Você sabe como fazer feijão? São muitos os tipos de feijão que temos no nosso Brasil, os mais populares são o preto, branco e o carioca. Não há quem dispense o delicioso feijão de todo dia. Companheiro perfeito para o arroz, a carne assada, o frango de panela e outras gostosuras, além de irresistível, é fonte importante de proteínas, fibras, ferro e outros nutrientes. Mas, apesar de ser um dos alimentos preferidos dos brasileiros, há muitas dúvidas sobre sua preparação.

Deixar ou não de molho? Temperar antes ou depois de pronto? Como engrossar o caldo? Agora vamos esclarecer estas e outras dúvidas, falar sobre temperos e te dar muitas receitas!

Como fazer feijão?

A dica principal é quanto ao tempo que se deve deixar o feijão de molho, quando se tem bastante tempo o ideal e deixá-lo de molho de um dia para o outro cerca de 8 horas, mas como hoje as pessoas dispõe de pouco tempo basta deixá-lo de molho em água quente pelo menos 1 hora e meia antes do preparo. Quando não for possível o que vai ocorrer é que o tempo de cozimento vai ser maior.

Para saber se a panela ainda tem água suficiente para não queimar basta dar um balançadinha na panela com muito cuidado para ver o “nível da água”. Se necessário for acrescentar 1 xícara(chá) de água quente.


Quanto de água para cozinhar o feijão?

Se o feijão ficou de molho, calcule 1 litro para cada quilo de feijão. Caso contrário, dobre a quantidade de líquido. A medida de olho também é simples: cinco dedos de água acima do nível dos grãos. Se precisar de mais, complete sempre água fervente.


Como fazer feijão simples e básico

• 1 xícara(chá) de feijão
• 500 ml de água
• 1 colher(chá) de sal
• 1 colher(sopa) de óleo
• 1 dente de alho.

O modo de preparar também é simples:

  • Basta retirar os grãos imperfeitos e as pedrinhas que podem aparecer, lavar bem em um escorredor, depois e só deixa-ló “de molho” em 1/2 litro de água em uma tigela.
  • Depois é só colocar o feijão com a água em que ele ficou de molho em uma panela de pressão e levar ao fogo médio.
  • Tampe a panela assim que a água levantar fervura. Assim que pegar pressão deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo.
  • Logo após os 30 minutos desligue o fogo, certifique-se que todo o vapor saiu da panela antes de abri-la, verifique o cozimento.
  • Se ainda não estiver bem cozido e estiver com o nível da água baixo acrescente mais 1 xícara(chá) de água quente e leve ao fogo novamente por 10 minutos dependendo do *nível da água*.
  • Quando o feijão estiver cozido, em uma frigideira aqueça o óleo e doure o dente de alho bem picadinho, quando o alho estiver dourado acrescente 2 conchas de feijão cozido e amassado grosseiramente com a própria concha ao refogado de alho e óleo.
  • Despeje o conteúdo da frigideira na panela como restante do feijão acrescente o sal, leve ao fogo baixo novamente por uns 15 minutos, agora sem tampar para que o caldo engrosse um pouco.
  • Está pronto seu feijão. Essa receita rende 4 porções.

Segredo do feijão é o tempero

Embora o feijão seja um prato básico para preparar na cozinha é indicado que ele seja temperado da forma correta, caso contrário, ele pode ficar ou muito grosso ou muito ralo. Confira dicas simples de como temperar feijão para ficar saboroso.

como-fazer-feijão

Como temperar feijão

Os ingredientes usados para preparar a receita fazem toda a diferença no sabor. Para dar um gosto mais forte e acentuado, aposte em pedaços de bacon cortados bem fininhos e em rodelas de linguiça calabresa defumada. Frite esses itens no alho e cebola e depois incorpore no feijão já cozido.

Tempero de feijão

2-3 dentes de alho picados
1 cebola média picada finamente
1 colher (chá) de sal
Uma folha de louro (opcional
2 colheres (sopa) de óleo
1 tomate sem pele e sementes, de preferência bem vermelho (opcional
Pimentão (opcional)

MODO DE PREPARO:

1. Leve uma panela ao fogo com o óleo e doure o alho e 1 colher (sopa) de cebola, deixe fritar, tendo cuidado para não queimar. Despeje dentro o feijão e junte o tomate picado finamente, a folha de louro e deixe ferver, já pode descartar a folha de louro. Para obter consistência mais espessa, retire com uma escumadeira caroços do feijão, amasse com um garfo em um prato e leve de volta à panela, deixe ferver até engrossar o caldo.

2. Adicione o restante da cebola picada e deixe ferver com a panela semi tampada para que a cebola solte o gosto. Adicione o sal aos poucos e prove-o.


Combine a receita de feijão com:


Receita de feijão da Rita Lobo

Ingredientes:

Para o remolho:

  • 2 xícaras (chá) de feijão rosinha (ou carioquinha ou rajado)
  • 4 xícaras (chá) de água

Para cozinhar:

  • 6 xícaras (chá) de água
  •  2 folhas de louro
  • 1 cebola
  •  2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Modo de preparo

Para o remolho:

  1. Lave o feijão em água corrente e escorra numa peneira. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água. Se algum boiar, descarte.
  2. Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período – o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as toxinas que deixam o feijão indigesto.

Para cozinhar:

  1. Despreze a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água e junte as folhas de louro.
  2. Tampe, leve ao fogo médio e calcule dez minutos de cozimento a partir do momento que a válvula começar a apitar. Desligue e quando toda a pressão tiver saído, abra a tampa (você pode colocar um garfo sob a válvula para acelerar o processo, mas isso encurta o tempo de vida da panela).
  3. Enquanto o feijão cozinha, descasque e pique fino a cebola e o alho.
  4. Leve uma panela pequena ao fogo baixo. Regue com o azeite, junte a cebola e refogue por três minutos, até ficar levemente dourada. Adicione o alho e misture bem por mais um minuto. Acrescente uma concha do feijão cozido, com um pouco do caldo, e amasse os grãos com o fundo da concha (ou com uma espátula) – esse purê vai engrossar o caldo.
  5. Transfira metade do feijão cozido (com caldo) da panela de pressão para a panela e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  6. Deixe cozinhar em fogo baixo, sem tampa, por cerca de cinco minutos ou até que ficar na consistência desejada. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e sirva a seguir.

como-fazer-feijão

Pitada da Rita:

A outra metade do feijão cozido, ainda sem tempero e com o caldo, pode ser congelada em porções, de acordo com as suas necessidades. Marque na tampa a data e consuma em até três meses. Para descongelar, faça primeiro um refogado e coloque o feijão (com o caldo) congelado direto na panela. Ele fica fresquinho!


Dica para usar o louro

A folha de louro é um item essencial que não pode faltar no cozimento deste prato, ele dá um gosto especial ao caldo. Coloque-o quando adicionar a água do feijão. Para pegar bem o sabor, para cada xícara do grão, adicione uma folha.

Aprendeu tudo direitinho como preparar um saboroso feijão? Tenho certeza que sim! =D

Recomendados para você: