Manchas no Rosto – Conheça todos os tratamentos e dicas para clarear as manchas na pele!

Pele
Manchas no Rosto – Conheça todos os tratamentos e dicas para clarear as manchas na pele!

Bom mesmo seria se houvesse um Photoshop na vida real, não é mesmo? Seria bem mais fácil e as manchas do rosto sumiriam em apenas alguns segundos! Infelizmente nem tudo são flores e para se livrar destas manchas desagradáveis na pele precisamos enfrentar uma maratona de cuidados!

A boa notícia é que existem diversas formas de conquistar o resultado desejado graças à tecnologia e também à alguns produtos que ajudam a deixar a pele mais uniforme e com um aspecto mais bonito.

Manchas no Rosto – Por que elas aparecem?

A pergunta que não quer calar: Por que aparecem manchas no rosto? Infelizmente existem diversos fatores causadores de manchas na pele, mas sem dúvida nenhuma o principal vilão é o sol. As manchas aparecem devido a produção exagerada de melanina e isso, nada mais é, do que um pigmento que dá coloração à pele.

Por outro lado, outro causador de manchas na pele são os hormônios, eles são responsáveis pelo surgimento de melasmas – e quando expostos ao sol tendem a piorar, agravando a situação. A única maneira de ajudar no combate às manchas é usar e abusar do filtro solar, isso não é nenhuma novidade, porém muitas pessoas ainda insistem em não usar.

Lembrem-se do que disse Pedro Bial: "Use filtro solar!". icon biggrin Manchas no Rosto   Conheça todos os tratamentos e dicas para clarear as manchas na pele! (…E usem mesmo!)

Manchas de Espinha (Acne)

Essas são terríveis! Elas apresentam-se de diversas formas e em alguns casos as manchas são tão escuras que dá pra jurar que elas não vão mais desaparecer! Mas calma que pra tudo tem jeito!

Estas manchas escuras são o resultado de ações inflamatórias na pele e são desencadeadas por motivos bem comuns, como por exemplo aquela espinha que inflamou ou que você insistiu em apertar, estes e outros fatores podem resultar em hematomas bem feios na pele, deixando manchas escuras na face.

Para acabar com as manchas de espinhas, primeiro é necessário uma avaliação de um bom dermatologista, afinal somente ele poderá indicar qual o melhor tratamento para cada caso específico. Afinal, cada caso envolve fatores diferentes, como por exemplo, o tipo de mancha na sua pele, se é uma mancha superficial ou não, se ela apareceu recentemente ou não, o seu tipo de pele, etc, etc.

Cada um destes fatores é avaliado pelo profissional que vai indicar o tratamento correto apartir destas informações prestadas. Confira algumas dicas para se livrar da acne!

Se o seu problema for uma espinha interna saiba que existem formas de amenizar os seus efeitos também.

Tipos de Tratamentos para Espinhas

Ainda bem que podemos contar com diversos recursos para terminar de vez com as manchas de acne, não é mesmo?

O ácido retinóico, ácido glicólico, ácido kójico, hidroquinona estão entre os tratamentos mais utilizados por dermatologistas para auxiliar no combate às tão temidas manchas. Porém cada um destes procedimentos possui suas particularidades e efeitos colaterais que devem ser bem observados durante o tratamento e que certramente será bem explicado pelo dermatologista.

Manchas na pele – Melasmas e Cloasmas

Nem mesmo as gestantes ficam ilesas das manchas no rosto, aliás, para elas ainda há um agravante,  bastante comum durante a gravidez, são as manchas de pele denominadas "melasmas". Melasmas são manchas ocasionadas devido à algumas alterações hormonais naturais da gestação, essas alterações ocasionam o aparecimento destas manchas desagradáveis.

Melasmas são manchas escurecidas que surgem normalmente no rosto, depois que elas aparecem é complicado de remover, mas não é impossível. Por isso a dica é usar muito filtro solar e se possível alguns cosméticos para proteger a pele da melhor maneira possível. Mas não esqueça: Antes de usar qualquer produto, converse com o seu obstetra para que ele indique os produtos corretos que você deve usar.

Os cloasmas também são manchinhas que surgem na pele, porem, são bastante irregulares e instáveis, ora aparecem, ora desaparecem. Normalmente elas são em tons mais escuros do que a pele e surgem principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz, lábios e têmporas.

Tipos de Tratamento para Melasmas

Alguns tratamentos ajudam a combater as manchinhas desagradáveis que surgem durante a gestação, são eles:

  • Agentes despigmentadores tópicos.
  • Tretinoina – Ácido que ajuda a renovar as células da pele e não deve ser utilizado durante a gravidez.
  • Ácido azelaico (205) – Contribui para a diminuição da atividade dos melanócitos.
  • Peeling facial com alfa hidroxiacidos ou agentes com ácido glicólico.
  • Tratamento com laser.

Tratamentos para manchas na pele

Ainda bem que existem inúmeros tratamentos que ajudam a combater as manchas da pele, cada um deles age de uma maneira diferente e tudo depende de cada caso. As manchas podem se apresentar de diferentes formas, desencadeadas por muitos fatores e colorações variadas.

Elas podem estar ligadas à idade, acne (ou lesões), gestação, etc. O importante é que para cada um deste fatores, existem tratamentos específicos que ajudam a amenizar as marcas na pele. Abaixo, vamos conhecer alguns tipos de tratamentos para manchas de pele:

Cosméticos

Os cosméticos são excelentes alternativas para o combate das manchas na pele, existem muitos produtos realmente bons no mercado, que ajudam a reduzir e eliminar de vez as tão temidas manchas. Uma boa dica são os produtos manipulados, eles possuemo percentual ativo maior do que alguns produtos vendidos no mercado dos cosméticos.

Abaixo, alguns produtos que tem o objetivo de eliminar manchas, clarear a pele, deixando-a uniforme e com um aspecto mais bonito.escargot Manchas no Rosto   Conheça todos os tratamentos e dicas para clarear as manchas na pele!

  • BIODERMA White Objective Crème Active
  • ARMONIA (ancienne réf.) Crème à Base de Mucus d'
  • BIODERMA White Objective Pinceau
  • CAUDALIE Vinoperfect Crème Nuit Anti-taches
  • DUCRAY Melascreen Éclat Crème Riche SPF 15
  • ELESIS Crème Éclat Anti-Taches Jour Correctrice et Protectri
  • FILORGA Meso-Peel Kit Peeling
  •  L'ORÉAL Revitalift Fluído Corretor

Entre estes cosméticos para clareamento de manchas, também são bastante conhecidos e reconhecidos por profissionais da área a Hidroquinona, Idebenona,  Ácido kójico e Cosmocair C25.

Peeling

O peeling é um dos tratamentos de manchas de pele mais solicitado por ser muito eficiente e mostrar resultados satisfatórios em um curto prazo. Para a realização deste procedimento é utilizado ácido retinóico com uma concentração maior do que em cosméticos comuns.

No primeiro momento o peeling deixa a pele avermelhada e assim permanece por alguns dias, age na parte superficial da pele, podendo ser mais profundo, dependendo do caso. A exposição solar não é permitida nos primeiros dias, após a realização das sessões.

343848 Cuidados para a pele apos peeling facial Manchas no Rosto   Conheça todos os tratamentos e dicas para clarear as manchas na pele!

Luz Intensa Pulsada

A luz pulsada age destruindo as células manchadas na pele do paciente. Depois da sessão, é normal o aparecimento de pequenas crostas que devem sumir em até dez dias.

Devem ser feitas no mínimo quatro sessões para obter um resultado satisfatório. Os resultados são surpreendentes.

luz intensa pulsada manchas na pele Manchas no Rosto   Conheça todos os tratamentos e dicas para clarear as manchas na pele!

Fraxel Laser

Para as mulheres que sofrem com as famosas Melasmas, o Fraxel Laser é uma excelente opção. Este tratamento é específico para as manchas ocasionadas pelos hormônios e é uma opção nenhum pouco agressiva que trata das camadas da pele onde o melasma está presente.

Para obter bons resultados, é recomendável que a paciente faça no mínimo três sessões.

Fraxel during procedure Manchas no Rosto   Conheça todos os tratamentos e dicas para clarear as manchas na pele!

Terapia Fotodinâmica com ALA

O principal objetivo desta técnica é tratar o câncer de pele, porém, apresentou excelentes resultados no tratamento de manchas de pele provocadas pela exposição aos raios solares.

O tratamento é feito com ácido aminolevulínico – Trata-se de uma substância que potencializa os efeitos da luz. É recomendável fazer no mínimo três sessões.

dsc03729 Manchas no Rosto   Conheça todos os tratamentos e dicas para clarear as manchas na pele!

Receitas Caseiras para tirar manchas da pele

E porque não apelar para a medicina alternativa também? Existem algumas receitinhas super fáceis de preparar em casa mesmo e garantem boas melhoras nas manchinhas à longo prazo!

O Muito Chique garimpou algumas receitinhas super fáceis na web e vamos compartilhar com vocês. Bora conferir?

manchas na pele Manchas no Rosto   Conheça todos os tratamentos e dicas para clarear as manchas na pele!

Máscara de argila

Ingredientes:

2 colheres de argila verde
Metade de uma laranja
Suco de uma cenoura
Preparo:
Misture os ingredientes e aplique a pasta no rosto. Deixe agir até que a máscara seque e fique dura. Retire com água morna.

Máscara de limão

Ingredientes:
Suco de um limão
Sal
Preparo:
Misture o suco de limão com o sal até obter uma mistura espessa. Aplique na mancha durante vinte minutos e depois lave.

Máscara de cebola e vinagre

Ingredientes:

Cebola
Vinagre
Preparo:
Esmague a cebola e misture-a com o vinagre. Aplique a mistura diretamente sobre a mancha e deixe agir durante 15 minutos.

Máscara de vinagre de maçã

Ingredientes:

Vinagre
Iogurte natural

Preparo:
Com a ajuda de algodão, aplique no rosto o vinagre de maçã todos os dias, durante 20 minutos. Depois da pele bem limpa, passe o iogurte natural durante 20 minutos e retire com água morna.

Dica especial:

Peeling caseiro para clarear manchas da pele

Você vai precisar de:
1 xícara (chá) de feijão-branco
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (café) de açúcar refinado

Preparo:
Bater o feijão branco cozido no liquidificador. Juntar o azeite e o açúcar. Limpar a pele e aplicar por 30 minutos. Molhe os dedos e faça movimentos circulares pelo rosto.

Veja mais dicas de como tirar manchas da pele.

Este artigo foi útil para você? Sim Não
Deixe seu comentário pelo Facebook: