Dicas de Bronzeamento sem sol, o verão já chegou e só de sair pra comprar pão você já volta vermelha? Bom, esse é o meu caso e fico apavorada só de pensar nos estragos que o sol faz na pele da gente todos os dias. Como eu sou muito branquinha vivo procurando meios de ficar um pouco menos albino-esverdeada em tempos de calor, afinal quem consegue ficar com as pernas escondidas nesse calorão? Mas será que dá pra ficar bronzeada longe do sol? Como conseguir pegar uma corzinha sem fazer o seu dermatologista ter um enfarto?

Bronzeamento sem sol

Dicas de bronzeamento sem sol - Pele bonita e saudável

Desde pequena minha família sempre me levou à praia. Mas não era praia daquele jeito que aparece nos comerciais de protetor solar, não.  Estamos falando de uma geração com menos informações sobre proteção solar sobretudo em crianças e  isso fazia com que os pequenos vivessem cheios de bolhas doloridas.

Hoje em dia sabemos que a radiação solar faz mal não só nesse sentido de curto prazo mas também com o acúmulo ao longo dos anos causando envelhecimento precoce, manchas  e até câncer de pele.

Dicas de bronzeamento sem sol - Pele bonita e saudável

Veja dicas de Bronzeamento sem sol

Tomar sol para se bronzear é um hábito prejudicial, isso é um fato, mas porque será que mesmo sendo prejudicial ele é tão constante na nossa sociedade? Esse é o real motivo de você estar lendo esse post nesse momento. Nós, brasileiras, adoramos a pele bronzeada com a tonalidade amarronzada e isso é sinônimo de bem estar e beleza na nossa cultura. Tenho certeza que muitas leitoras do Muito chique adoram a pele morena mas não querem se prejudicar para que isso aconteça. No post de hoje reunimos algumas dicas muito legais e algumas novidades nesse segmento.

Dicas de bronzeamento sem sol - Pele bonita e saudável

Mais seguro: Prefira o bronzeado sem sol

Vamos começar dando aquelas dicas que ” todo mundo sabe ” mas não custa lembrar mais uma vez e sempre até que vire um hábito. Mesmo em dias nublados use o protetor, o sol está lá gente! Na praia, na piscina ou na cachoeira ( que eu amo <3 ) o filtro tem que estar sempre presente e precisa ser reaplicado a cada duas horas ou após um mergulho na água.

Se está na praia e mesmo assim quer tomar sol fique atenta ao horário, o mais  apropriado para tomar sol e ter um bronze saudável é antes das onze horas da manhã e após às quatro da tarde.

Dicas de bronzeamento sem sol - Pele bonita e saudável

Se você é da turminha do guarda-sol que nem eu saiba que a cobertura não é suficiente para proteger dos raios solares, que refletem na areia e na água. Se for inevitável ficar na praia no meio do dia, os cuidados precisam ser redobrados para reduzir os efeitos nocivos do sol. Arranje uma desculpa, algo pra fazer e fuja da praia !

Novidades em bronzeamento sem sol

Dicas de bronzeamento sem sol - Pele bonita e saudável

Para escolher o  fator de proteção (FPS) certo , saiba que isso depende do tom natural e tipo de pele. Antes de escolher o produto que vai para a bolsa de praia é recomendado fazer um diagnóstico com o dermatologista. Geralmente, peles claras ficam na faixa do 60 FPS, pele morena em torno de 30 e escura 1. O  protetor não deve ser escolhido na gôndola da farmácia ou sem orientação. O filtro solar é diferente do bloqueador. O primeiro, como o nome já diz, tem um filtro químico para impedir os raios solares. Já o bloqueador faz um filme na pele e reflete.

Dicas de bronzeamento sem sol - Pele bonita e saudável

Bronzeamento sem sol – Faça esfoliação da pele

Uma esfoliação ajuda a deixar a pele suave e homogênea antes da exposição solar ou de qualquer procedimento de bronzeamento sem sol. Ele  pode ser feito no salão ou em casa, uma vez por semana. Ela retira as células mortas e garante que o bronzeado fique uniforme, sem manchas. Existem vários produtos esfoliantes específicos e de marcas e preços variados.

Dicas de bronzeamento sem sol - Pele bonita e saudável

Primeiro passo para o bronzeamento sem sol

Cuidado com fórmulas caseiras que sejam à base de óleo. Óleo + calor = fritura e é isso que você não quer que aconteça na sua pele, certo? Vais ficar vermelha e com insolação e perder a parte boa do verão que é poder passear com roupinhas curtas, curtir a brisa do mar e a companhia dos amigos.

Fórmula caseira para bronzeamento sem sol

Dicas de bronzeamento sem sol - Pele bonita e saudável

Achei na internet uma fórmula que me pareceu interessante para quem quer ficar bronzeada sem pegar sol. Está aqui abaixo com as devidas informações:

Receita Creme Caseiro Para Bronzeado Natural Sem Sol

Creme sem cheiro e branco

  • ½ de protetor solar
  • 1 colher de sopa de brilho
  • Cacau em pó

Modo de Preparo:

  • No recipiente coloque o creme sem cheiro e branco junto com o brilho e o cacau em pó, misture muito bem.
  • Caso tenha ficado muito escura coloque mais creme em caso de ter ficado muito clara coloque mais cacau ou canela  até chegar ao tom desejado .
  • Teste o bronzeador natural na pele da sua barriga nessa região o creme é absorvido mais rápido, caso ache que ficou muito clara continue tonalizando até a cor que deseja aparecer.
  • Coloque o creme no pote apropriado na maioria das vezes é vendido em lojas de artesanato ou em farmácias de manipulação.

Tutorial em vídeo para o creme caseiro de bronzeamento sem sol

Alimentos e cápsulas que ajudam a bronzear a pele

Dicas de bronzeamento sem sol - Pele bonita e saudável

Não é lenda não, os sucos bronzeadores realmente funcionam pois fazem o trabalho de dentro pra fora de forma bastante eficiente. Musas morenas como a Sabrina Satto tomam diariamente os sucos bronzeadores para manter a cor da pele em dia visto que não tem tanto tempo assim de pegar sol.

Aqui nesse post do Muito chique  você encontrará várias receitas de sucos bronzeadores ricos em betacaroteno. A  cenoura, tomate, pimentão e a  goiaba são ricos em caratenóides que, quando consumidos frequentemente, conferem à pele cor bronzeada e uma ótima textura, que se prolonga até mesmo no inverno. Vale a pena colocar no carrinho do supermercado de verão!

As cápsulas de betacaroteno são vendidas em todas as farmácias e podem também ser manipuladas nas farmácias que oferecem esse serviço. Eu prefiro tomar os sucos mas se você anda sem tempo e não gosta de cozinha nas férias pode providenciar as cápsulas porque elas funcionam bem.

Bronzeamento sem sol com auto bronzeadores e jet bronze

Pode ser o jet bronze feito em estéticas ou usando cremes autobronzeadores em casa. Esse método é totalmente seguro pois apenas colore a pele sem queimá-la.

A utilização destes produtos ajudam a manter a pele dourada e hidratada, sem ter que correr os riscos de se expor ao sol e desenvolver câncer de pele, por exemplo. O jet bonze custa por aplicação algo em torno de R$ 100,00. Na minha cidade consigo achar bons produtos por até R$ 70,00.

O que são auto bronzeadores e como eles agem?

Os auto bronzeadores, são cremes ou loções com dihidroxiacetona, substância que provoca uma reação química na pele, escurecendo-a. Esta reação provoca a pigmentação da camada mais externa da pele (camada córnea), dando uma cor semelhante à do bronzeamento. Os produtos não estimulam a produção da melanina, pigmento que dá a cor natural da pele portanto, na verdade, não estão bronzeando, apenas tingindo a camada córnea.

Bronzeamento sem sol com auto bronzeadores

Se você não tiver nenhum tipo de alergia eles não fazem nenhum mal. O inconveniente é que, em algumas pessoas, a coloração resultante não fica muito natural, por isso recomenda-se experimentar o produto em uma pequena parte da pele para ver se a cor fica boa e aí então aplicar no resto do corpo. O produto deve ser reaplicado em intervalos que variam de 2 a 5 dias para se manter a cor, e são uma boa opção para aqueles que não dispensam uma “corzinha” no verão mas querem manter a pele saudável.

Aqui vai uma dica, como o sol o creme auto bronzeador oferece melhores resultados conforme mais camadas são aplicadas. Sendo assim nada de aplicar uma quantidade exagerada do produto de uma vez só.

Os auto bronzeadores não devem, entretanto, ser confundidos com protetores solares pois a coloração resultante do seu uso não confere proteção contra o sol.

Novidades para bronzeamento sem sol

Terracotta Sun Serum: Esse produto da marca Guerlain, que eu amo, é  sérum concentradíssimo que serve para  ativar, intensificar e prolongar o bronzeado. Aumenta naturalmente a produção de melanina, suaviza e hidrata a pele com as suas propriedade nutritivas.

Gostaram das dicas do post? Então aproveite para compartilhar com todas as suas amigas que adoram torrar no sol!

Recomendados para você: