carne-suculenta-no-forno

Existem alguns segredinhos para uma carne assada suculenta e saborosa. Em apenas alguns descuidos bobos, a carne pode acabar ficando seca, ressecada e consequentemente dura.

E se assim como nós aqui do Blog Muito Chique, você também adora cozinhar, adora novas receitas e se amarra em dicas e truques de cozinha, este post é pra você!

Carne Assada Suculenta

Para obter um resultado incrível e deixar a sua carne assada suculenta e douradinha, temos um segredo precioso: Para evitar que a carne solte água quando estiver assando, a dica é pegar uma panela grande, colocar um pouco de óleo e deixar esquentar bem. Depois que o óleo estiver bem quente, dê uma boa e rápida fritada na carne.

carne-suculenta-no-forno

Isso vai produzir uma selagem na carne e vai impedir que o suco "fuja" todinho da carne. Esse é o segredinho para garantir que a carne fique suculenta, macia, dourada e saborosa. Enquanto a carne estiver assando, de tempo em tempo regue a carne com a gordura da assadeira. Vai ficar deliciosa, podem ter certeza absoluta disso.

Ingredientes:

  • 3 kg de alcatra em pedaços.
  • ½ kg de paio
  • Suco de quatro limões.
  • 5 dentes de alho.
  • 1 colher de sopa de sal.

Modo de preparar:

1. Limpe a alcatra e faça um buraco no meio da peça, no sentido do comprimento, e coloque o paio dentro. Coloque a carne em uma assadeira ou recipiente semelhante e reserve.

2. Esprema os dentes de alho com sal e misture o preparado com limão. Esse é o molho da carne, ao qual você deve despejar sobre ela.

receita-carne-suculenta-no-forno

3. Após colocar o molho, use papel alumínio para cobrir a carne e deixe a peça descansar por três horas.

4. Leve a assadeira para o forno pré-aquecido em 200 graus e deixe assar por aproximadamente 1 hora.

5. Após esse tempo, retire o papel e vá virando a assadeira até que a carne esteja dourada.

Dica para uma carne suculenta no forno

Segundo matéria feita pela Gazeta do Povo, existem alguns bons segredos para preparar uma carne assada bem especial. A escolha da carne é fundamental. O ideal é que seja coxão mole ou alcatra em pedaços grandes, sendo que ela deve estar bem vermelha, mas não muito escura. A gordura também é importante, devendo estar em um tom amarelo claro.

carne-assada-002

Os temperos a serem escolhidos também são de suma importância. Os secos não são uma boa alternativa quando a ideia é deixar a carne suculenta. Para isso a melhor escolha são temperos marinados, como alecrim, vinho tinto seco, alho amassado ou poró, tomilho, pimenta, sal e cebola.

Acompanhamentos para carne assada no forno

Se a ideia é ter a carne assada na refeição, é bom pensar em acompanhamentos já que não costuma ser um prato único e sem contar que algo a mais sempre dá um gostinho especial.

As batatas são os alimentos mais usados como acompanhamento de carnes assadas, especialmente coradas ou assadas, embora fritas ou em purê também sejam boas opções. Outras boas alternativas são brócolis, mandioca frita, ervilhas na manteiga, tomates recheados. Isso sem contar o arroz branco, que é o indispensável.