batata-rustica

A batata rústica é um prato que está fazendo cada vez mais sucesso no Brasil, graças ao seu sabor marcante, agradável e cheio de personalidade. Essa iguaria nada mais é do que uma batata assada com casca, que ganha um gostinho especial graças ao tempero com sal e ervas aromáticas. Ficou com água na boca? Então leia essa matéria e aprenda a fazer.

Considerada um dos ingredientes mais versáteis da cozinha, a batata pode ser utilizada em diversas receitas, principalmente na elaboração de acompanhamentos. Ela serve para fazer purê, mas também pode ser recheada ou se transformar em um delicioso escondidinho. No entanto, a forma mais usual de preparo é a fritura.

Aprenda a fazer uma batata rústica muito saborosa. (Foto: Divulgação)
Aprenda a fazer uma batata rústica muito saborosa. (Foto: Divulgação)

Batata Rústica

A batata rústica se destaca como um petisco perfeito para uma reunião entre amigos. Ela valoriza o clima de descontração e pode ser saboreada com diferentes tipos de molhos. E o melhor de tudo: a receita é tão fácil que qualquer cozinheiro de primeira viagem pode se arriscar. Neste post vamos ensinar como fazer a tradicional batata rústica assada com a casca e mais abaixo você também poderá ver uma receita de batata rústica frita, que também é gostosa, porém menos saudável que a receita assada.

Batata rústica Assada

Separamos a melhor receita de batata rústica. Todo mundo vai amar aí na sua casa! Confira:

Ingredientes

– 3 batatas com casca
– 4 ramos de alecrim
– 3 colheres (sopa) de azeite
– 3 ramos de tominho
– 10 folhas de sálvia
– 5 dentes de alho com casca
– Sal grosso a gosto
– Pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo:

Como fazer batata rústica

1. Lave bem as batatas e as ervas. Depois, tenha o cuidado de secá-las.

2. Corte as batatas em gomos, respeitando o sentido do comprimento. A espessura de 3 cm é perfeita.

3. Coloque as batatas picadas em uma panela, preencha com água até cobrir todos os pedaços. Acrescente uma colher (chá) de sal grosso.

4. Acenda o fogo alto e deixe as batatas cozinharem. Quando a água começar a ferver, aguarde o cozimento completo por mais seis minutos.

Como fazer batata rústica 4

5. Deixe as batatas rústicas escorrerem numa peneira por alguns minutos. Essa etapa é muito importante para reforçar a crocância do petisco.

6. Transfira os gomos de batata para uma assadeira retangular e coloque os dentes de alho nas cascas. Regue-os com azeite e depois acrescente as ervas, ou seja, sálvia, alecrim e tominho. Tempere com mais um pouco de sal grosso e pimenta-do-reino. Misture bem para que os ingredientes aromáticos sejam incorporados.

7. Leve as batatas ao forno pré-aquecido à 200º e deixe assar por 40 minutos. Lembre-se de mexer a assadeira a cada 10 minutos e, quando completar 20 minutos, vire as batatas para dourar o outro lado.

8. Retire as batatas do forno e solte-as da assadeira, com o auxílio de uma espátula.

9. Pronto! Agora é só servir com molho tártaro.

Batata Rústica Frita

Esta receita de batata rústica encontramos no site do gnt e seu preparo é muito simples! Veja abaixo:

Ingredientes

-4 batatas

Sal de ervas:

-50g de sal

-1 colher (chá) tomilho

-1 colher (chá) alecrim

Como preparar:

-Cortar as batatas com casca em forma de palitos e deixar fritar em óleo a 130ºC por 5 minutos.

-Retire do óleo e deixe-o esquentar até chegar a 200°C e frite as batatas por mais 5 minutos.

Sal de ervas:

-Moa o sal com as ervas e tempere as batatas com esse sal.

batata-rústica-frita

O segredo da batata rústica está, basicamente, na combinação dos temperos e das ervas aromáticas. Se tudo sair como planejado, o petisco ficará macio por dentro e crocante por fora. Bom apetite!