Os biscoitos decorados de natal fazem parte de uma tradição que chegou pouco a pouco no Brasil. Eles fazem parte de uma cena forte em outros países, sendo praticamente sinônimo do natal, tanto quanto papai noel, árvore de natal, renas e os tão adorados presentes. Mas como a gente ama ampliar nossa cultura e principalmente comer coisas deliciosas, fomos em busca de uma receita que seja simples e deliciosa ao mesmo tempo.

Biscoitos decorados de Natal

Logo para começarmos te garanto que são as especiarias que fazem os biscoitos de natal terem um sabor tão especial, então, embora a receita seja simples é importante colocar esses ingredientes em quantidades bem certinhas e se certificar que são novinhos e de boa qualidade. É normal a gente esquecer os temperos que não usamos sempre lá no fundo do armário e quando vamos conferir eles já estão mofadinhos e sem cheiro nenhum. Vamos caprichar e comprar novas especiarias, de ótima qualidade para que os biscoitos fiquem do jeito que a gente espera: maravilhosos!

Ainda sobre o assunto dos temperos, eu procuro comprar à granel. No Rio eu vou sempre na Casa Pedro, a maior parte dos cariocas chegados á cozinha sabe que essa rede está em todo lugar e tem bons preços. Aqui em Porto Alegre uma boa ideia é trocar os temperos comprados no supermercado pelos adquiridos á granel no mercado público. São mais fortes, novos e bem mais em conta. os outros estados também devem ter seus segredinhos de locais para adquirir temperos sem ser nos pacotinhos fechados dos supermercados, quem quiser deixar as dicas nos comentários é uma ótima ideia!


Como fazer biscoitos decorados de natal

Vamos logo colocar a mão na massa, mas te aviso antes que o post vai se dividir em algumas partes. Primeiro uma receita básica, depois vamos falar sobre a forma de confeitar os biscoitos para que a aparência fique tão incrível quanto o sabor e depois a gente mostra muitas ideias para que a criatividade fique aguçada. Lembrando que os biscoitos lá na sua origem americana, podem ser usados como enfeites da árvore de natal, viu?

Receita de biscoito de natal

Essa receita serve para 36 biscoitinhos natalinos, é uma boa quantidade para começar o seu estoque. Ela leva vinte minutinhos para fazer, o cozimento é em quinze mas ela fica três horas e quarenta e cinco minutos descansando. Deixa ela! Siga exatamente o passo a passo da receita respeitando as horas que ela precisa de geladeira. É uma massa sensível que não pode ser comparada à outras.

Ingredientes

  • 250 g de manteiga amolecida
  • 500 g de farinha de trigo
  • 250 g de açúcar
  • 3 ovos
  • 1/2 colher (chá) de canela em pó
  • 1/2 colher (chá) de cravo em pó
  • 1/4 de colher (chá) de noz-moscada em pó
  • 1/2 colher (chá) de gengibre em pó
  • 1 gema de ovo

Modo de preparo

  • Misture a farinha, a manteiga, o açúcar, os ovos e os temperos em uma tigela. Misture com os dedos e forme uma bola.
  • Coloque a massa na geladeira e deixe descansar por pelo menos 3 horas.
  • Preaqueça o forno a 180ºC.
  • Retire a massa da geladeira e deixe descansar em temperatura ambiente por 45 minutos.
  • Abra a massa e corte com o cortador de biscoitos de sua escolha.
  • Transfira os biscoitos para uma assadeira. Pincele os biscoitos com a gema de ovo batida. Asse no forno por aproximadamente 15 minutos

Como confeitar os biscoitos decorados de natal

Para a decoração dos biscoitinhos você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 150g de glacê real  (Esse é um pó branco que é comprado em lojas de confeitaria, especializadas. Não tem no supermercado. Lembram que eu falei da casa Pedro ali em cima sobre as especiarias? Lá você pode procurar que tem, com certeza.)

Receita de Glacê caseiro

Se não encontrar o glacê real pronto, prepare em casa sem problemas. Anote o que vai ser preciso para fazer e como preparar:

  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Como fazer a mistura do glacê:

O primeiro passo será misturar o açúcar de confeiteiro e a essência de baunilha, para conseguir uma mistura suave e espessa.

  • corantes alimentícios de sua preferência (dê preferência aos corantes em gel)
  • sacos de confeitar
  • bicos de confeitar tipo perlê n° 3 ou 4

O ideal  para essa quantidade de glacê é fazer até 4 cores: a branca e mais três cores, no máximo. Ao fazer muitas cores algumas irão ressecar e não dá tempo de ação. A não ser que você tenha muitos ajudantes aí na sua cozinha, mas a dica geral são mesmo quatro cores. Você vê nas imagens que com quatro delas dá para decorar muito bem vários temas natalinos.

No caso do glacê pronto, em pó que comentei antes da receita, prepare de acordo com as instruções da embalagem. Geralmente, acrescenta-se somente algumas colheres de sopa de água batendo sempre em velocidade máxima da batedeira, durante 9 minutos. O glacê vira um creme branco e dobra de volume.

Divida o glacê nas quantidades de cores desejadas em pequenos potinhos. A cada uma, coloque um pouco do corante que quiser com a ajuda de um palito de madeira e vá mexendo com uma colher de sopa até fica homogêneo. Ajuste a quantidade de corante de acordo com a tonalidade desejada.

Depois dessa etapa começa a arte, coloque cada uma das cores no saco de confeitar com o bico que tiver a ver com o seu temperamento do dia. Bicos largos, tradicionais ou de escrever!

Não esqueça de agilizar bem essa parte, treine antes, por que o nosso amigo  glacê resseca rápido em contato com o ar. Para aumentar o tempo de ação antes de ressecar tenho uma dica, ao fazer as porções coloridas não abandone as demais, deixe-as cobertas com um pano umedecido para evitar o ressecamento rápido, assim você ganha mais tempo.

Como acertar o ponto do glacê

Para fazer o contorno dos biscoitos o glacê deve ficar mais firme e para preenchimento do biscoito, ele deve ficar mais fluído. Veja nas fotos abaixo a diferença:

Firme: usado para fazer o contorno dos biscoitos.
Fluido: usado para preencher os biscoitos.

Esta imagem acima é do Lets Party Blog, que explica passo a passo cada detalhe sobre o ponto do glacê.


Decoração de biscoitos de natal

  • Essa é a melhor parte: A decoração! Você deve  decorar os biscoitos como mais gostar, combinando glacês de diversas cores para fazer desenhos com motivos natalinos.
  • O que você quiser ” grudar ” no biscoito, como por exemplo bolinhas coloridas, confeitos comestíveis, laços comestíveis ou alguma outra coisa que viu nas fotos do post e queira tentar, não esqueça de colar antes do glacê secar porque depois não dá.
  • Por último, deverá deixar secar o glacê durante pelo menos 1 hora para endurecer.

Polvilhe açúcar cristal sobre o glacê, retirando o excesso. Aguarde 12 horas e veja como o biscoito ficou parecendo neve (Reinaldo Canato/UOL)

Se você gostou da ideia mas sente falta de olhar e sacar cada etapa com mais calma, esse vídeo é para você. No tutorial, depois de ler o post, pode ser mais fácil assimilar os procedimentos embora eu não ache difícil a produção dos biscoitos de natal.

Tutorial de biscoitos decorados de natal


Ainda sobre o Natal aqui no Blog:

Ideias de Biscoitos decorados de Natal

Agora alguns biscoitos e como embalá-los de forma que fiquem lindos para dar de presente, como brinde de final de ano ou para comercializar entre os amigos, na escola dos filhos ou criando sua própria página no Facebook. As ideias das fotos são divinas e o sucesso é garantido, viu?

 

    

 

Recomendados para você: