Petit_Gateau

Aprenda como fazer petit gateau, uma sobremesa deliciosa que tem ganhado cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Esse doce nada mais é do que um bolinho de chocolate acompanhado de sorvete de creme, capaz de deixar qualquer um com água na boca.

O petit gateau foi criado nos Estados Unidos, se destacando como uma sobremesa bonita e cheia de sabor. Ele chegou ao Brasil por volta de 1996 e não demorou muito tempo para que se tornasse um dos doces mais apreciados nos restaurantes.

O Petit Gateau é uma sobremesa que pode ser preparada em casa. (Foto: Divulgação)
O Petit Gateau é uma sobremesa que pode ser preparada em casa. (Foto: Divulgação)

O recheio da receita tradicional de petit gateau é de chocolate, mas é possível encontrar muitas versões saborosas, como é o caso dos bolinhos recheados com doce de leite e até mesmo licores.

Como fazer Petit Gateau?

Você não precisa ir até um restaurante ou uma doceria para saborear o petit gateau, afinal, você pode prepará-lo em casa de forma simples e prática. Confira a seguir a receita:

Ingredientes

250g de chocolate meio amargo
200g de manteiga sem sal
3/4 de farinha de trigo (sem fermento)
1 xícara (chá) de açúcar
4 claras
8 gemas
1 pote de sorvete de creme

Modo de preparo

Aprenda o passo a passo dessa maravilha. (Foto: Divulgação)
Aprenda o passo a passo dessa maravilha. (Foto: Divulgação)

1. Inicie a receita derretendo o chocolate meio amargo em banho maria. Essa técnica é bem simples, basta adicionar os pedaços da barra em um recipiente metálico e, depois, colocá-lo em uma panela com água quente. O ideal é submeter o chocolate a uma temperatura de 100 graus para que ele derreta. Mexa com uma espátula de silicone. Reserve.

2. Na vasilha da batedeira, coloque as gemas, as claras em neve, o açúcar e a manteiga já derretida (você pode derreter no micro-ondas, colocando 40 segundos). Bata bem e, em seguida, coloque a farinha de trigo. Misture tudo com uma colher ou mesmo com as mãos.

Misture bem os ingredientes da massa. (Foto: Divulgação)
Misture bem os ingredientes da massa. (Foto: Divulgação)

3. Misture o chocolate derretido aos demais ingredientes. Faça isso até obter uma massa homogênea. Deixe essa massa repousar por um tempo na geladeira, até ficar fria.

4. Agora chegou a hora de montar a sobremesa. Unte forminhas pequenas (10 cm de diâmetro) com manteiga e farinha de trigo. Em seguida, distribua a massa.

5. Leve os bolinhos de chocolate ao forno pré-aquecido a 200 graus. Deixe assar por, em média 15 minutos. Quando o petit inchar, significa que ele está no ponto.

6. Pronto! Agora é só desenformar os bolinhos nos pratos e polvilhar açúcar de confeiteiro.

Sirva o bolinho com calda de chocolate e sorvete. (Foto: Divulgação)
Sirva o bolinho com calda de chocolate e sorvete. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir um vídeo mostrando mais uma receita de petit gateau. Quem ensina é Erick Jacquin, um dos jurados do Masterchef Brasil:

Viu só como é simples fazer petit gateau? A massa fica com consistência de brownie e combina perfeitamente com calda de chocolate e sorvete de creme. O rendimento é de 10 porções e o tempo de preparo não passa de 40 minutos. Bom apetite!