Melhor protetor solar Lista dos melhores 9

Descubra qual é o melhor protetor solar para o seu tipo de pele e conheça os produtos mais elogiados do mercado. O verão chegou com tudo e, com ele, os dias de calor intenso. Na hora de passear ou ir à praia, é fundamental aplicar o filtro em cada parte do corpo que fica exposta aos raios solares.

O fotoprotetor, quando aplicado corretamente, combate os efeitos maléficos do sol. Ele previne manchas de pele, envelhecimento precoce e até mesmo o câncer. Esse produto se encarrega de formar uma camada protetora que supera a radiação solar, ou seja, os raios UVA e UVB.

Qual o melhor protetor solar?

Descubra qual é o protetor solar mais apropriado para o seu perfil. (Foto Ilustrativa)
Descubra qual é o protetor solar mais apropriado para o seu perfil. (Foto Ilustrativa)

Os raios UVA, quando penetram na pele, contribui com a formação de manchas, rugas e outras marcas do envelhecimento. Ele também é associado a algumas alergias que predispõem o câncer de pele. A radiação UVB também é muito perigosa para a saúde, estando diretamente relacionada às queimaduras solares.


Como escolher um bom protetor solar?

Para aproveitar um dia ensolarado sem colocar a saúde em risco, as pessoas devem aplicar o protetor 30 minutos antes da exposição. Também é fundamental evitar os horários em que o sol está mais quente, ou seja, das 10h às 15h.

Melhor protetor solar Lista dos melhores 5

O Muito Chique reuniu algumas dicas que ajudam a escolher o melhor protetor solar. Confira:

Observe o FPS

Na hora de escolher um fotoprotetor, é fundamental observar o Fator de Proteção Solar (FPS). Esse item é responsável por medir quanto tempo a pele exposta aos raios solares leva para ficar vermelha. Quando maior for o número, mais tempo você vai estar protegido.

Quem tem pele clara ou pele sensível deve escolher um filtro solar com FPS 60 ou 70. No caso de um tom intermediário, é apropriado escolher o fator 30. A pele morena, por sua vez, tem mais melanina e se protege naturalmente das ameaças do sol, por isso ela recebe bem um produto com FPS 15.

Melhor protetor solar Lista dos melhores 2


Tipo de pele

O tipo de pele também influencia na escolha do protetor solar ideal. Quem tem pele seca deve dar preferência à versão em creme, devido ao alto poder de hidratação. Por outro lado, as pessoas com pele oleosa, devem escolher o filtro oil-free ou em gel.

Como escolher o melhor protetor solar?

O protetor solar pode ser encontrado à venda em diferentes versões, como creme, gel, spray e até mesmo oral. A escolha do melhor produto depende da necessidade e do local de aplicação. Confira:


Protetor solar em creme

Melhor protetor solar Lista dos melhores 3

O protetor solar em creme aparece como o mais vendido nas farmácias, perfumarias e supermercados. A sua consistência cremosa promove a hidratação, por isso funciona bem em peles envelhecidas ou com tendência ao ressecamento. Na maioria das vezes, a fórmula é enriquecida com vitaminas e por isso a cútis fica ainda mais hidratada a cada nova aplicação.

No mercado, é possível encontrar dois tipos de protetores solares em creme: o óleo em água e a água em óleo. No primeiro caso, considerado o mais comum, o óleo fica na parte interna e a água na externa. Já no segundo, a situação se inverte, pois o óleo fica na parte externa e a água na interna. A composição com água em óleo, que aparece frequentemente nos protetores infantis, costuma ser bem mais pegajosa e por isso incomoda as pessoas adultas.

Melhor protetor solar Lista dos melhores 4

O filtro solar em creme tem grande capacidade de proteger a pele, mas pode não ser a melhor opção para quem sofre com oleosidade. Esse tipo de produto tende a deixar o rosto com um aspecto gorduroso, por isso favorece o aparecimento de acnes.

A versão em creme do protetor solar é mais vantajosa do que os outros produtos no que diz respeito à resistência. Ele geralmente tem mais capacidade de suportar água e suor.

Melhor protetor solar Lista dos melhores 8


Protetor solar oil-free

O protetor oil-free foi desenvolvido especialmente para as pessoas com pele oleosa. A composição livre de óleo deixa o produto com uma consistência mais leve e fluída, portanto, não há riscos de deixar o rosto com uma aparência pegajosa. As fórmulas oil-free podem ser encontradas nas versões em gel, gel-creme, mousse e sérum.

Melhor protetor solar Lista dos melhores


Protetor solar em Spray

 O spray é ideal para aplicar em áreas grandes do corpo, como é o caso das costas. Também funciona bem em regiões com muitos pelos, pois sua consistência dispensa a necessidade de espalhar.

Devido à praticidade e fácil aplicação, o protetor em spray se destaca como o favorito entre os homens. Ele tem muitas vantagens, como o fato de não deixar a pele com um aspecto gorduroso. No entanto, quem usa esse tipo de produto precisa se atentar à reaplicação. O ideal é passar o fotoprotetor de duas em duas horas (no caso de praias e piscinas).

Veja também:


Protetor solar em gel

O protetor solar em gel não é tão eficaz na hora de formar uma camada protetora sobre a pele, portanto, acaba sendo mais indicado para pessoas com pele morena. A sua fórmula é bem menos gordurosa do que a versão em creme, por isso representa uma boa alternativa para aplicar no rosto oleoso.


 

Protetor solar oral

O protetor solar oral ajuda na proteção contra os raios solares, mas não substitui a aplicação direta na pele, através de loções em creme, gel ou spray. Esse tipo de produto normalmente é rico em antioxidantes, previne manchas e ajuda na manutenção do bronzeado.

Protetor solar com cor

O protetor solar com cor tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Ele protege a pele da radiação solar e também combate os males causados pela claridade. Esse produto costuma ser um grande aliado na hora de se proteger contra as manchas.


 

Tomar sol é um hábito extremamente positivo para a saúde, desde que os devidos cuidados sejam respeitados. A exposição moderada contribui com a produção de vitamina D, um nutriente essencial para fixar o cálcio nos ossos e evitar problemas como a osteoporose.

Além de escolher o melhor protetor solar para aplicar na pele, você também deve adotar um conjunto de atitudes para se proteger dos raios UVA e UVB. Respeite os horários mais indicados para o banho de sol, use chapéu e camiseta.