Hidroquinona Para Clarear a Pele  3

Com o passar do tempo, a pele pode escurecer e apresentar manchas. Grande parte deste problema é causada pela exposição aos raios UV sem filtro solar. Diferentes técnicas, então, são usadas para promover o clareamento das regiões cutâneas escurecidas, como é o caso da Hidroquinona.

O que é a Hidroquinona?

A Hidroquinona é um composto químico conhecido internacionalmente por cumprir a função de clarear a cútis. Ela dificulta a formação de melanina, ou seja, a pigmentação da pele.  Ao mesmo tempo, a Hidroquinona degrada as bolsas que armazenam melanina dentro das células.

A Hidroquinona  é usada no clareamento da pele. (Foto: Divulgação)
A Hidroquinona é usada no clareamento da pele. (Foto: Divulgação)

O despigmentador de pele, também conhecido pelos nomes comerciais Clarider, Claripel e Solaquin, promove o clareamento gradual de manchas como sardas, melasmas, lentigo e outras condições que são caracterizadas pelo excesso de melanina.

Os primeiros resultados da Hidroquinona são visíveis após dois meses de aplicação regular. O produto pode ser usado em diferentes regiões do corpo, inclusive axilas e virilha. Após a aplicação do creme, é necessário usar filtro solar com fator acima de 30.

A aplicação da Hidroquinona deve ocorrer por no máximo seis meses. Se o creme continuar sendo aplicado por um longo período, ele pode resultar em manchas brancas irreversíveis.

O preço do creme de Hidroquinona para clarear a pele varia de R$ 19 e 30. O seu uso é contraindicado em casos de gravidez, amamentação, pele machucada e queimaduras solares. Crianças com menos de 12 anos de idade também não podem usar o despigmentador.

A Hidroquinona está presente no Clariderm. (Foto: Divulgação)
A Hidroquinona está presente no Clariderm. (Foto: Divulgação)

Como aplicar Hidroquinona?

Primeiro lave a pele com um higienizador suave. Depois, enxague e aplique a Hidroquinona. É recomendado fazer este ritual no mínimo 30 minutos antes de deitar. O creme dermatológico deve ser espalhado de maneira suave e uniforme, duas vezes por dia.

Durante o tratamento com Hidroquinona, é recomendado evitar o uso de cremes muito abrasivos que possam ressecar a pele.

Em casos de irritações, é recomendado parar o uso do produto e procurar ajuda médica.

Efeitos colaterais da Hidroquinona

O creme é usado para clarear axilas. (Foto: Divulgação)
O creme é usado para clarear axilas. (Foto: Divulgação)

Apesar de cumprir a sua missão de clarear a pele, a Hidroquinona apresenta uma série de efeitos colaterais que motivaram a sua proibição em outros países. Confira:

• Pele seca
• Vermelhidão
• Coceira
•Aumento da sensibilidade cutânea
• Inchaço
• Formação de bolhas
• Aparecimento de pigmentos azuis e pretos
• Dermatite de contato localizada
• Sensação de queimação
• Manchas escuras nas unhas
• Reações alérgicas graves, como problemas de respiração.

Recomendados para você: