benefícios-do-mel

Você sabe quais são os benefícios do mel para a saúde? A gente escuta por aí que o " mel é bom ", que ele faz bem para a saúde, para  a garganta e conhece de ouvir por aí várias combinações de mel com alguma coisa. Mas será que ele é realmente bom? Afinal o que é que tem no mel? No post de hoje vou de mostrar alguns benefícios do mel para a saúde e algumas formas de usá-lo para melhorar a sua saúde e como um aliado  para cuidados com a beleza no dia a dia.

Quando eu era pequena, porque eu já fui pequena um dia , minha mãe sempre adoçava minha mamadeira com mel. O mel está no meu imaginário como uma lembrança doce de ser criança. Embora depois que cresci um pouco o mel já não fosse tão presente na minha casa, entendo que o porquê da minha mãe usar mel era também de ter ouvido por aí que era melhor que o açúcar. Sempre fiquei pensando em quão estranho era comer algo que não era nem bicho nem planta e escrever esse post é um mergulho em dúvidas antigas e um reencontro com boas lembranças.

benefícios-do-mel


O que é o mel?

Mel é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colméias para servir-lhes de alimento durante o inverno. A gente é que se intromete e pega para o nosso consumo.

Lendo assim não parece lá muito convidativo comer algo feito por enzimas digestivas de abelhas, não é? Mas é só olhar para o brilho dourado do mel para mudarmos de ideia bem rapidinho.

Porque existe mel de várias cores?

Existem dezenas de variedades de mel de abelhas que podemos obter: segundo a floração, os terrenos de obtenção ou ainda segundo as técnicas de preparação. Por isso existem vários tipos de mel com cores, gostos e texturas bem diferentes um do outro. Diferenciam-se, assim, na cor, indo do branco incolor, amarelo ao castanho principalmente. As vezes em um mesmo lugar que comercializa mel a gente encontra mel de várias cores e não há um melhor que o outro, depende do que você gosta de comer.

Outra coisa interessante sobre a formação do mel é que ele pode vir de uma única flor (mel monofloral) ou de várias (mel plurifloral). Mas não há mel rigorosamente monofloral, entretanto a presença de outro néctar em pequena quantidade não influi apreciavelmente no seu aroma, cor e sabor. Existem outros insetos que fazem mel, vocês sabiam dessa? Mas como não são comercializados também não são consumidos.


Qual a composição do mel?

benefícios-do-mel

O mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%), por hidratos de carbono, nomeadamente por açúcares simples (glicose e frutose). Também composto por água (cerca de 20%), por minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros) e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos). Mas tudo isso varia bastante também dependendo   das plantas de onde é extraído o néctar e, também, de acordo com a localização geográfica dessas plantas e os tipos das abelhas produtoras.

O mel pode substituir o açúcar?

O mel é um alimento energético completo, de alto valor nutritivo e fonte de minerais e de aminoácidos que atuam na formação das proteínas necessárias à sobrevivência. O mel tem dois açúcares – a glicose e a frutose – que são imediatamente absorvidos pelo organismo, passando diretamente para a corrente sanguínea, por isso é um alimento tão energético.

Mel engorda?

benefícios-do-mel

Exatamente por conta disso que você acabou de ler saiba que o mel engorda sim. O mel engorda porque é doce e tem quase as mesmas calorias do açúcar branco. Uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 60 calorias e a mesma medida de mel apresenta 55 calorias, por isso, se for consumido em grandes quantidades o mel engorda e não deve ser consumido por diabéticos.


benefícios-do-mel

Contraindicações do mel

Crianças menores de 3 anos de idade: Até aos três anos de idade como o sistema digestivo da criança pode não estar completamente desenvolvido e maduro não se defendendo assim de forma eficiente de corpos estranhos. Existe até aos 3 anos de idade a possibilidade de intoxicações graves com uma bactéria encontrada comumente no mel chamada Clostridium boltulino.

Diabéticos: Os diabéticos devem evitar o mel, pois possui muito açúcar simples que eleva rapidamente a glicemia do sangue. O açúcar do mel é um dos tipos de carboidrato que o diabético deve evitar.

Alérgicos: Pessoas sensíveis com tendência a alergias podem desenvolver reações alérgicas manifestando mal estar gástrico e até dor de estômago, devido aos grãos de pólen presentes no mel.


Benefícios do mel para a saúde

benefícios-do-mel

Não é lenda, ele é realmente muito bom e melhora a resistência do organismo. Mamãe acertou em cheio em adoçar a mamadeira da Larinha com o poderoso mel. Primeiro porque eu me acostumei com o gosto desde cedo e adoro mel até hoje e segundo por conta de todos os benefícios que vou listar agora:

  • Prisão de ventre – pois ajuda o intestino a se movimenta
  • Má-digestão e úlceras gástricas – porque tem enzimas que facilitam a digestão
  • Bronquite, asma e dor de garganta – pelas suas características antibióticas e anti-sépticas
  • Cicatrização rápida de feridas – Ele ajuda na remoção dos tecidos mortos e fornece o ambiente propício para a formação de novos tecidos para combater a formação de bactérias. O mel é enriquecido com glicose oxidase uma enzima que forma o peróxido de hidrogénio quando misturado com água.

O mel quando associado a outros ingredientes também é bom para:

Mel com própolis:

Alívio dos sintomas de faringite, amigdalite, gripe e resfriado. O própolis é utilizado pelos humanos como antibacteriano, antifúngico, antiviral, estimulador do sistema imunitário, cicatrizante e regenerador de tecidos.

Mel com canela:

auxilia na digestão combatendo a má-digestão, que pode ocorrer após uma refeição rica em gorduras. Assim, após uma refeição exagerada, pode-se fazer um chá e adicionar um colher de chá de mel com canela para facilitar a digestão.

Mel com limão:

previne o aparecimento de gripes e resfriados pois o limão tem vitamina C que fortalece o sistema imunológico.


Benefícios do mel para a beleza

Rico em vitaminas, minerais e enzimas naturais, o mel pode ser um grande aliado da beleza, pois além de limpar e conservar a elasticidade da pele, ele elimina toxinas e pode servir também como um esfoliante natural caseiro, que ajuda a revigorar e hidratar a pele.

Se você sofre com problemas de acne e possui marcas e manchas na pele, o mel pode ser uma ótima opção para combater o problema, já que suas substâncias possuem ação cicatrizante, reduzem as impurezas e evitam o aumento de bactérias na região afetada.

Além disso, ele ajuda a prevenir e clarear manchas no rosto e auxilia no combate ao envelhecimento precoce, devido à ação de seus antioxidantes.


Receitas caseiras com mel

  1. Misture mel em seu xampu e lavar o cabelo ou aplicar mel puro no cabelo e deixar 2 horas para agir como condicionador, tratar os fios danificados. O mel contém hidratantes naturais que fornecem umidade intensa para o cabelo.
  2. Misture uma colher de mel com 4 xícaras de água morna. Use esta mistura como última plicação no cabelo para dar um brilho e saúde para o seu cabelo.
  3. Adicione uma colher de mel em sua banheira para obter uma pele doce, macia e brilhante.
  4. Mel, óleo de amêndoas, leite em pó, suco de limão, quando misturados, fazer uma excelente máscara facial para o tratamento de cicatrizes. Esta preparação ajuda a tratar a pele esturricada de sol e ainda pode-se armazenar essa mistura uma semana na geladeira.
  5. Basta aplicar mel em lábios rachados e secos. Os lábios ganharam suavidade e hidratação natural do mel.
  6. Prepare um excelente esfoliante com mel, nozes em pó e suco de limão. Esfregue na pele durante 5 minutos e depois lave. Nozes agem como agente esfoliante, suco de limão ajuda a eliminar manchas e mel nutre a pele para torná-la macia por mais tempo.
  7. Uma colher de mel misturado com um ovo inteiro e aplique em seu rosto. Este remédio caseiro certamente proporcionará resultados positivos se usado regularmente. Recomenda-se o uso uma vez por semana.

Eu adoro mel e aprendi bastante sobre ele quando pesquisava para escrever o post. Espero que vocês tenham gostado e se utilizem bastante desse poderoso alimento.

Recomendados para você: