Você sabe como fazer pipoca doce? Estamos falando daquela pipoca caramelada, igualzinha a de pipoqueiro! A pipoca doce é uma iguaria que tem atravessado décadas fazendo sucesso entre os brasileiros. Ela é saborosa e pode ser consumida a qualquer momento do dia, como durante um passeio no parque ou numa sessão de cinema em casa.  Se você está com vontade de comer pipoca doce, saiba que não é preciso correr atrás de um pipoqueiro para comprar. É possível preparar a receita em casa com praticidade e ingredientes simples. Muito se fala a respeito da pipoca doce caseira, mas poucas receitas saem como o esperado. É preciso combinar os ingredientes certos e respeitar as etapas do modo de preparo para fazer uma guloseima bonita e ao mesmo tempo deliciosa. E, vale lembrar, que existe pipoca doce para agradar todos os paladares: caramelo, chocolate e groselha. Sem falar que a variedade de cores é outro atrativo marcante e de ‘comer’ com os olhos.

A pipoca doce é uma delícia que pode ser preparada em casa. (Foto: Divulgação)
A pipoca doce é uma delícia que pode ser preparada em casa. (Foto: Divulgação)

Como fazer Pipoca Doce

A pipoca doce é fácil e rápida de preparar. Em todas as receitas, o segredo está na calda de açúcar, que deixa a pipoca crocante e com sabor adocicado. Acompanhe algumas opções para fazer em casa:

Uma deliciosa pipoca caramelizada. (Foto: Divulgação)
Uma deliciosa pipoca caramelizada. (Foto: Divulgação)

Pipoca doce caramelizada

Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) de milho de pipoca
  • 4 colheres (sopa) de água
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de óleo

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes em uma panela. Mexa até formar a calda caramelizada que envolva os grãos de milho. Assim que a pipoca começar a explodir, tampe a panela. Durante o preparo, dê leve sacudidas no recipiente, pois assim a pipoca será envolvida pela calda. Em apenas 15 minutos a receita estará pronta.


Você quer mais rapidez na cozinha? Então assista ao vídeo de uma pipoca doce preparada em apenas 5 minutos:


Pipoca doce de groselha

Pipoca doce de groselha. (Foto: Divulgação)
Pipoca doce de groselha. (Foto: Divulgação)

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de milho para pipoca
  • 1 xícara (café) de óleo
  • 1 ½ xícara de groselha
  • 100g de açúcar cristal

Modo de preparo: Coloque o óleo em uma panela. Estoure a pipoca e reserve. Prepare uma calda a base de açúcar e groselha, mexendo até obter o ponto de fio. Enquanto a calda ainda estiver quente, despeje sobre a pipoca e misture. Pronto! Você já tem a sua pipoca avermelhada, igualzinha à do carrinho do pipoqueiro.


Você está com dúvidas? Então assista a seguir um vídeo que ensina a fazer pipoca doce igual de pipoqueiro:


Pipoca doce de chocolate

Pipoca doce de chocolate. (Foto: Divulgação)
Pipoca doce de chocolate. (Foto: Divulgação)

Ingredientes:

  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de água
  • ½ xícara (chá) de achocolatado em pó
  • ½ xícara de óleo
  • 1 xícara de milho de pipoca.

Modo de preparo: Em uma panela em fogo alto, coloque todos os ingredientes e vá mexendo com uma colher de pau, até formar uma calda. Quando pipoca começar a estourar, tampe a panela, reduza o fogo e dê leve chacoalhadas, pois assim o chocolate terá uma fixação melhor. Por último, coloque a pipoca em uma assadeira e deixe secar para obter crocância. Esta receita é ideal para os chocólatras de plantão!


Veja outra receita de pipoca doce de chocolate:


Pipoca doce colorida

Pipoca doce colorida. (Foto: Divulgação)
Pipoca doce colorida. (Foto: Divulgação)

Ingredientes:

  • 150g de milho para pipoca
  • 200g de óleo de canola
  • 200g de açúcar cristal colorido

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve-a ao fogo médio. Mexa até o óleo começar a esquentar e tampe. Dê leve sacudidas na panela para que a pipoca não grude no fundo ou queime. Quando o milho terminar de estourar, desligue o fogo. Se você deseja preparar pipoca com duas ou mais cores, basta comprar açúcar com tons diferentes e fazer esta receita separadamente. A pipoca colorida faz muito sucesso em festas infantis e até mesmo casamentos.


Pipoca doce com corante

Pipoca doce com corante. (Foto: Divulgação)
Pipoca doce com corante. (Foto: Divulgação)

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de milho para pipoca
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 10 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de corante vermelho em pó

Modo de preparo

Em uma panela grande, coloque o açúcar, a manteiga e o corante. Mexa por 4 minutos até formar uma calda. Acrescente o milho de pipoca e continue mexendo. Quando começar a explodir tampe a panela. Desligue o fogo apenas quando o intervalo entre os “estouros” for maior do que 4 segundos.


Pipoca doce light

Pipoca doce de lembrancinha. (Foto: Divulgação)
Pipoca doce de lembrancinha. (Foto: Divulgação)

Ingredientes:

  • 140g de milho de pipoca
  • 1 xícara (chá) de frutose
  • 3 colheres (sopa) de achocolatado diet
  • 5 colheres (sopa) de água
  • 4 colheres (sopa) de óleo de soja

Modo de preparo

Adicione a frutose, a água e o achocolatado em uma panela grande. Mexa bem até a mistura começar a ferver. Adicione o milho de pipoca e misture por aproximadamente 1 minuto, em fogo baixo. Tampe a panela e deixe estourar. Esta receita é perfeita para as pessoas que estão com vontade de comer pipoca doce, mas estão de dieta.


Pipoqueira elétrica

pipoqueiras-eletricas-destaque

Se você busca mais praticidade no preparo da sua pipoca doce, então vale à pena investir na compra de uma pipoqueira elétrica. Este aparelho tem a vantagem de não usar óleo e nem gordura para preparar pipocas crocantes e saborosas. Um loja de confiança que recomendamos e que entregam direitinho na sua casa é a loja Ricardo Eletro. Clique e veja as ofertas!

botao-ricardoeletro


Origem da pipoca

A origem da pipoca não é algo certo, mas tudo indica que a receita surgiu na América há mais de mil anos. Os europeus, assim que desembarcaram no continente, descreveram a pipoca em um dos relatos sobre o território recém-descoberto. Os índios preparavam um alimento à base de semente de milho nas regiões do Peru e do estado de Utah, EUA. A pipoca alimentou os povos americanos por muito tempo e o seu princípio de preparo continua sendo o mesmo de hoje: fazer o milho explodir.

Há várias formas de servir a pipoca. (Foto: Divulgação)
Há várias formas de servir a pipoca. (Foto: Divulgação)

 

No século XIX, a pipoca já era vendida em feiras e parques dos Estados Unidos. No fim desde período ela também já era considerada o melhor acompanhamento para o cinema. Com o passar do tempo, a pipoca deixou de ser apenas salgada e ganhou versões adocicadas, que conquistaram a preferência principalmente das crianças. Nos últimos anos, vários estudos comprovaram os benefícios da pipoca para a saúde. Este alimento tem ação antioxidante, é mais rico em fibra do que a própria alface e também é uma poderosa fonte de vitaminas. No entanto, quando se trata da versão doce, o consumo não pode ser exagerado. O açúcar e as substâncias corantes podem desencadear problemas de saúde.

Recomendados para você: