dicas-de-cozinha

Grande parte dia-a-dia doméstico diz respeito a um único cômodo: a cozinha. O preparo de almoços, jantares, lanches e pequenas refeições ocupam a maior parte do tempo, porém há sempre uma tarefa ou outra que envolve mais tempo e mais paciência.

Com isso, alguns truques de cozinha para facilitar o dia a dia são muito bem vindos.

Truques de Cozinha

Cozinhar é algo muito simples e se pudermos aliar a rotina da cozinha, com dicas práticas que facilitem ainda mais, fica tudo perfeito, né? Com um pouquinho de criatividade e pequenos truques, algumas comidas ficam ainda mais gostosas e o que parecia super complicado, torna-se muito fácil! Vamos conferir 12 truques de cozinha para facilitar o dia a dia?

Cortar cebola sem chorar

cortar-cebola-sem-chorar

Uma das tarefas mais odiadas de quem cozinha, cortar cebola sem chorar é uma ambição possível. Um dos truques é colocar a tábua de corte próximo ao fogão, com a chama ligada, pois essa chama consome parte dos gases liberados pela cebola na hora do corte. Outro truque que funciona partir a cebola embaixo de água corrente.

Truque para reaquecer a Pizza

pizza-requentada

Diretamente do site Mundo Estranho: se você não quer uma pizza requentada borrachuda, coloque um copo de água junto ao prato quando for colocar a fatia no microondas.

Batata frita crocante e sequinha

batata-frita-crocante

Para deixar as batatas fritas bem crocantes, basta cortá-las e colocá-las em água fervendo por alguns minutos, em seguida repassando-as em água com gelo, para dar um choque térmico. Basta escorrer a água e depois colocar para fritar.

Truque para separar a clara da gema

separar-clara-da-gema-com-garrafa-pet

Quebre o ovo, pegue uma garrafa plástica vazia e aperte-a próximo a gema para que ela seja sugada. Depois disso, basta despejar a gema em outro recipiente. Simples e prático.

Truque para descascar alho

descascar-alho-fácil

É só deixar o alho de molho por dez minutos em água fresca. Quando for escorrê-los após esse tempo, as cascas poderão ser retiradas de maneira bem mais simples.

Truque para cozinhar o feijão mais rápido

feijão-cozido

Para o feijão ficar pronto mais rápido, ferva os grãos por cinco minutos em bastante água. Após a fervura, troque a água e termine o processo de cozimento.

Truque para engrossar o caldo do feijão

feijão-cozido2

Para deixar o caldo do feijão mais grosso, basta retirar uma concha do feijão cozido e amassar os grãos. Depois, retorne os grãos amassados para a panela e deixe-o no fogo por mais alguns minutos.

Amaciar carne de panela

carne-de-panela

Para deixar o alimento mais macio acrescente uma colher de café de fermento em pó na hora do cozimento.

Frango frito sequinho

frango-frito

Para que o frango frito não grude na panela e fique bem sequinho coloque uma colher de sopa de maizena no óleo da fritura quando este estiver bem quente.

Eliminar gosto e cheiro de arroz queimado

arroz

Há três dicas que podem funcionar nesse caso: a primeira é colocar a panela sobre uma toalha molhada. Outra dica é colocar uma cebola cortada ao meio na panela de arroz, deixando-a lá dentro por alguns minutos e transferir o arroz para outra panela, travessa ou vasilha, sem retirar o que ficou queimado no fundo.

Já a última orientação é tirar a tampa do arroz ainda quente, colocar um pedaço de pão dentro e tampar novamente por alguns minutos e transferir o alimento para outro local.

Brigadeiro empelotado

brigadeiro

Se o brigadeiro empelotou, fique tranquila. Tire a panela do fogo e bata o doce com força até que fique liso novamente. Depois volte a panela para a chama e continue mexendo sem parar até que fique pronto.

Pão murcho

pao

Para fazer com que o pãozinho fique crocante novamente passe água sobre ele, embrulhe o alimento em uma folha de aluminio e leve-o ao forno médio por dez minutos.

E então? Esses truques são úteis para você? Se conhece outras dicas, compartilhe conosco!