argila-lama-vulcanica-para-a-pele

Removida do solo, a uma profundidade acima de quatro metros, a Lama vulcânica trata-se de uma argila altamente concentrada e rica em minerais de elevado poder de cura e benefícios para a beleza.

Sendo muito utilizada como base em tratamentos – muitas vezes caros – por esteticistas. Popularmente conhecida como argila preta, ela é constituída de alumínio, silício, titânio e ferro. Distribuídos em percentual suficiente para fazer da lama vulcânica uma das argilas mais raras encontradas na natureza.

Por causa da sua riquíssima concentração de minerais, derivada da mistura entre as argilas branca, verde e vermelha que a originaram, a lama vulcânica é bastante usada no combate ao reumatismo, sinusite, inflamações, inchaços, tumores, artrose, má circulação sanguínea, anti-séptica e adstringente; eczemas, stress, por ser revigorante; fungos na pele e também para desintoxicar o organismo.

argila-lama-vulcanica

Na estética, ela atua de maneira eficaz no rejuvenescimento da cútis e redução de rugas, flacidez e marcas de expressão, o que a torna ideal para peles mais maduras. Com ação  tônica, anti-séptica e adstringente, ela promove um peeling suave na pele, combatendo  oleosidade excessiva, espinhas e cravos. Também é excelente na suavização de sardas e manchas na face, axilas e virilha. No corpo, a lama vulcânica age no tratamento da celulite, flacidez, estrias e redução de medidas,

Na pele da face, a lama vulcânica é usada sob a forma de máscaras. Na região do corpo e couro cabeludo, através de compressas ou cataplasmas. Prepará-la em casa é muito simples. Em recipiente, basta misturar a argila com água (sempre dando preferência à água filtrada ou mineral), loção tônica, soro fisiológico ou ainda chá.

Certifique-se de que o líquido escolhido esteja morno ou já em temperatura ambiente. Adicione o líquido aos poucos, até que forme uma pastinha grossa. Sem esquecer de limpar a pele com sabonete antes de qualquer aplicação. Não é preciso esfoliá-la, pois a argila já oferece essa propriedade.

argila-para-a-pele (2)

No rosto e também pescoço, pode-se espalhar a lama vulcânica com os dedos mesmo, com cuidado para não cair na região dos olhos e boca. Espere a máscara secar (evite falar ou rir durante o processo) e retire com bastante água fria e, em seguida, aplique um hidratante facial.

No corpo, é distribuída com o auxílio de um pincel, em camadas grossas, e depois são usadas gazes para cobrir a pele até que ela seque por completo.

Aprenda, abaixo, como fazer em casa uma máscara facial à base de lama vulcânica. Poderosa e regenerativa, ela é eficaz no combate ao envelhecimento, oleosidade excessiva e cansaço da pele. Como age na renovação celular, ela nutre e hidrata a tez. Devolvendo-a luminosidade, viço e hidratação.

Máscara Cremosa de Lama Vulcânica

  • 20g de lama vulcânica;
  • 10g de máscara gel neutro (lembrando que não é necessário acrescentar água na mistura, devido ao uso do gel neutro. Que pode ser encontrado em farmácias de manipulação, ou em lojas especializadas na venda de material para a produção de cosméticos artesanais.).
  • 2 gotas de óleo essencial de copaíba;
  • 1 gota de óleo essencial de gengibre;

Misture bem todos os ingredientes em um recipiente pequeno e aplique no rosto por cerca de 20 a 30 minutos, ou até a máscara secar.

Recomendados para você: