Muitas pessoas se assustam ao perceber manchas brancas aparecendo na sua pele. Essas manchas devem ser investigadas, pois podem ser sintomas de várias doenças de pele, uma delas é o pano branco, que vamos falar hoje.

Você sabia que é possível se proteger do pano branco tomando alguns cuidados com a nossa pele? Isso mesmo, basta identificar a causa do problema.

Quer saber mais sobre o pano branco? Então continue lendo o artigo.

O que é pano branco?

Pano branco, de acordo com os dermatologistas é o nome dado a uma micose na pele, ela é superficial e é conhecida como pitiríase versicolor.  Ela é muito comum e ocorre na camada externa da pele, as manchas podem ter colorações diferentes, como brancas, acastanhadas ou avermelhadas. As manchas descamam e acabam contaminando outras partes do corpo com a maior facilidade. Elas ocorrem onde há mais oleosidade.

Como o pano branco aparece na pele?

As manchas aparecem na pele por causa da contaminação de fungos e pela inibição da melanina, que é a enzima responsável por dar cor a nossa pele. As áreas onde há mais seborreia é onde eles se proliferam mais, como: tórax, couro cabeludo, dorso e pescoço. A gordura que existe nessas regiões serve de alimento par os fungos.

Fatores que podem causar o pano branco

O pano branco pode ocorrer por causa de 5 fatores, são eles:

– Predisposição para a doença de pele

– Excesso de sudorese;

– Excesso de oleosidade;

– Imunodepressão;

– Má higiene da pele.

Como prevenir o pano branco?

Para prevenir o aparecimento das micoses responsáveis pelas manchas na pele é manter higiene diária. Existem casos que deve ser usado um tipo de sabonete especial como os queratolíticos e usar shampoo antifúngicos. Os cremes que são muito oleosos devem ser evitados, principalmente nas regiões onde aparecem as manchas.

Se você gosta de praia, mas quer se prevenir das micoses deve usar filtro solar e evitar aqueles que são muito oleosos. Opte por spray e por aqueles que são toque seco.

Como tratar a micose pano branco?

A micose pano branco deve ser tratada com medicamentos, que podem ser orais ou sistêmicos ou até mesmo com antifúngicos aplicados na pele.  Você pode procurar um dermatologista para que o mesmo indique o melhor tratamento para o seu problema.

Entre os produtos usados podem estar shampoos, sabonetes, soluções em spray, manter a pele limpa e arejada.

Converse com seu médico para ele indicar o melhor tratamento.

Gostou? Deixe sua opinião sobre o artigo, ela é muito importante para nós.