Dicas para armazenar temperos e ervas 1

Armazenar temperos e ervas corretamente é algo que todo cozinheiro precisa saber. Através desse cuidado, os sabores dos ingredientes são preservados para que as receitas fiquem mais apetitosas. Vale lembrar que o desafio não é apenas preservar o sabor, mas também a textura e o aroma.

Quem gosta de preparar comidas bem temperadas costuma visitar o mercadão da cidade para adquirir temperos e especiarias. No entanto, quando o armazenamento não é feito da forma correta, é comum esses produtos mofarem ou perderem as características mais importantes de apreciação, ou seja, aquelas que estimulam o paladar e o olfato.

Para não perder o sabor e o aroma, os temperos precisam ser armazenados direito. (Foto: Divulgação)
Para não perder o sabor e o aroma, os temperos precisam ser armazenados direito. (Foto: Divulgação)

Como armazenar temperos e ervas?

Separamos algumas dicas de como armazenar temperos e ervas. Confira:

Compre menos

Não saia por aí comprando mais de um quilo de um determinado tempero. O ideal é comprar pequenas quantidades para preservar o sabor, especialmente quando se mora numa região litorânea. A umidade e a maresia são grandes inimigas.

Utilize os mesmos recipientes

Uma dica bem importante para quem deseja armazenar temperos e ervas é usar sempre o mesmo pote para cada produto. Portanto, não adianta guardar orégano no recipiente onde antes era armazenada a canela, por exemplo. Vale ressaltar ainda que trocar de pote o tempo todo faz o mesmo pegar gosto e pode interferir no sabor da erva.

condimentos-temperos
Procure mantê-los sempre no mesmo recipiente. (Foto: Divulgação)

Não dispense o uso da tampa

Quem está em busca de formas para preservar os temperos deve sempre usar potes com tampas no armazenamento, caso contrário, o sabor desaparece rapidinho, bem como a característica olfativa.

Observe as condições de umidade e calor

Como já foi dito anteriormente, a umidade é algo que compromete muito o sabor e o aroma, tanto dos temperos quanto das ervas aromáticas, por isso não é recomendado fazer o armazenamento dentro da geladeira. O ideal é colocar esses produtos em uma gaveta do armário, bem longe da exposição da luz solar ou do calor do fogão.

Pote de vidro é o melhor

O pote de vidro é sempre o mais apropriado. (Foto: Divulgação)
O pote de vidro é sempre o mais apropriado. (Foto: Divulgação)

Dê preferência aos potes de vidro na hora de armazenar os temperos e ervas, além do que preocupe-se em ter tampas de qualidade. Ao invés de gastar dinheiro comprando vários potinhos, experimente reaproveitar algumas embalagens, como potes de vidro, papinha ou molho de tomate. Para facilitar a organização, procure etiquetar os produtos com nomes e datas de validade.

Cuidados com as ervas frescas

As ervas frescas, como é o caso da sálvia, da hortelã, do coentro, da salsa e do manjericão, podem ser preservadas na geladeira. A refrigeração é uma estratégia para que os produtos durem mais tempo. Para proteger da umidade, o segredo é fazer pequenos buquês com papel absorvente.

Faça gelos de temperos

Você pode preparar gelos com temperos e ervas e assim conservá-los no freezer. Ao invés de usar água para fazer os cubos, recomendamos o óleo. Depois de prontos, os cubinhos podem ser utilizados em uma infinidade de pratos, como assados ​, sopas e guisados.

Gelos com temperos e ervas. (Foto: Divulgação)
Gelos com temperos e ervas. (Foto: Divulgação)

Você acompanha o programa Cozinha Prática com Rita Logo no Canal GNT? Não? Se você gosta deste universo da cozinha e adora cozinhar é bom acompanhar, o programa é ótimo e as dicas são preciosas! Num dos últimos programas, Rita Lobo deu boas dicas para acondicionar os temperos e ervas. Clique aqui e assista o vídeo.

E aí, viu só como é fácil armazenar temperos e ervas? Então coloque as nossas dicas em prática.

Recomendados para você: