O bolo de aniversário, com suas milhares de variações, é um clássico da confeitaria. Cada receita propõe um tipo de massa, recheio e cobertura, mas o objetivo geral é o mesmo: render belas fotográficas da festa e simbolizar a confraternização do aniversariante com os seus convidados.

Não é de hoje que o bolo de aniversário é uma figura festiva e democrática. Ele tem a função de celebrar um encontro, comemorar datas e fortalecer ainda mais as relações humanas. Com essa importância toda, nada mais apropriado do que caprichar no sabor e na apresentação.


Bolo de aniversário

O bolo de aniversário pode ficar maravilhoso sem necessariamente pesar no orçamento. Veja a seguir algumas dicas para fazer economia na escolha do bolo e para que a festa se torne inesquecível.

Com essas dicas, com certeza o seu bolo de aniversário será inesquecível. (Foto: Divulgação)
Com essas dicas, com certeza o seu bolo de aniversário será inesquecível. (Foto: Divulgação)

Leve em consideração o aniversariante

O bolo que agrada uma criança nem sempre satisfaz as expectativas de uma pessoa adulta e vice-versa. Portanto, é muito importante observar a faixa etária do aniversariante e também as suas preferências com relação ao sabor do bolo.


Veja mais:


 

Tamanho do bolo de aniversário

Antes de preparar um bolo em casa ou encomendá-lo, é fundamental calcular o tamanho ideal, considerando o número de convidados que vão marcar presença na festa de aniversário. Os confeiteiros recomendam multiplicar a quantidade de pessoas por 100 gramas. Portanto, um evento com 30 convidados pede um bolo de três quilos.

O tamanho do bolo de aniversário pode ser diretamente influenciado pelos outros itens que serão servidos na festa. Se houver docinhos, como brigadeiros e beijinhos, a porção individual de bolo pode ser reduzida tranquilamente para 80 gramas. No Blog Mil Dicas de Mãe encontramos ideias incríveis para inspirar um pouco mais.

Bolo de aniversário Ideias incríveis e econômicas 2

Planeje bem o bolo de aniversário

Pegue um pedaço de papel e rascunhe o bolo de aniversário. Pense na questão do formato, das cores, do tipo de recheio e do acabamento. Depois, busque receitas na internet como referência para tirar a ideia do papel ou contrate um confeiteiro com antecedência para realizar um trabalho perfeito. Veja as melhores opções de recheios de bolo.

Defina o melhor formato de bolo

Para montar aquelas mesas maravilhosas de aniversário, o mais apropriado é escolher o bolo com formato redondo. Sua estética costuma ser mais bonita e ficará incrível nas fotos. Por outro lado, quem busca praticidade deve optar pelo bolo quadrado ou retangular, pois ele é mais fácil de cortar.

Bolo de aniversário Ideias incríveis e econômicas 3

Bolo de aniversário simples e saboroso

Se você não está podendo gastar muito dinheiro com um confeiteiro profissional, então aqui fica uma dica: prepare bolo gelado. Isso mesmo! Faça essa deliciosa iguaria, de coco, chocolate ou nozes, e embrulhe em pedaços de papel alumínio. Também é possível deixar a embalagem mais bonita optando por pedaços de tecidos estampados, que combinam com o tema da festa.  Clique aqui para ver a receita de bolo gelado.

Alugue um bolo falso

Ao invés de encomendar um bolo caríssimo, considere a possibilidade de usar um bolo de mentira para decorar a mesa principal. O aluguel tem um preço acessível e o efeito na decoração é super bonito. Quando chegar a hora de servir o bolo, é só pegar os pedaços de bolo gelado. Prático e econômico, não é mesmo? Alguns modelos de bolo falso estão disponíveis à venda na internet também e tem um preço bem acessível.

Não invente demais

Para agradar a gregos e troianos na sua festa, é muito importante não ousar demais no sabor do recheio. Opte por ingredientes acessíveis e que costumam agradar diferentes paladares. Morango, chocolate, creme de baunilha e pêssego são algumas opções.

Bolo de aniversário Ideias incríveis e econômicas 4

Pense nos convidados

Na festa de aniversário infantil, por exemplo, se você quer agradar todos os pequenos convidados, o ideal é apostar em um bolo com massa de chocolate e recheio de brigadeiro. Crianças não gostam de recheios elaborados demais, principalmente quando se tem a presença de frutas nas receitas. Por outro lado, se os convidados forem adultos, vale à pena fazer algumas adaptações com morango, nozes, ameixa, coco e abacaxi.

Bolo de aniversário Ideias incríveis e econômicas 8

Escolha uma receita com harmonia

Algumas pessoas resolvem abrir mão dos serviços de um confeiteiro profissional para fazer o bolo de aniversário em casa. Isso é bem legal e econômico, no entanto, todo cuidado é pouco na hora de escolher a receita. Em resumo, é fundamental buscar uma harmonia de sabores entre a massa, o recheio e a cobertura.

Bolo de aniversário Ideias incríveis e econômicas 5

Aposte em um pão de ló fofinho e úmido

Um bolo de aniversário saboroso não pode, em hipótese alguma, ser massudo e seco. O ideal é que o pão de ló seja bem fofinho e levemente úmido, a fim de desmanchar na boca a cada mordida.

Cobertura para bolo de aniversário

A pasta americana é um ingrediente que faz verdadeiros milagres na confeitaria. Encontrada em diferentes cores, ela funciona como um verdadeiro biscuit da culinária, pois permite criar personagens, flores, rendas, entre outros elementos capazes de decorar o bolo de aniversário de forma temática.

Bolo de aniversário Ideias incríveis e econômicas 6

Usar pasta americana na cobertura do bolo é algo que divide opiniões. O visual da iguaria fica incrível, mas o sabor não costuma agradar a todos os paladares.


Veja mais:


Existem opções saborosas para cobrir o bolo de aniversário e deixá-lo bem decorado, como é o caso do glacê real, papel de arroz, confeitos do tipo M&M e chantilly. Em todo caso, vale à pena contar com bicos de confeiteiro para fazer um acabamento bem bonito.

Bolo de aniversário Ideias incríveis e econômicas 9

Ideias incríveis para o bolo de aniversário

O Muito Chique separou três ideias incríveis para você preparar um bolo de aniversário saboroso e encantador. Confira:


Bolo arco-íris

Bolo de aniversário Ideias incríveis e econômicas 10

Esse bolo é perfeito para surpreender as crianças em um aniversário infantil. Por fora, ele parece um bolo comum, mas quando a primeira fatia é retirada, é possível notar que a massa é toda colorida, seguindo as cores do arco-íris e intercalando com recheio de cream cheese. Clique aqui para conferir a receita, disponibilizada pelo programa Back Off Brasil, do SBT.


Bolo Kit-Kat

Bolo de aniversário Ideias incríveis e econômicas

O bolo Kit-Kat não mexe apenas com a imaginação das crianças, ele também conquista adolescentes e adultos com o seu visual super bonito. Ele é preparado como um bolo de chocolate comum, mas na hora de decorar, ganha um acabamento especial com barrinhas de Kit-Kat e um belíssimo laço. Assista ao vídeo e veja como fazer:


 

Bolo pinhata

Bolo de aniversário Ideias incríveis e econômicas 12

O tradicional bexigão de doces se transformou em bolo. Isso mesmo, você não leu errado. O bolo pinhata nada mais é do que um pão de ló simples recheado com confeitos coloridos. Para despertar o encantamento das crianças, vale à pena “guardar segredo” sobre esse recheio diferente até a hora de cortar.

Esta receita é muito popular no México e, aos poucos, tem conquistado espaço nas festas de aniversário do Brasil. Clique aqui para ver a receita completa.


Naked-cake colorido

Bolo de aniversário Ideias incríveis e econômicas 13

O Naked-cake, também conhecido como bolo pelado, ganhou uma versão bem legal que tem conquistado o público infantil: a receita com massas coloridas. As camadas internas ficam à mostra e deixam a mesa principal da festa super charmosa e alegre. Clique aqui e veja como fazer um Naked Cake.

E aí? Ficou com água na boca? Então escolha a melhor receita de bolo de aniversário e aproveite as nossas dicas.

Recomendados para você: