa. (Foto: Divulgação)
A tapioca é uma iguaria leve e saborosa. (Foto: Divulgação)

Além de ser uma comida tradicional e gostosa, a tapioca também tem ganhado espaço nas dietas. Muitas mulheres resolvem incluir a iguaria no cardápio porque ela possui baixo valor calórico e combate o acúmulo de gordura abdominal.

A tapioca é uma fonte saudável de carboidratos, que pode substituir o tradicional pãozinho francês. Ela é rica em vitaminas B1, B6, B9, cálcio, ferro, entre outros nutrientes. A forma de preparo se destaca por causa da versatilidade, afinal, a iguaria pode ser preparada no formato de pizza ou panqueca.

Receita de tapioca

O preparo de uma massa leve e saborosa de tapioca é bem simples. Acompanhe a seguir o passo a passo de como fazer uma deliciosa tapioca!

Ingredientes
2 xícaras de polvilho doce
1 colher (café) rasa de sal
Água suficiente

Modo de preparo: Misture o sal com a água até dissolver bem. Coloque o polvilho doce em um recipiente e adicione água aos poucos, até formar uma farofa úmida. Passe a farofa em uma peneira com furos grandes. Divida a massa da tapioca em porções. Esquente uma frigideira antiaderente e coloque um pouco da massa, de modo que a espessura fique uniforme. Deixe a goma fritar até ela começar a ficar transparente. Pronto! Agora você só precisa rechear a massa.

Passo a passo para preparar a massa. (Foto: Divulgação)
Passo a passo para preparar a massa. (Foto: Divulgação)

Você ainda tem dúvidas sobre como conseguir dar o ponto da tapioca? Então assista ao vídeo abaixo:

Sugestões de recheios para tapioca

A tapioca pode ser salgada ou doce. Confira a seguir algumas sugestões de recheios:

Queijo cottage

Tapioca recheada com queijo cottage. (Foto: Divulgação)
Tapioca recheada com queijo cottage. (Foto: Divulgação)

Ingredientes
Queijo cottage
Tomate picado
Azeite

Modo de preparo: coloque o queijo, o tomate e um pouco de azeite sobre a massa da tapioca. Dobre ao meio e deixe esquentar um pouco em fogo baixo.

Frango com catupiry

Ingredientes
2 peitos de frango grande sem osso
1 litro de água
3 colheres (sopa) de óleo
4 dentes de alho picados
1 cebola média picada
Salsinha e cebolinha verde picadas a gosto
Sal a gosto
2 cubos de caldo de galinha

Modo de preparo: coloque o peito de frango na panela de pressão com água, caldo de galinha e sal. Deixe cozinhar por 30 minutos. Quando estiver pronto, desfie bem. Refogue o frango em uma panela, junto com o alho, a cebola e a salsinha. Na hora de rechear a tapioca, acrescente catupiry.

Banana com chocolate

Tapioca de banana com chocolate. (Foto: Divulgação)
Tapioca de banana com chocolate. (Foto: Divulgação)

Ingredientes
1 banana cortada em rodelas
2 colheres (sopa) de chocolate meio amargo derretido.

Modo de preparo: pegue um disco de tapioca, coloque o chocolate derretido e depois as rodelas de banana. Dobre e sirva logo em seguida.

Faça a receita de tapioca em casa e bom apetite!