Você sofre com manchas na pele? Este post é pra você! Se você é uma das pessoas que lutam contra as marcas e imperfeições e não sabe mais o que fazer para se livrar delas, que tal conhecer os tratamentos mais eficazes para combater as manchas de pele?

Causas das manchas de pele

As manchas que causam verdadeiro terror na maioria da mulherada podem ter diversas origens: marcas de acne, exposição ao sol, distúrbios hormonais, envelhecimento e outras alterações na produção de melanina. Na prática, como elas podem ter diferentes causas, elas podem exigir diferentes métodos de tratamento e essa análise cabe ao dermatologista.

Manchas-na-pele-001

De qualquer maneira, é bom sempre ter informações a respeito das possibilidades ao alcance das mãos para garantir que o sonho da pele perfeita aconteça. Desse modo, vamos ver alguns dos tratamentos mais eficazes contra elas:

Filtro solar para manchas na pele

Como diz o poeta, “use filtro solar”: o conselho vale tanto para quem tem manchas a tratar ou quer evitá-las. O indicado é usar diariamente produtos com, no mínimo, fator de proteção 15, sendo que o ideal é 30 para atividades do dia-a-dia, como ir ao trabalho ou a outros locais cotidianos. Já quando você estiver na praia ou piscina, o melhor é usar filtros com FPS entre 45 e 60 a prova d’água.

Manchas-na-pele-002

Para facilitar a vida, é possível encontrar cremes hidratantes com proteção, assim como outros cosméticos. Desse modo dá para manter o problema sob controle e garantir a manutenção do tratamento escolhido pelo dermatologista para o seu caso.

Cremes manipulados para manchas na pele

Os cremes costumam ser a primeira opção da lista de quem está tentando se livrar das manchas. Embora possa ser um tratamento caseiro, ele exige supervisão e cuidados.

Manchas-na-pele-003

De acordo com matéria feita pelo site Corpo a Corpo, os cremes receitados por dermatologistas envolvem hidroquinona e ácido retinóico ou arbutin e ácido glicólico. Já a formulação e a concentração dos componentes dependerá do tipo de pele, da profundidade e tamanho da mancha e de fatores individuais como alergias ou intolerâncias. O mesmo vale para a frequência da aplicação do produto, que deve ser seguido a risca para evitar problemas maiores.

Peelings para manchas na pele

Feito em clínicas, o peeling costuma ser a primeira opção dos profissionais. Feito em diversas sessões, costuma ser uma opção de procedimento seguro e bons resultados especialmente quando os cremes clareadores não apresentam resultados mais eficientes. Podem ser utilizados no tratamento o ácido retinóico, ácido tricloacético ou ácido glicólico contra para sardas e manchas resultantes de acne.

Manchas-na-pele-004

O número de sessões depende das condições da pele e também do estado das manchas, podendo ser normalmente entre três e cinco sessões, com intervalos que podem chegar a quatro semanas entre uma e outra. A manutenção também exige cuidados: durante o tratamento e durante quarenta dias após o término é preciso evitar exposição ao sol e usar filtro solar com alto fator de proteção, assim como evitar calor excessivo, até vapor e normaço.

Luz pulsada para manchas na pele

A técnica da luz pulsada emite uma luz sobre a área da pele a ser tratada, sendo atraída pelo pigmento da mancha, aquecendo a melanina e a destruindo. Uma das principais vantagens desse tratamento é ser considerado quase indolor: já a desvantagem é o aparecimento de casquinhas sobre a pele, que costumam sumir em dez dias.

Manchas-na-pele-005

Essa casquinha não pode ser removida de modo algum, já que há riscos de surgir novas manchas caso isso seja feito, portanto é preciso ter controle e paciência. As sessões dependem do estado da pele e da profundidade da mancha, mas a recomendação normal costuma ser de cinco sessões e intervalos que podem chegar a um mês entre elas.

Lembre-se:

Embora a automedicação seja uma alternativa tentadora, qualquer tratamento para remoção de manchas da pele precisa de acompanhamento e supervisão de dermatologistas. Cabe lembrar que, mais que um incômodo para a vaidade, determinadas manchas na pele podem indicar algo errado com a saúde.

Cada tipo de pele exige cuidado diferenciado assim como cada paciente tem necessidades diferentes: isso minimiza os riscos à saúdo e garante o sucesso do tratamento.

Recomendados para você: