oestadorj-665x438

Quem aí já passou pela terrível experiência de comprar um pacote de tratamentos estéticos e, ao chegar no final dele perceber que perdeu não somente o dinheiro investido nas sessões, mas perdeu também paciência e um pouco da sua auto estima? O tratamento não funcionou e suas expectativas se frustraram. Várias coisas podem ter acontecido, ele não era indicado para você e mesmo assim você fez, ou entre tantas possibilidades, te convenceram a pagar por um serviço que não teria utilidade para você.

Tratamentos estéticos que funcionam

Para que a gente não caia nessa e em outras conversas, vamos falar um pouco sobre os benefícios de alguns tratamentos estéticos comuns e bastante procurados pelas mulheres nos centros de estética e também falar do que funciona e do que não funciona. O objetivo aqui não é falar mal dos profissionais mas alertar as pessoas sobre falsas promessas. Pense no seu caso, no que você gostaria de tratar e veja se vale a pena. Se informar é também valorizar o nosso bolso, não é verdade?

drenagem-linfatica-min


Como saber se funciona ou não?

Vamos ser justas, as frustrações nem sempre começam apenas pelo lado de quem oferece os serviços. Digo isso porque faço parte de um grupo no Facebook que é formado por pessoas interessadas em fazer cirurgia plástica. Lá trocamos informações sobre procedimentos, aonde e com qual médico fazer, se dói se não dói, essas coisas. É bem comum as pessoas que acabaram de sair da cirurgia, feita por um médico pago por elas, ou seja, um prestador de serviço especializado naquilo, irem no tal grupo fazer perguntas que deveriam ter feito ao médico horas atrás. Perguntam nomes de remédios, informações sobre os curativos, indicações de drenagens e outras coisas que deveriam ser questionadas ao especialista e não a um grupo leigo. Depois não fica satisfatório e a culpa é de quem?

Acabamos de ver um exemplo real de que as mulheres estão sempre as voltas com esses e outros assuntos que envolvem a beleza estética: Será que consigo me livrar das estrias? A depilação a laser extermina os pelos definitivamente? Como é possível atenuar a celulite? Vamos esclarecer essas dúvidas com uma profissional atuante na área, a fisioterapeuta dermato-funcional Ingrid Peres e saber o que é mito e o que é verdade quando falamos de tratamentos estéticos.


Principais tratamentos estéticos e seus mitos

belguiadasemana

VERDADE.

As estrias de cor rosada ou avermelhada são as que acabaram de "nascer", são lesões mais recentes. É mais fácil reverter o quadro porque mesmo com o rompimento da pele ainda tem como reestruturar as fibras elásticas. Ou seja, ainda há o que salvar. Pra que isso aconteça o tratamento escolhido tem que agir no processo de renovação celular e produção de colágeno.

Tratamentos estéticos para estrias

Os melhores métodos estimulam a renovação celular e a produção do colágeno de maneiras distintas, recorrendo ao laser, peelings químicos e microdermoabrasão.  Um deles é o PowerSkin, que diferentemente dos procedimentos convencionais, não só estimula o colágeno como une laser e radiofrequência.

Nesse caso que tipo de decepção pode ocorrer? As mulheres e também homens nesse caso, querem um tratamento para estrias. Procuram e pagam por ele porém ele funciona apenas em estrias novas, recentes. No caso da barriga da grávida, logo depois da gravidez dá para tratar se, no caso, a flacidez não for tão grande. Em resumo: Estrias vermelhas e rosadas sim, as de cor branca, não.


MASSAGEM MODELADORA COM APARELHOS SUPERA A MANUAL?

MITO.

belDefinitcorp

Embora a tecnologia seja grande aliada da beleza quando falamos de tratamentos para pele nesse caso é mito mesmo. Os aparelhos utilizados para a massagem modeladora podem intensificar os efeitos da massagem manual, porém nem sempre é necessário recorrer à técnica.

emagrecerjadicas

Massagem manual funciona?

Todos dois tem sua eficácia e podem se complementar. Enquanto a técnica com aparelhos é indicada principalmente para casos de celulite e gordura dura, a manual é mais precisa devido o controle das manobras e da pressão. Para diminuir o inchaço, reduzir a gordura localizada e amenizar a celulite que são queixas muito frequentes entre as mulheres tanto faz a manual quanto a massagem com aparelhos.


A DRENAGEM LINFÁTICA AUXILIA NO COMBATE  À CELULITE?

Therapeutic massage for the female beautiful leg by beautician in the spa salon

VERDADE.

A drenagem manual é feita com movimentos suaves e tem como objetivo mover o excesso de líquido aos centros de drenagem natural do corpo. É  uma massagem suave e deliciosa, que facilita o escoamento da linfa (produto do metabolismo celular que é importantíssimo), melhora a circulação sanguínea e eliminação das toxinas. Esse método auxilia no tratamento de edema e em especial no da celulite, uma vez que atua na diminuição da retenção líquida e desintoxicação.  Algumas sessões já deixam o corpo menos inchado e com  o contorno corporal mais definido. Já fiz e foi realmente impressionante.


Drenagem linfática ajuda a emagrecer?

Realmente as mulheres buscam a drenagem para eliminar celulite e gordura localizada para ficar com um corpo mais enxuto, porém, além desse benefício estético, a massagem contribui para uma verdadeira faxina no corpo, ajudando o organismo eliminar toxinas que veem de alimentos gordurosos ou com muito sódio, ajudando o sistema linfático funcionar melhor e consequentemente os órgãos e glândulas. Não é um benefício maravilhoso?

Mas vale destacar que deve ser realizada por um profissional habilitado dada a importância do sistema linfático para o corpo. Drenagem não é brincadeira.


DEPILAÇÃO A LASER É DEFINITIVA?

belmaisonpayot

MITO.

A depilação a laser elimina o pelo que já está presente na pele. Porém, ao perceber que aquela área está sem pelos, o organismo cria novos bulbos (local onde nascem os pelos) e, por consequência, acaba criando novos pelos. Eu queria muito que fosse verdade, mas é mito mesmo.

Vale lembrar que, apesar desses fatores, a aplicação do laser para a eliminação dos pelos é eficiente, pois eles nascem mais fracos, mais finos e até mais claros, não interferindo na estética. A duração em média é de três anos, o que é bom em comparação com outros métodos que a gente conhece e odeia, como a cera quente por exemplo. Após esse período de validade é necessária apenas uma manutenção do tratamento. Consequentemente um novo investimento, que sabemos, não é muito barato.


PEELING NA PELE NEGRA PODE CAUSAR MANCHAS?

belessasmeninas

VERDADE.

Por dispor de melanócitos – células dos pigmentos da pele – mais ativos, que respondem mais intensamente a estímulos variados, a pele negra tende a manchar mais em qualquer circunstância em que for estimulada.  Por isso, o único tipo de peeling permitido para as mulheres negras é o superficial, como o de cristal.

Não é o fim do mundo, existem peelings inovadores que são baseados na sobreposição de ácidos orgânicos concentrados sobre a pele, proporcionando a reposição por células sadias e com ação prolongada. Ideal para quem busca o rejuvenescimento da face, além disso potencializa o tratamento de acne e o clareamento de manchas na pele. Mas fica aqui a dica para quem tem peles negras: Muito cuidado!

Nesse caso eu recomendaria total atenção e a consulta com um médico dermatologista para indicações dos procedimentos. Fazer um tratamento e sair com um problema diferente e ainda maior é realmente terrível.

Recomendados para você: