Milium no rosto - como tirar 1

Muitas mulheres sofrem com o aparecimento de bolinhas brancas na pele, que são difíceis de eliminar. Estes cistos, também chamados de Milium, se manifestam quando a pele morta fica presa em pequenas bolsas na superfície da cútis. Diante deste problema, é comum a busca de alternativas para tirar o Milium do rosto. As bolinhas brancas são preenchidas com a queratina que fica alojada na pele. Elas são bem difíceis de esconder apenas com maquiagem, pois possuem volume e comprometem a naturalidade da textura da pele.

Milium no Rosto

Os Milium são classificados em primários e secundários. O primeiro grupo costuma se manifestar com mais frequência na pele dos recém-nascidos. Ele é composto por bolinhas menores e que desaparecem com o tempo. Já os Milium secundários são maiores e ficam normalmente alojados na área dos olhos. As bolinhas brancas não causam dor e nem coceira, mas podem incomodar muito quando se trata da aparência.

Muitas vezes, os milium são confundidos com acnes, pois se manifestam através de protuberâncias de 1 e 2 mm. Na pele, as bolhas brancas se desenvolvem próximas umas das outras ou isoladas.

Os milium são bolinhas brancas que aparecem no rosto. (Foto: Divulgação)
Os milium são bolinhas brancas que aparecem no rosto. (Foto: Divulgação)

Como tirar milium?

Confira a seguir algumas dicas para tirar o milium do rosto:

• Os milium não são como as espinhas, que podem ser facilmente estouradas com os dedos. Na verdade é indicado procurar um dermatologista para retirar adequadamente as bolinhas da pele.

• O procedimento mecânico se destaca como o mais usado para tirar milium do rosto, consistindo na remoção dos cistos com uma agulha. Muitos médicos também realizam o tratamento com ácido, no qual a pele é tratada como um todo, mas os resultados demoram a aparecer.

• Estudos recentes começaram a testar o uso do laser e CO2 para eliminar as bolinhas brancas da pele.

O dermatologista remove as bolinhas com agulha ou ácido. (Foto: Divulgação)
O dermatologista remove as bolinhas com agulha ou ácido. (Foto: Divulgação)

• É importante não tentar espremer os milium, pois a situação do rosto pode piorar se acontecer uma infecção de pele.

• O tratamento contra os milium pode ser realizado em casa, desde que os medicamentos sejam prescritos por um médico. Entre os ácidos usados para combater o problema de pele, vale destacar o retinóico e o adapaleno.

• A esfoliação da pele é recomendada uma vez por semana para evitar o aparecimento de novas bolinhas.

• Quem tem milium e está tratando deve evitar tomar sol.

A limpeza de pele ajuda a acabar com os milium. (Foto: Divulgação)
A limpeza de pele ajuda a acabar com os milium. (Foto: Divulgação)

• Um peeling com frutas ácidas, que pode ser feito em casa, ajuda a eliminar os milium da pele.

•Uma forma de remover os cistos salientes para deixar a pele bonita é apostando em uma limpeza. O procedimento normalmente envolve assepsia, esfoliação, extração, massagem, aplicação de máscara e aplicação de filtro solar.