Você já provou a comida japonesa? Vou contar a minha experiência, o Japão é pra mim o lugar mais legal do mundo.  Minha comida preferida é sushi e esse é o assunto do post de hoje. Quero que você termine o post louco pra provar um prato japonês e já sabendo pedir o que gosta. O mais importante pra quem ainda não é iniciado na arte de comer sushi é experimentar

Os japoneses são mesmo incríveis e adoram peixe cru,  tanto que no Japão, a maioria dos restaurantes mantêm enormes aquários em seu interior, permitindo que o cliente escolha o peixe de sua preferência ainda vivo. Por todo o país, encontram-se pequenos restaurantes especializados, que servem apenas um ou dois pratos, como o Sushi ou Sashimi, classificados como preparações frias, elaborados simetricamente, em uma composição de cores, formas e sabores. Tudo em total e perfeita harmonia. Preparar o sushi é uma arte.

Comida japonesa

Mas o que é sashimi e sushi? O que é frito como que chama? Yakissoba também é comida japonesa? Como pedir comida japonesa pelo telefone? Vamos descobrir todas as respostas para essas perguntas no post.


O que é sushi?

O Sushi é uma preparação fria elaborada em três camadas, formadas por uma tira de Nori (tipo de alga comestível); uma porção de Gohan (arroz japonês cozido e temperado com um molho avinagrado), principal ingrediente do Sushi; e por um complemento (podendo  ser um recheio ou uma cobertura), como peixes, vegetais, mariscos, entre outros. As camadas de ingredientes são colocadas umas sobre as outras e, em seguida, enroladas. São vários os tipos de sushis.


O que é sashimi?

O Sashimi refere-se a cortes de peixes, no formato de fatias, tiras ou cubos, que são servidos com raiz forte (Wasabi) e shoyu, podendo ainda ser acompanhados de vegetais como nabo ralado. Mas independente do formato de corte adotado, a tradição japonesa requer que o chef demonstre habilidade e arte tanto para cortar o peixe como para montar o prato.


O que é sunomono?

Comida japonesa
O sunomono é uma salada típica do Japão que costuma ser preparada com pepinos, açúcar e gergelim. Quem gosta desses ingredientes pode preparar essa salada simples para servir como entrada. Cuidado, tem açúcar e é bem calórica!


O que é Gunkan?

Comida japonesa

É uma bolinha de arroz japonês, envolta por uma diversidade de opções, com uma cobertura. As opções que envolvem o arroz podem ser alga, acelga, salmão, robalo, atum, abobrinha, pepino, cenoura, “omelete”, entre outras. A cobertura pode ser desde os mais variados vegetais até ovas de peixe (caviar) ou cream cheese.


O que é Hossomaki?

Comida japonesa
É o arroz e o recheio envoltos em alga marinha. Hosso quer dizer fino e maki significa “enrolado”, daí, “enrolado fino”. Conforme o recheio usado, o hossomaki leva um nome diferente:

Tekka maki – de atum

Comida japonesa


Kapa maki – de pepino

Comida japonesa


Shake maki – de salmão

Comida japonesa

Os hossomakis quando são empanados e fritos levam o nome de Hot alguma coisa. O mais famoso é o Hot filadelfia. Quem não gosta de peixe cru costuma adorar os hots. Peça e seja feliz!

O que é Uramaki?

Comida japonesa


O que é Nigiri ?

Arroz sobre folha de nori (alga), tiras de peixe ou outros ingredientes, enrolado de forma que o arroz fique na parte externa. Ura quer dizer “fora”. O uramaki normalmente vem com gergelim, que além de enfeitar, dá um sabor especial. Depois é cortado em 6 unidades. O mais conhecido é o uramaki califórnia.

Comida japonesa
Bolinho de arroz em forma alongada coberto com fatias de peixe cru ou ainda polvo e camarões. Sempre preparados à mão sem a ajuda de esterinhas ou formas e apresentados em pares. O movimento da mão ao fazer este bolinho leva o nome, em japonês, de niguiri, daí o nome deste sushi. As pessoas tendem a “molhar” o arroz do niguiri no shoyu, mas o certo conforme a cultura oriental é “molhar” o peixe.

Aqui abaixo uma imagem com vários tipos de Nigiri:

Comida japonesa


O que é temaki?

Comida japonesa
É o cone de alga recheado com arroz, peixe e pepino. O nome quer dizer “enrolado na mão” (Te = mão).
A alga marinha do temaki tem que estar bem sequinha e crocante. Se você demora para comer (quando pede para entregar em casa, por exemplo) a alga amolece com a umidade e fica “borrachenta”.


Qual a diferença do arroz normal para o japonês?

Comida japonesa

O arroz japonês tem um formato mais redondinho. Mas a principal diferença dele em relação ao nosso é seu teor de amido. Por possuir muito mais amido que o nosso agulhinha, possui uma consistência diferente e, após cozido, os grãos ficam mais grudadinhos. Por isso conseguimos comê-lo usando os famosos pauzinhos, chamados hashis.


Como usar o shoyu corretamente

Comida japonesa
A maneira correta de molhar as peças no shoyu é diferente do que nós, brasileiros, estamos acostumados. Assim como o ponto de cozimento do arroz japonês diz muito sobre quem o preparou, o tempero dos sushis, gunkans, niguiris e temakis, dentre outras receitas que levam arroz em seu preparo, dizem muito sobre a qualidade do trabalho do sushiman.

Para os japoneses, colocar shoyu no arroz não permite que saboreemos o tempero do prato. E para saborear a comida japonesa, preparada com tanta técnica, o ideal é molhar com shoyu apenas as carnes sem tempero, como os sashimis ou a parte de cima dos niguiris.


Aprenda a usar os pauzinhos – Hashis!


Como fazer molho Teriyaki

Comida japonesa

O Molho Teriyaki é um molho feito com saquê, shoyu, açúcar e glutamato monossódico e serve para acompanhar tanto o Sashimi como o Sushi. Veja a descrição do seu processo de elaboração.

Ingredientes:

  • 500 ml de shoyu
  • 300 ml de saquê mirim
  • 350 g de açúcar
  • 5 g de glutamato monossódico
  • Gergelim (opcional)

Modo de preparo:

  • Coloque o açúcar em uma panela e, em seguida, adicione o glutamato monossódico
  • Feito isso, coloque o shoyu na panela
  • Depois disso, utilize uma colher para misturar bem esses ingredientes

Atenção!

  • Pare de misturar somente quando o açúcar e o glutamato estiverem completamente dissolvidos
  • Quando isso acontecer, leve a panela para o fogo bem baixo
  • Espere a preparação engrossar, mas não a deixe ferver
  • Essa etapa da preparação deverá durar, aproximadamente, uma hora e meia, que é o tempo necessário para o molho engrossar
  • Decorrido esse tempo, retire a panela do fogo e leve-a para a mesa
  • Em seguida, retire o molho com uma concha e transfira-o para um recipiente apropriado

Vídeo de receita de arroz japonês

Como fazer sushi em casa – NÃO SE ILUDA, vai demorar a sair bonito

Comida japonesa

Ingredientes

  • Folhas de nori (algas) para enrolar no final
  • Duas xícaras de arroz para sushi
  • Material para o recheio (Peixes como salmão e kani e legumes como pepino e cenoura)
  • Esta é uma receita simplificada e te fará aprender os truques de um sushi profissional

Modo de Preparo

  • Estenda a folha de nori aberta, em uma esteira de bambu (sendo que o lado áspero virado para dentro e o lado liso para fora)
  • Coloque uma pequena camada de arroz até a metade da folha, deixando mais ou menos 3 dedos de alga livres
  • Certifique-se de espalhar bem evitando excessos
  • A seguir você coloca o recheio no centro do arroz e enrole o rolinho, mas com cuidado para não esmagar o recheio, nem deixar muito frouxo
  • Para selar o sushi, basta umedecer para a ponta da alga que deixamos livre, com água para que ela pegue aderência
  • Então quando o rolinho estiver pronto, basta cortar as peças de sushi e se deliciar

Como limpar o salmão para fazer comida japonesa

Por último deixei a forma de pedir. É comum nos restaurantes ter buffet ( só levantar e pegar o que mais te apetecer )  e você pega com barquinhos ou pratos. Nos barquinhos já tem uma parte própria pra colocar o shoyo. Geralmente os vidrinhos ficam nas mesas.

Use o wasabi, pastinha verde, com moderação. Ela é MUITO forte. Eu adoro e como até chorar.

Nos restaurante a la carte ou em pedidos pelo telefone, peça porções. Elas são em média de oito unidades de cada tipo. Por exemplo:

8 hot filadelfia ( empanado de salmão com cream cheese )

Comida japonesa


8 hossomaki filadelfia  ( alga por fora, salmão com cream cheese )

Comida japonesa


8 uramaki skin ( pele de salmão defumada e vem com molho tarê por cima, maravilhoso! )

Comida japonesa

Os combinados saem mais barato mas conte o número de peças. Quanto mais sashimis, mais caro.

Peça dicas aos amigos, pegue seu hashi e perca o medo de pedir a comida japonesa que é maravilhosa ainda mais com uma salada com temperos especiais.

E aí, se animou a pedir um japa hoje?

Recomendados para você: