????????????????????????????????????

Confira diferentes receitas de bolo de tapioca e veja como esse ingrediente pode ser versátil na cozinha. Você pode preparar tanto uma versão com massa macia para saborear com café ou mesmo um bolo gelado, com aparência semelhante ao pudim. A tapioca é uma iguaria de origem indígena, mas que conquistou o paladar das pessoas em todo o Brasil. A farinha é preparada com fécula extraída da mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim. Esse ingrediente, quando hidratado e colocado na frigideira, pode ser consumido tanto com recheio doce como também salgado.

Aprenda a preparar 4 versões deliciosas do bolo de tapioca. (Foto: Divulgação)
Aprenda a preparar 4 versões deliciosas do bolo de tapioca. (Foto: Divulgação)

Com o passar dos anos, a farinha de tapioca ganhou novas utilidades na cozinha. Além de servir para fazer a iguaria típica do nordeste, ela também pode ser usada na preparação de bolos, pudins, manjares, entre outras delícias.


Bolo de Tapioca

Receitas de Bolo de Tapioca 8

O bolo de tapioca costuma fazer sucesso nas festas juninas, afinal, sempre há uma barraquinha que valoriza essa iguaria. A boa notícia é que você não precisa esperar o mês de junho para saborear essa delícia. É possível preparar receitas saborosas em casa, utilizando a farinha de tapioca de diferentes formas.

A tapioca é uma excelente opção para substituir a tradicional farinha de trigo. Ela é mais leve, saudável e não contém gliadina, uma proteína presente no glúten. O Muito Chique selecionou 4 receitas de bolo de tapioca que você precisa experimentar. Veja:


Bolo de tapioca simples

O bolo de tapioca simples é aquele que se parece muito com o bolo convencional, “de tomar com café”. Ele combina o sabor da mandioca com o coco ralado, deixando qualquer pessoa com água na boca. A massa é bem macia e desmancha na boca a cada mordida.

Receitas de Bolo de Tapioca 3

Ingredientes

2 xícaras (chá) de tapioca
½ xícara (chá) de coco fresco ralado
150 g de manteiga em temperatura ambiente
5 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos grandes

Modo de preparo

Em um recipiente fundo, misture a farinha de tapioca com 3 xícaras de leite. Deixe a mistura hidratar, até que o líquido seja completamente absorvido. Agora, bata o coco ralado e o restante do leite no liquidificador, por cerca de 3 minutos, até obter um líquido homogêneo. Na batedeira, junte a manteiga, os ovos e o açúcar. Bata por 10 minutos. Na sequência, despeje a mistura de leite e coco. Coloque a tapioca já hidratada e misture tudo levemente com uma colher. Unte uma forma de buraco no meio com manteiga. Depois, com o auxílio de uma colher, despeje a massa nesse recipiente. Leve a iguaria ao forno quente, preaquecido a 200ºC, por 45 minutos. Quando o bolo de tapioca começar a dourar, é sinal de que está no ponto. Deixe esfriar um pouco antes de desenformar.


Bolo de tapioca que não vai no forno

Nesse verão, vale a pena investir no bolo de tapioca que não vai no forno. A receita leva poucos ingredientes, como tapioca granulada, coco ralado e leite condensado. O resultado é uma iguaria cremosa, com consistência bem parecida com pudim.

Receitas de Bolo de Tapioca

Ingredientes

500 g de tapioca granulada
1 vidro de leite de coco pequeno
200 g de coco ralado
1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de açúcar
1 litro de leite quente

Modo de preparo

Em um recipiente, misture a tapioca granulada, o leite quente e o açúcar. Assim que a mistura ficar cremosa, deixe descansar por 10 minutos. Não se assuste, pois a tapioca vai crescer um pouco. Após esse tempo, adicione o leite de coco e o coco ralado. Misture com uma colher. Unte uma forma usando leite condensado e coloque a massa do bolo gelado de tapioca. Leve à geladeira por aproximadamente 2 horas. Depois desse tempo, é só desenformar em um prato. Experimente decorar com coco ralado, pois o resultado fica muito bonito. Veja outra receita como esta aqui.


Bolo de tapioca salgado

Existem muitas versões interessantes do bolo de tapioca, como é o caso da receita salgada. Essa iguaria adquire um sabor salgado por causa da presença de queijo e sal na massa.

Receitas de Bolo de Tapioca 4

Ingredientes

3 xícaras (chá) de tapioca
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de queijo minas ralado
1 pitada de sal

Modo de preparo

Coloque os ovos, o óleo, o leite e a tapioca no liquidificador. Bata bem. Na sequência, acrescente o queijo ralado, o sal e, por último, o fermento em pó. Unte uma fôrma com manteiga, coloque a massa do bolo e leve para assar em forno preaquecido, por 40 minutos. Após esse tempo, é só desenformar e decorar com queijo.


Você também vai amar:


Bolo de tapioca Fit

O bolo de tapioca fit é uma ótima pedida para quem está querendo emagrecer e conquistar um corpo definido. Ele substitui o pão branco no café da manhã e consegue prevenir o acúmulo de gordura abdominal. A receita não leva açúcar refinado e nem leite condensado, por isso é considerada uma grande aliada da dieta.

Receitas de Bolo de Tapioca 5

Ingredientes

250g de farinha de tapioca
Coco ralado grosso sem açúcar para decorar
1 garrafinha de leite de coco light
2 ovos
1 xícara de açúcar demerara
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de manteiga ghee

Modo de preparo

Em um recipiente fundo, coloque a farinha de tapioca e uma garrafinha de leite de coco. Deixe hidratar por aproximadamente 15 minutos. Enquanto isso, bata os ovos, o sal, o açúcar e a manteiga no liquidificador. Junte a tapioca hidratada com a outra mistura e mexa bem. Providencie uma forma com furo no meio e unte-a com manteiga. Adicione a massa e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 45 minutos. Quando o bolo começar a dourar, retire-o do forno e deixe esfriar. Desenforme sobre um prato e decore com coco ralado grosso sem açúcar.


Escolha uma das receitas de bolo de tapioca e prepare em casa. Com certeza a sua família irá amar essa iguaria. Sem glúten e com poucas calorias, a farinha de tapioca vem sendo usada em uma infinidade de pratos. Aproveite e use a criatividade na cozinha.

Recomendados para você: