Acho que até já contei essa história antes aqui no Muito chique, mas conto de novo porque ela ilustra bem o drama central desse nosso post. Já faz bastante tempo,  eu estava com uns amigos em um bar quando ouvi a seguinte declaração de um rapaz que tentava impressionar uma moça : ” Teus olhos brilham tanto quanto a tua pele oleosa “. GENTE, eu dei um pulo da cadeira e gritei um ” nãaaaaao! “. Certamente o rapaz não entendia muito bem de cantadas e não sei se pegou bem a declaração. Na dúvida, nunca comente sobre a pele oleosa de alguém, muito menos use como um elogio, combinado? A história na época foi bem engraçada mas ainda penso em como falar sobre uma característica da pele do rosto de alguém possa ser um tabu.

Skin care para pele oleosa

A verdade é que quem tem pele oleosa acaba tendo que encarar uma rotina de cuidados para que a aparência de limpeza, a acne e outras características se atenuem.  É um fato a ser encarado, quem tem pele oleosa convive mais com a ideia de rotina de beleza do que os outros tipos . Ou seja, cuidados a mais com a pele apenas por conta de ter um tipo de pele diferente. Alguns motivos para isso são a sensação da pele não estar limpa e o brilho da oleosidade aparente.

Como cuidar da pele oleosa

Afinal, porque algumas pessoas têm a pele oleosa? Aliás, porque algumas pessoas têm a pele incrivelmente oleosa a ponto de não ficar sem a rotina de cuidados apenas um dia? Temos como evitar que a oleosidade aumente  utilizando remédios, tratamentos e alimentação? As respostas para essas perguntas estarão ao longo do nosso texto de hoje. Leia tudo, faça suas anotações  e mande mais perguntas se ainda sobrarem dúvidas.

Pele Oleosa

A aparência da pele oleosa é do jeito que a conhecemos porque esse tipo produz uma quantidade maior de secreção sebácea do que as outras. OK, essa parte é a mais fácil de entender, é oleosa porque produz mais óleo. Em decorrência disso ela fica mais brilhante, com um aspecto úmido e mais espesso. Se identificou?  Um outro ponto é que a sua pele oleosa pode ser assim desde sempre, pode ter ficado assim em decorrência de alguns fatores ou pode passar a ser assim com o tempo, sabia dessa?

Fatores que influenciam os diferentes tipos de pele

Vamos aos fatores e o primeiro é já conhecido nosso : o  fator genético. Sim, a pele oleosa pode ser uma característica da sua família.  Filho de peixe de pele oleosa, peixinho de pele oleosa é!  Esse é o primeiro fator para essa característica. Existem os fatores secundários, aqueles que podem fazer uma pessoa de pele normal ( até seca ou mista, fiquem ligadas! ) mudarem o tipo de pele por determinado tempo ou em definitivo. São eles: a alimentação desequilibrada, alteração hormonal, excesso de sol, estresse  e, pasmem, uso de substâncias cosméticas.

E o que podemos fazer para que a oleosidade diminua e que a aparência da pele melhore?

Pensando nessa resposta e também no conforto da pele, porque a oleosidade é algo que incomoda bastante a quem tem que conviver com ela diariamente, vamos falar da rotina de cuidados específica para pele oleosa. O que chamamos de skin care é exatamente isso, que passos temos que dar, TODOS OS DIAS, para que nossa pele tenha uma aparência bem cuidada e confortável.  O que eu quero dizer? Por exemplo, tratamentos estéticos feitos em clínicas podem funcionar pontualmente, mas o skin care é aquilo que você mesma pode fazer. O investimento vai depender das suas condições, mas os tipos de produtos é a que você deve se ater.

Dentro do skin ( pele ) care ( cuidados ) diário existem vários passos e para cada um deles um produto ou ação. Se estás com possibilidades financeiras de investir em marcas e produtos diferenciados saiba que cuidados com a pele do rosto sempre valem a pena, caso não seja esse o seu momento, ok, se atenha ao tipo de substâncias que tem em cada um e ache uma marca que caiba no seu orçamento.


Limpeza de pele oleosa

Vamos começar por uma limpeza caprichada. Como a gama de produtos para lavar a pele oleosa no mercado é enorme, esse é o passo onde a variedade pode te complicar. escolha algo de marca que você confie e experimente, analise os resultados e veja se vale a pena continuar nela. Se você usa Nívea há dez anos, sua pele está sempre com aparência de suja logo após a lavagem, está na hora de mudar, concorda?

Use géis de limpeza ou loções. Lave pela manhã e a noite. Caso sinta desconforto ao longo do dia, tenha embalagens menores na bolsa. Não se renda aos sabonetes comuns de banheiro para uma lavagem rápida durante o dia, pode trazer efeito rebote, produzindo mais óleo. Marcas boas e com custo benefício bacana: Vichy, La roche posay, Ávene e neutrogena. Pesquise e compare produtos dessas marcas em lojas e sites. Vale a pena!

Hidratação para pele oleosa

Quem olha para a pele oleosa e a vê sempre com aparência úmida, com jeito de encharcada, pode confundir com pele super hidratada. Com isso muitas pessoas com esse tipo de pele simplesmente não a hidrata. A lógica existe mas não está correta. Nesse passo use os hidratantes da sua marca preferida que  contêm os ácidos salicílico e/ou glicólico. Os ácidos deixam a pele equilibrada e tratada. Não esqueça dos que têm ácido retinoico, esses tratam a pele de forma bastante completa.

Nesse passo não entram apenas os hidratantes específicos para pele oleosa, outros produtos também são úteis para o tratamento do quadro de oleosidade, como a água termal gelada ( fora que é uma delícia nos dias quentes ) e os esfoliantes. As máscaras de frutas, naturais e outras são sensacionais para o controle da oleosidade mas não entram nesse post como skin care, afinal não é recomendado o uso diário desses procedimentos. Ok?

Proteção para pele oleosa

Como falamos ali acima, a exposição ao sol potencializa os efeitos da oleosidade e isso nada mais é do que o seu corpo se protegendo da insanidade ( haha! ) que é se queimar propositalmente. Concorda?

Existem muitos protetores em gel e é neles que você deve focar sua busca e compra. GEL! Não use protetores de marcas de farmácia local, não use super bloqueadores físicos ( aqueles bem esbranquiçados ) . Esses vão piorar e muito o seu problema. Talvez não sejam tão baratinhos e nunca entrem em promoção, mas é o produto para a sua pele.

Ponto positivo da pele oleosa

Enfim, procure estar com e pele sempre limpa, hidratada e protegida e verás que a pele oleosa, como qualquer outra, tem a sua parte boa. Pessoas com essa característica demoram muito mais a ter rugas!