Espinha Inflamada – O que fazer

Pele
Espinha Inflamada – O que fazer


As espinhas são um grande tormento na vida de muitas pessoas pois além de causarem um aspecto feio na pele, refletem também na autoestima. Normalmente as espinhas surgem na adolescência, o que é considerado normal, pois é justamente nesta fase que os hormônios tem um aumento significativo, estimulando a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

As espinhas começam a sumir por volta dos 20 anos, depois disso, caso elas não desapareçam, é necessário recorrer a tratamentos específicos para a pele com o auxílio de um bom dermatologista, principalmente nos casos de acne vulgar em que as espinhas são mais agressivas e em grande quantidade.

Eu mesma já tive muitos problemas com acne, a ponto de não querer pôr o pé pra fora de casa, mas consegui fazer o tratamento direitinho e hoje não tenho mais problemas com isso. Porém, é necessário seguir o tratamento corretamente, se não o risco das indesejadas espinhas voltarem é bem grande.

Algumas pessoas tem sorte de ter a pele lisinha, mas quando surge aquela espinha feia, acabam muitas vezes não sabendo o que fazer, aí já saem apertando e tentando espremer! Por experiência própria, NÃO FAÇAM ISSO!

Uma vez eu tive a péssima ideia de apertar uma espinha interna no queixo, (e se era interna, lógico que não ia sair dali!), mas eu insisti, insisti até que minha pele começou a ficar toda marcada. Na hora ficou um pouco marcado, roxinho, mas no dia seguinte ficou horrível, a pele simplesmente ficou toda roxa ao redor da espinha e o resultado disso: Dias e dias com a pele marcada, demorou muito para sair aquela "mancha" que eu causei.

Por isso nunca tente espremer uma espinha que estiver por baixo da sua pele, além delas serem super doloridas, não vai adiantar de nada tentar expulsá-la, afinal, para que possam sair, elas precisam chegar até a superfície da pele.

Espinha Inflamada

Com as espinhas inflamadas, é exatamente a mesma coisa. Não tente apertar, espremer, expulsar. Esqueça que ela existe, deixa ela ali quietinha, uma hora ela vai sair dali. Se você forçar, poderá ficar com marcas na pele e tenho certeza que é o que você menos quer, né?

acne Espinha Inflamada   O que fazer

As espinhas inflamadas são nada mais, nada menos do que inflamações dos folículos pilosos e glândulas sebáceas. As glândulas sebáceas estão localizadas dentro de cada folículo e assim as glândulas produzem o sebo, que é uma substÂncia oleosa que lubrifica a pele.

Quando o corpo produz sebo excessivamente, e parte deste sebo fica aprisionado em um folículo, a consequência é a multiplicação de bactérias neste folículo que ficou bloqueado e isso provoca a inflamação.

Espinhas Inflamadas – Dicas para evitar

Aquelas pessoas que sofrem com uma acne mais leve, podem simplesmente ter pequenos cuidados diários para evitar o proliferamento. Lave o rosto com sabão neutro e mantenha a pele sempre limpa, mas evite lavá-lo mais do que duas vezes ao dia para evitar que a pele produza mais sebo.

boticario 2 Espinha Inflamada   O que fazer

Use produtos específicos para pele com acne, cremes, loções e até mesmo maquiagens. Fuja de produtos que contenham óleo e texturas pesadas. Outra dica bem importante é não dormir com maquiagem na pele, isso deixa os poros sem respirar, podendo ocasionar inflamações.

Beba bastante água também, isso ajuda a manter a pele sempre bonita. Outra dica bem interessante é carregar lencinhos de limpeza na bolsa para que possa remover o excesso de óleo da pele sempre que necessário.

As inflamações mais graves, devem ter acompanhamento de um especialista no assunto ok? Somente ele poderá indicar produtos específicos para o tratamento.

Espinha amarela na superfície da pele

Ok, ok! Para toda regra, uma exceção, não é mesmo? Você tem um encontro com aquele gatinho, mas está com um espinha DAQUELAS na superfície da pele, quase saindo?

Espinhas hg 20092609 Espinha Inflamada   O que fazer

Em casos como este, dá para arriscar removê-la, mas claro que tomando todos os cuidados possíveis, ok? Primeiro passo é molhar um pedaço de algodão em água quente (morninha) e deixar o algodão em cima da espinha por alguns minutos, desta forma a espinha vai amolecendo aos poucos, isso vai facilitar com que ela saia sem agredir a pele.

Depois de deixar o algodão com água morna agir por alguns minutos na espinha, enrole uma gaze nos seus dedos e tente expulsar a espinha delicadamente, sem pressionar. Não aperte diretamente na espinha para não infeccionar a pele, piorando a situação, procure espremer a espinha com 1 ou 2cm de distância.

Depois que conseguir remover a espinha é imprescindível lavar bem o rosto, isso também vai ajudar a limpar qualquer resíduo de bactérias que possa ter ficado sobre a sua pele.

Espinha Inflamada – Dicas Caseiras

Uma dica para acalmar a sua pele, se estiver com uma espinha inflamada e dolorida é molhar um pedacinho de algodão em água morna e fazer uma compressa por alguns minutos, este procedimento vai ajudar a desinchar a espinha.  Outra dica para secar a espinha em poucas horas é colocar duas aspirinas em um pires com um pouquinho de água até elas amolecerem, depois basta misturá-las até elas tornarem-se uma pasta grossa.

Depois disso, basta passar uma camada desta pastinha em cima da sua espinha e deixar agir por 15 minutos. Em seguida, lave o rosto. Em poucas horas sua espinha vai começar a secar. (Só faça este procedimento se você não for alérgico(a) a aspirina, ok?)

Veja também uma outra receitinha caseira para espinhas internas que ensinei. Essa dica também funciona! Testada e aprovada! Além dessas dicas, já passamos várias dicas de como tirar uma espinha em um dia, sem agredir a pele e sem deixar marcas.

Quando se trata de uma espinha interna difícil de tirar, é preciso ir com calma. Nunca aperte ou force para que ela saia, isso vai apenas piorar a situação e deixar marcas na pele, ok? Aproveite para conferir uma super dica que passei aqui no blog, sobre como secar espinha em um dia, essa é "ouro", funciona mesmo.

Este artigo foi útil para você? Sim Não
Deixe seu comentário pelo Facebook: