maquiagem

Existem inúmeros agentes causadores do aparecimento de manchas vermelhas no rosto. As mais comuns se devem a quadros infecciosos de doenças, alergias (mais recorrentes devido ao contato com produtos de limpeza, ingestão de certos alimentos, uso inadequado de cosméticos e medicamentos, alergia a perfumes, acne rosácea, dentre outros).

As manchas vermelhas deixam a pele do rosto com uma aparência semelhante à obtida por exposições solares sem proteção (com a face ruborizada e irritada). As manchas vermelhas que não somem em um prazo de uma semana a um mês merecem maiores cuidados, pois podem sinalizar algum tipo de doença mais séria como câncer de pele.

manchas-vermelhas-no-rosto

Outros sintomas que indicam a doença são ainda aumento de tamanho e sangramento. Muito recorrentes na região do rosto, por ser uma área de maior exposição aos raios solares.

Manchas Vermelhas – O que pode ser?

Outras doenças, a exemplo da psoríase, catapora e sarampo possuem as manchas como principais sintomas. Onde alguma delas costuma aparecer primeiro na pele em forma de manchas. As manchas podem aparecer ainda em formato de pequenas pintas avermelhadas. Quando as manchas coçam, sangram ou apresentam ainda edemas (inchaços) ao redor, é preciso atenção redobrada e procurar de imediato um médico dermatologista.

O estresse também pode ocasionar manchas vermelhas no rosto. Por isso, ao perceber que sua face fica avermelhada em seguida a situações de grande tensão, é muito provável que essa seja a fonte do problema. Nesses casos, o recomendado é incluir mais atividades relaxantes no seu dia-a-dia.

manchas-vermelhas-no-rosto

As alergias são as maiores determinantes no surgimento dessas manchas. Se desconfiar que as manchas vermelhas estejam sendo causadas por algum tipo de alergia (dermatites alérgica), peça ao seu dermatologista o requerimento de exame específicos (que variam desde ao exame de sangue comum e testes de alergia, a os mais precisos, como as biópsias de lesão da pele) para identificar se é esse mesmo o diagnóstico correto.

Grande parte dos tratamentos para amenizar e sumir com as manchas incluem medicamentos de uso tanto tópico como oral. Antialergênicos, cremes, pomadas, géis ou loções são alguns dos muitos que fazem parte da lista. Contudo, é sempre importante salientar que todos ele só devem ser utilizados após consulta e mediante supervisão do seu dermatologista. Para evitar piora e aumento das manchas, evite se automedicar e utilizar produtos sem receita médica.

Aqui no Blog já falamos sobre diversos tratamentos para manchas no rosto, complemente a sua leitura lendo mais sobre como tirar manchas da pele com Glyquin e Vitanol-A.