bo4

As rugas são consequência do envelhecimento da pele, devido à degeneração e diminuição de tecidos elásticos e de sustentação. Porém, existem diversas mulheres que já apresentam diversas marquinhas de expressão no rosto, mesmo sendo jovens, o que pode ter outra causa: exposição excessiva ao sol. Além disso, outros agentes que contribuem para o desenvolvimento das rugas são o fumo, o estresse, alterações hormonais e o vento.

Para entender e definir o que é uma pele envelhecida de uma com queimaduras e rugas do sol é preciso saber que a primeira tem menor quantidade de elastina, colágeno e vascularização. Já a segunda possui fibras de colágeno desorganizadas, além do aparecimento da heliodermatite (dermatite causada pela ação do sol). As rugas de expressão são decorrentes da contração muscular repetida ao longo de muitos anos – mais comuns de serem visualizadas nos olhos, na testa e nos lábios. Elas também são aleatórias e não obedecem a nenhum tipo de padrão regular de tamanho, cor ou regiões mais afetadas.

Tratamento

bo1

Alguns dos tratamentos indicados para o problema são aplicações de cremes rejuvenescedores dermatológicos específicos para cada tipo de pele, dos peelings e dos dermoabrasivos, que “lixam” a pele deixando-a mais lisa e renovada, de lasers e de implantes de colágeno e ácido hialurônico. Já a toxina botulínica (botox) pode paralisar a musculatura que produz as rugas assim como os movimentos de expressão do nosso rosto. Dessa forma, é preciso muito cuidado.

O procedimento é geralmente usado para tratar pés de galinha, rugas da testa ou entre as sobrancelhas. Converse com um dermatologista sobre o método mais indicado para você e não compre nenhum cosmético sem prescrição médica.

Prevenção

bo5

Para as meninas jovens o melhor remédio ainda é a prevenção. Por isso, uma alimentação equilibrada, com grãos, frutas e vegetais frescos são uma ótima alternativa para tratar a pele, além da prática de atividades físicas diárias. O uso diário do protetor solar e bons hidratantes também é indispensável.

Gostaram das dicas, meninas? (Vejam aqui dicas de receitas caseiras para peles secas!)