peloencravado

A foliculite são bolinhas avermelhadas que podem ou não apresentar pus e aparecem na região dos glúteos ou na virilha. Uma das causas do aparecimento de foliculite é o uso prolongado de calças apertadas, principalmente, as calças jeans.

Essas bolinhas nada mais são que infecções causadas por bactérias, isso se dá devido ao uso de roupas grossas, pois a pele não consegue respirar de forma correta e as bactérias se alojam nos pelos encravados.

Além desse fator a foliculite pode aparecer também quando nos depilamos com cera ou lâmina, mas nesse caso a inflamação não é causada pelas bactérias, e ganha outro nome, pseudofoliculite.

Como tratar foliculite

O primeiro passo no tratamento da foliculite é buscar o auxílio de um profissional, ele tem embasamento para indicar e orientar qual o melhor tratamento que no geral é feito com o auxilio de antibióticos, que podem ser em comprimidos em via oral ou aplicados diretamente no local da inflamação.

Além disso o tratamento também é feito com ácidos glicólico, salicílico e retinóico, presentes m medicamentos, esses ácidos visam melhorar o aspecto da pele e tratam casos mais agudos de foliculite.

Como prevenir foliculite

A prevenção sempre é o melhor caminho para o controle de qualquer problema de pele, e a principal maneira de prevenir a foliculite é deixando a pele respirar, evitando roupas justas demais e tecidos mais grossos, principalmente nos dias de calor.

Além disso a esfoliação da pele é grande aliada na prevenção da foliculite, faça a esfoliação da pele semanalmente, mas caso sua pele já apresentes as bolinhas causadas pela foliculite, evite a esfoliação para não agredir mais a pele.