Bolo de Cenoura Fofinho Receita Passo a passo

O bolo de cenoura fofinho é um doce muito querido pelos brasileiros. Ele é saboroso, fácil de preparar e pode ser servido em diferentes ocasiões – desde um café da tarde até uma festa de casamento.

Um dos grandes destaques do bolo de cenoura é a sua massa, que tem uma linda cor amarelada, textura aerada e uma consistência macia. A cobertura de chocolate também faz toda diferença, podendo ser mole para penetrar na massa ou mais dura, formando uma casquinha. Todos estes atributos caracterizam uma sobremesa leve e deliciosa.

O bolo de cenoura é uma deliciosa sobremesa. (Foto: Divulgação)
O bolo de cenoura é uma deliciosa sobremesa. (Foto: Divulgação)

Bolo de Cenoura

Confira a seguir o passo a passo para preparar um bolo de cenoura fofinho:

Ingredientes para a massa

  • 2 cenouras pequenas raladas
  • 3 ovos
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de amido de milho
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó

Ingredientes para cobertura

  • 4 colheres de leite
  • 2 colheres (chá) de margarina ou manteiga
  • 4 colheres (sopa) de achocolatado em pó
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo: No liquidificador, bata a cenoura, o óleo e os ovos. Coloque a mistura em um recipiente para misturar o restante dos ingredientes da massa, ou seja, o açúcar, a farinha e o amido de milho. Coloque o fermento em pó por último. Unte uma assadeira e despeje a massa. Leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos.

O bolo fica com a massa fofinha! (Foto: Divulgação)
O bolo fica com a massa fofinha! (Foto: Divulgação)

Enquanto o bolo de cenoura assa, você pode ir preparando a cobertura. Em uma leiteira, adicione o leite, o açúcar, a margarina e o achocolatado em pó. Vá mexendo em fogo baixo até a mistura adquirir textura. Quando a cobertura engrossar, desligue o fogo. Retire o bolo do forno e faça alguns furinhos com o garfo. Despeje a cobertura de chocolate sobre a massa e espalhe bem. Você pode incrementar o acabamento com granulado ou coco ralado. A receita leva uma hora para ficar pronta e rende 20 porções.

Você ainda tem dúvidas sobre como preparar o seu bolo de cenoura? Então assista ao vídeo:

A Receita do Bolo de Cenoura

A tradicional receita do bolo de cenoura é brasileira e não muito antiga. Acredita-se que ela tem pouco mais de 50 anos, pois os primeiros registros começaram a aparecer nos livros de culinária a partir de 1960. O bolo de cenoura é uma iguaria relativamente jovem, mas a ideia de incluir cenoura na massa existe desde a Idade Média. Os doceiros da época faziam isso para adoçar a massa, já que o açúcar era artigo de luxo e difícil de encontrar na Europa Medieval.

Cada país tem uma variação da receita de bolo de cenoura. Nos Estados Unidos, por exemplo, as pessoas usam o legume cru e ralado no preparo, juntamente com uvas passas, nozes e especiarias. Ao invés da cobertura de chocolate, o bolo americano de cenoura é coberto por um creme de queijo cremoso. Vi uma ótima receita de bolo de cenoura com cobertura diferente aqui.