maos-hidratacao-receita

Assim como o rosto e corpo, a pele das mãos é muito delicada e necessita de cuidados diários. Sem eles, ela se torna seca, descamativa, grossa e com uma desconfortável sensação de aspereza e repuxamento. Uma aparência que esteticamente não agrada ninguém, sobretudo às mulheres, que sempre gostam de exibir mãos bonitas e sedosas.

Por que as mãos ficam grossas e ásperas?

maos-asperas

Esse problema aparece na pele uma vez que ela começa a perder a capacidade de reter água em suas células que, desidratadas, fazem com que essa pele se torne seca, áspera e grossa. As mãos podem adquirir esse desagradável aspecto devido a diferentes fatores: falta de hidratação, uso excessivo e inadequado de alguns produtos, frio intenso ou exposição demasiada ao sol e vento, hereditariedade (com predisposição genética a ter pele seca), ou problemas de saúde, como disfunções da glândula tireóide também podem levar a pele das mãos a apresentar esses males.

Outras causas também deixam as mãos nesse estado. A exemplo de certos tipos de antibióticos que tem como principal efeito colateral o ressecamento da pele; ou mesmo por causa de alguma alergia. Muito comum, em especial por quem sofre de alergias e desconhece, apresentar mãos ásperas e ressecadas após o contato com materiais de limpeza (detergentes, sabão em pó, água sanitária, etc), perfumes, cosméticos, dentre outros que contenham agentes químicos.

O primeiro passo para recuperar a maciez e beleza das mãos é nunca esquecer de hidratá-las diariamente. O hábito vai assegurar que suas mãos estejam sempre belas e suaves ao toque. O creme ou loção hidratante (boas escolhas são os à base de manteiga de karité, vitamina E, uréia e lactato de amônio) precisa ser específico para as mãos e deve ser aplicado várias vezes ao dia, em especial nas épocas mais frias e quentes do ano. A hidratação é ainda mais necessária se você trabalha em ambientes fechados, com uso frequente de ar condicionado, que costuma ressecar bastante a pele das mãos.

maos-asperas3

Reserve os banhos com água quente ou morna para aqueles dias realmente gelados, e na maior parte do tempo, opte por toma banho com água fria. Que ajuda a manter a camada hidrolipídica da pele e impedir o seu ressecamento. A escolha certa do sabonete também é fundamental. Dê preferência aos de consistência líquida, ou mesmo géis sem sabão. A regra serve ainda na hora de lavar as mãos ao longo do dia. Evite ao máximo os sabonetes em barra que agridem a pele.

Receita caseira para hidratar as mãos

maos-bonitas-vendas-em-alta_1

Confira abaixo uma poderosa receita caseira para acabar com a aspereza das mãos e deixá-las macias e hidratadas!

Creme de hidratação esfoliante de linhaça e óleo de coco

Ingredientes:

  •  2 colheres de sopa de Óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de linhaça marrom triturada
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal
  • Suco de um limão

 Misture os ingredientes até obter uma pastinha de consistência grossa. Passe a mistura no dorso e palmas das mãos massageando bem por cerca de 5 minutos. A mistura vai fazer uma leve esfoliação na pele das mãos e revitalizá-la, removendo o aspecto áspero e ressecado, o que torna as mãos grossas. Enxágue com água fria e aplique, em seguida, um protetor solar.

Recomendados para você: