Como-fazer-arroz-soltinho-na-panela

Os segredos para fazer um arroz soltinho podem ser de grande ajuda para quem não consegue acertar de forma alguma o ‘ponto ideal’ deste prato tão comum entre os brasileiros. Preparar arroz parece algo simples, não é mesmo? Mas na verdade exige técnica para que ele não fique todo empapado.

O arroz se destaca como ingrediente de muitos pratos. Entre os italianos, ele serve para fazer risoto. Entre os japoneses, serve para preparar sushis. Entre os espanhóis, ele é decisivo para uma boa paella. Já entre os brasileiros, o grão é usado mesmo como um acompanhamento tradicionalíssimo.

Segredos-para-fazer-um-arroz-soltinho-1
Tudo começa pela escolha do melhor arroz. (Foto: Divulgação)

Arroz Soltinho

O arroz está presente no cardápio praticamente todos os dias e combina com todos os outros alimentos que compõem o almoço ou jantar. Ele vai bem com carnes, ovos, legumes, verduras e leguminosas. Sua versatilidade na cozinha é impressionante.

Quem não tem prática de preparar arroz pode se deparar com dificuldades para deixá-lo soltinho e gostoso. Alguns erros no modo de preparo fazem o arroz nosso de cada dia ficar uma verdadeira papa ou muito duro. Mas, saiba que o segredo de um bom arroz está nos detalhes da preparação. Um arroz que é super fácil de acertar o ponto é o da marca Tio João. O sabor é único, uma delícia!

Como fazer arroz soltinho e em grande quantidade?

Confira a seguir uma lista com oito super dicas que revelam os segredos para um arroz soltinho e delicioso. Vamos conferir?

1. Cuidados no momento da compra: Na hora de escolher um pacote de arroz no supermercado, é recomendado dar preferência aos grãos íntegros, com tom perolado e formato alongado. Estas características são fundamentais para garantir o sucesso da preparação. O arroz com aspecto quebradiço deve ser evitado, afinal, ele desmancha na hora de cozinhar. Também é interessante dar preferência à coloração perolada ao invés do grão totalmente branco, pois as chances do prato ficar ‘soltinho’ é bem maior.

2. Evite lavar o arroz: Lavar o arroz é uma prática comum no modo de preparo, mas não é o mais apropriado. Quando os grãos são lavados, o amido e outros nutrientes que são interessantes para a saúde se perdem.

Para deixar o arroz soltinho, é necessário acertar na proporção dos ingredientes. (Foto: Divulgação)
Para deixar o arroz soltinho, é necessário acertar na proporção dos ingredientes. (Foto: Divulgação)

3. Duas partes de água para uma de arroz: A preparação de um arroz soltinho requer uma proporção ideal dos ingredientes. Se for preparar um copo de arroz, então use a mesma medida para colocar o dobro de água na panela. Quando o grão insiste em ficar duro, o ideal é adicionar mais um pouquinho de água (pouca coisa).

4. Escolha uma boa panela: O ideal é que a panela seja grande, afinal, o arroz chega a aumentar 60% de tamanho após passar pelo cozimento. Você deve tomar cuidado com os recipientes com fundo grosso, afinal, eles seguram mais calor e podem queimar o arroz.

5. Sempre cozinhe o arroz em água quente: Para que o cozimento do arroz aconteça de forma apropriada, é preciso manter a temperatura alta do começo ao fim do processo. Então, aquele velho hábito de colocar água fria na panela não deve acontecer.

É fundamental refogar bem o arroz. (Foto: Divulgação)
É fundamental refogar bem o arroz. (Foto: Divulgação)

6. Refogue bem: Para que o arroz fique soltinho, é importante refogá-lo bem e deixar os grãos lubrificados. A proporção de olho ideal é de 5 a 10% da quantidade de arroz usada. Também é fundamental incluir alho e cebola na hora de refogar para tornar o prato saboroso.

7. Não mexa: Durante o processo de cozimento, é recomendado não mexer o arroz. Este cuidado aumenta as chances dos grãos ficarem soltinhos.

8. Deixe descansar: Quando a água do arroz secar totalmente, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.

Se ainda restaram algumas dúvidas, assista este vídeo abaixo que explica passo a passo como acertar no arroz!

Quem tiver mais dicas ou um jeitinho próprio de fazer, escreva nos comentários e compartilhe com a gente!