Se você chegou até aqui porque está preocupada com as manchas na pele na gravidez, calma! Isso é algo mais normal do que você possa imaginar. Apesar de ser um problema bem chato e que deixa a gente bem chateada, saiba que tem solução pra isso SIM!

A gravidez é uma fase na vida das mulheres que é um turbilhão de emoções e hormônios, muitas vezes o turbilhão de emoções é fortemente impactado pelos hormônios então a gente já adianta que quem manda nisso tudo são eles. Quando estudei hormônios na faculdade me abriu a mente pra um monte de coisas que acontecem no corpo da gente e vou conversar com as leitoras hoje sobre um assunto específico que incomoda muito as grávidas. Acredito que se você está aqui nesse texto agora, juntinho comigo, é porque em algum momento passou pela sua cabeça evitar as manchas ou se ver livre delas.

Geralmente as manchas aparecem no rosto, mas elas podem surgir também nos baços, mãos e pernas. Qualquer área que fique exposta ao sol está sujeita a manchas. Essas marcas escuras são chamadas de melasmas. O nome é feio e a aparência que elas deixam na pele também. A consequência de uma pele com melasmas é uma aparência descuidada e envelhecida.

Manchas na pele na gravidez

A  exposição solar vem sempre em primeiro porque atinge a todos que saiam na rua pelo menos uma vez por dia e é a maior causa delas. Outra causa são as infecções sejam micoses ou  vírus, alterações de ordem vascular, também os  tumores e marcas de acne mal cuidada ou que não tenha sido tratada por um profissional a seu tempo.  O uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações são causas frequentes de melasma na  pele, e causa genética também.  A última e a que é o assunto desse post são as manchas causadas por  distúrbios hormonais essas são as que acontecem na gravidez e que chamamos de cloasma gravídico.

Causa das manchas na pele na gravidez

O grande culpado de tudo isso são os hormônios. Os   estrógenos e os  progestágenos estimulam a melanogênese, que é a formação da melanina. Essa é a explicação do aparecimento da melasma nas grávidas. Essa explicação é a mesma para o aparecimento de manchas em quem toma anticoncepcional por muito tempo e acaba sofrendo algum desequilíbrio desses hormônios.

Tipos de manchas na pele na gravidez

No fundo acho que poucas leitoras querem saber os nomes certinhos, a gente quer saber mesmo como tratar, o que fazer e quando, confere? Mas antes de irmos pro combate propriamente dito a gente precisa sabe quão séria é a coisa. O melasma aparece na pele, mas quão profundo será que ele está? Eles se dividem em três grupos:

  • Melasma epidérmico

A epiderme é a camada mais externa da pele, superficial e o melasma é considerado epidérmico quando o pigmento está depositado nela.

  • Melasma dérmico

Já o do tipo dérmico é quando a mancha está na parte superficial e profunda da pele também.

  • Melasma do tipo Misto

Como o próprio nome já diz, quem tem melasma misto tem dos dois tipos acima. Em regiões diferentes.

Regiões que mais causam manchas na pele na gravidez

Eles podem aparecer no rosto em diferentes regiões e isso também é uma característica a ser considerada tanto quanto a profundidade das manchas. Ele pode ser malar – com manchas que ocorrem nas maçãs do rosto, pode ser centro facial – manchando lugares como o nariz, queixo, a região que fica acima do lábio, as bochechas e a testa e do tipo mandibular.

Todas as grávidas terão melasma? A incidência de manchas de gravidez é tão alta, mas tão alta que fica em torno de 75 a 90 % das futuras mamães. Esse número é bem alto então se coloque na estatística e tente prevenir. Claro que vai variar o local, a intensidade de uma para outra. Algumas grávidas têm manchas no rosto, outras nas axilas, dentro das coxas e algumas ficam com todas as cicatrizes que têm no corpo com a coloração mais escura.

Não podem ser usados nas manchas na pele na gravidez

Agora vamos a preciosa lista do que as grávidas podem ou não podem usar na pele para tratar os melasmas que já apareceram. Comece lendo o  produto ou indo à farmácia com essa lista em mãos porque esses NÃO PODEM ser usados:

  • Retinóis (tretinoína, isotretinoína, retinol, retinal e retinil)
  • Alfa hidroxiácidos (ácido glicólico, ácido mandélico)
  • Beta hidroxiácidos (ácido salicílico)
  • Hidroquinona (despigmentante)
  • Ácido kójico (despigmentante)

manchas-na-pele-na-gravidez

Não se desespere mas a maior parte dos produtos para tratar manchas têm algum desses componentes e isso pode fazer mal a saúde do seu bebê. Converse com seu médico e veja o que ele pode liberar para você.


Mais sobre manchas aqui no blog:

Como evitar manchas na pele na gravidez

Vamos chegar a um acordo sobre a chegada das manchas, elas aparecem na pele do rosto lá pelo terceiro trimestre. Até lá você teve bastante tempo para fugir como uma louca do sol e andar cheia de protetor mesmo dentro de casa. Essa é a melhor dica. Use boné, viseiras, evite ficar esperando dentro do carro no sol.  Reaplique sua poção mágica a cada três horas, faça chuva – mesmo –  ou faça sol.

Horários para tomar sol na gravidez

O horário é importantíssimo porque as grávidas precisam tomar sol mas, claro, fora do horário em que ele é prejudicial. Então apenas se exponha antes das 10 da manhã e após as quatro da tarde. É o mais sensato para todo mundo mas no caso das manchas da gravidez é o que vai garantir o solzinho que garante a vitamina D no organismo  e a prevenção da melasma.

Outra coisa comum é a mancha escura no local do buço. É muito frequente por causa do suor na região, ele acumula ali mais rápido do que em outros locais, levando o protetor que é passado no rosto. Onde mais surgem manchas escuras bem características da gravidez é na linha do umbigo e também o escurecimento das mamas. As causas são hormonais também,  com o  aumento dos hormônios estrogênio e melanogênico elas aparecem. Não pense que por serem comuns elas não precisam de cuidados, saiba que elas não somem tão facilmente após o parto e é necessário proteção solar extra para que não seja um procedimento tão difícil quanto o melasma facial.

O que fazer para retirar as manchas na pele após a gravidez?

Como as manchas não saem da pele no momento do parto – seria belo se elas se fossem também, mas não acontece – marque os peelings, os ácidos de forma geral para depois e converse sempre com seu médico sobre os produtos e a amamentação também. Não confunda não estar mais grávida com o real risco desses ácidos caindo na sua corrente sanguínea indo parar no seu leite. Alguns dos tratamentos eficientes para as manchas na derme e epiderme são, como eu acabei de falar, os peelings à base de ácidos que são manipulados pela dermatologista a partir da necessidade do seu rosto ( eu já fiz, ótimo não tenha medo – custa em torno de R$ 200,00 a aplicação feita em clínica por médico ) , ou pode ser recomendadas algumas sessões de laser, cremes manipulados com hidroquinona ou ácidos e óleos. Todos  são aliados no combate às manchas.

Tratamento de manchas na pele na gravidez

Achei muito interessante as dicas deste vídeo abaixo, de uma pessoa que fez o tratamento com alguns produtos específicos e realmente conseguiu se livrar das manchas no rosto após a gravidez. Assista o vídeo e confere as dicas:


Receita caseira para manchas na pele na gravidez

No vídeo abaixo, você confere as dicas de uma esteticista que dá dicas de receitas caseiras muito eficientes para manchas na pele durante a gravidez. Realmente achei incrível as dicas dela, são receitas que funcionam de verdade. Veja:

A palavra chave quando falamos de tratamentos para melasma é perseverança! Quer saber mais sobre este assunto? Encontrei um texto bem interessante no site www.bebe.com.br.

 

Recomendados para você: