LIMPEZA-DE-PELE

A limpeza de pele é um procedimento que permite desintoxicar as camadas superficiais e profundas da pele. Ela consegue eliminar todos os microrganismos que insistem em colocar em jogo a saúde dos tecidos. Quem tem o hábito de fazer limpeza percebe melhorias significativas no rosto, afinal, o método reduz a quantidade de cravos, diminui a oleosidade e deixa a pele mais viçosa.

Quando você realiza uma limpeza de pele em casa é preciso pensar que o tratamento acontece em etapas. Primeiro é necessário lavar a pele, usando água morna e sabão neutro. Em seguida acontece a aplicação do esfoliante, a fim de eliminar as impurezas do rosto. O terceiro passo é uma limpeza mais profunda, que pode ser realizada através de uma sauna facial caseira. Por fim, usa-se uma máscara calmante para hidratar a pele e acabar com a vermelhidão.

Faça a limpeza de pele em casa e deixe o seu rosto mais bonito. (Foto: Divulgação)
Faça a limpeza de pele em casa e deixe o seu rosto mais bonito. (Foto: Divulgação)

 

Limpeza de pele caseira

Você não precisa gastar dinheiro com clínicas de estética para fazer limpeza de pele. Separamos 5 receitas caseiras que podem ser de grande ajuda, afinal, ensinam a preparar esfoliantes, máscaras hidratantes e até mesmo uma sauna facial. Confira algumas sugestões para deixar a sua pele mais bonita!

Esfoliante de mel + óleo de amêndoa + aveia

Fazer uma limpeza de pele com ingredientes caseiros é possível sim, basta fazer a combinação certa. Prepare em sua casa uma máscara com 2 colheres de mel, 1 colher de óleo de amêndoa e 1 colher de farinha de aveia. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Remova com água corrente.

Aposte em mel e aveia para fazer uma esfoliação. (Foto: Divulgação)
Aposte em mel e aveia para fazer uma esfoliação. (Foto: Divulgação)

Esfoliante de mel + açúcar

Se você quer eliminar definitivamente as impurezas da pele, então experimente preparar uma pasta esfoliante a base de 2 colheres de mel e 1 colher de açúcar. Aplique no rosto fazendo movimentos circulares. Para retirar o produto caseiro, use água de coco.

Limpeza de pele com argila

Providencie um pouco de argila e misture com água, até obter uma pasta bem consistente. Com os dedos, aplique a máscara no rosto, espalhando de maneira uniforme na pele. Deixe agir por 15 minutos. Após esse período, lave com água corrente.

A máscara de argila também é uma boa opção. (Foto: Divulgação)
A máscara de argila também é uma boa opção. (Foto: Divulgação)

Máscara de mel + iogurte

Em um recipiente, misture duas colheres de iogurte natural com duas colheres de mel. Depois, aplique esse creme hidratante natural por todo o rosto e deixe agir por 10 minutos.

Recupere a beleza da sua pele com iogurte. (Foto: Divulgação)
Recupere a beleza da sua pele com iogurte. (Foto: Divulgação)

Sauna caseira de chá de camomila

A sauna facial, que tem o poder de remover espinhas e cravos, pode ser realizada com saquinhos de chá de camomila. Prepare a infusão normalmente, usando a erva e água fervente. Depois, coloque a bebida numa vasilha grande. Aproxime o rosto do recipiente e sinta o vapor em contato com a pele por alguns minutos.

Limpeza de pele

A limpeza da pele é um daqueles cuidados tão importantes que está presente até mesmo para aquelas que não tem grande preocupação com a vaidade. Isso porque estamos falando de um cuidado básico que é benéfico para mulheres de todas as idades, independente de todos os cremes e tratamentos estéticos que estejam disponíveis no mercado. Se aos 20, quando nossa pele está em sua melhor aparência, ela serve para eliminar a sujeira e evitar os cravos, aos 40 a limpeza de pele contribui para que ela mantenha a hidratação e aspecto saudável. Também é fundamental para quem não vive sem os poderes da maquiagem já que a limpeza prepara a pele para uma nova make sem residuos da anterior e proporciona melhor acabamento.


Produtos para limpeza de pele

Se você não quer utilizar nenhuma das receitas caseiras acima e faz questão de comprar os produtos certinhos para o seu tipo de pele, aí vão algumas dicas:

Encontramos diversas sugestões de produtos para limpeza de pele facial lá no site da Farmácia Onofre, os preços estão ótimos e o bom é que a farmácia é super conhecida e confiável para comprar online. Clique e veja!

centauro-comprar (1)


Higienização da Pele

Estava usando maquiagem? Então comece aplicando o demaquilante para remover o produto, de preferência um que possa ser usado na região próxima aos olhos e assim evitar irritações. Caso não esteja usando maquiagem passe direto para a limpeza com sabonete neutro: aplique o produto na palma da mão úmida e massageie o rosto com movimentos circulares.

Tonificação

O tonificante é um produto que tem uma ação mais profunda que sabonetes comuns e alcançam lugares que o sabonete não faz um trabalho tão eficaz. Isso faz com que a limpeza seja mais profunda e de quebra controlar a oleosidade da pele. O tônico é sua escolha pessoal: ele apenas deve ser escolhido de acordo com as características de sua pele. Caso seja seca ou normal, a indicação é o uso de tônicos hidratantes. Caso seja oleosa, os tônicos adstringentes são a melhor escolha. É só aplicar o produto em algodão e massagear a pele também em movimentos circulares.

Esfoliação

O esfoliante está presente no cotidiano de limpeza de pele mas exige cuidados, isso porque ele não pode ser utilizado de maneira exagerada – seja na quantidade, na frequência ou na força durante a aplicação. Além disso ele deve ser escolhido com cuidado e levando em consideração as características da pele, bem como a definição da frequência do seu uso. Em exagero, ele pode lesionar a cútis e causar desequilíbrios como aumento da oleosidade. O uso do esfoliante é simples: aplicar o produto na pele úmida, espalhar com movimentos circulares sem usar muita força e, por fim, enxaguar com água morna.

Hidratação

Hora de lançar mão do amigo hidratante! E assim como os demais cosméticos citados acima, o hidratante também precisa ser adequado ao seu tipo de pele, portanto tenha cuidado na hora de comprar. Aplicar é um processo simples: siga os traços do rosto fazendo um massagem e puxando do centro para cima. Esse movimento garante um efeito parecido com o lifting então é interessante seguí-lo a risca. Melhor ainda se o hidratante tiver fator de proteção solar de no mínimo 15 fps.


 

Veja abaixo alguns vídeos que ensinam o passo a passo de limpezas de pele caseiras. Escolha a sua preferida e mãos à obra!

Limpeza de Pele com ovo e açúcar

Limpeza de Pele para acabar com as manchas

Limpeza de pele com extração de cravos

Limpeza de pele profunda