O creme hidratante é responsável por renovar a hidratação da pele. Sua fórmula contém os nutrientes necessários para garantir o brilho, a maciez e a beleza da cútis. No entanto, antes de comprar um produto com finalidade hidratante, é preciso considerar alguns fatores importantes.

A escolha do creme hidratante ideal deve levar em consideração o tipo de pele, a textura do produto e objetivo da aplicação. Em outras palavras, um creme que serve para pele oleosa nem sempre tem o mesmo efeito positivo na pele seca e vice-versa. Da mesma forma que o creme o produto feito especialmente para o rosto não é apropriado para as mãos.

Como escolher o creme hidratante ideal

A grande variedade de cremes hidratantes à venda no mercado pode deixar o consumidor em dúvida na hora de realizar a compra. Existem cremes específicos para cada parte do corpo, sem falar que algumas fórmulas consideram o tipo de pele (seca, oleosa ou normal). A função do hidratante é manter a quantidade de água adequada na pele, de modo que isso crie uma barreira contra o ressecamento. Em todo caso, é preciso conhecer as particularidades da pele para conseguir hidratá-la sem causar prejuízos. O Muito Chique separou algumas dicas e cuidados para comprar e usar creme hidratante.

Sua pele merece o melhor creme hidratante. (Foto: Divulgação)
Sua pele merece o melhor creme hidratante. (Foto: Divulgação)

Onde comprar um bom hidratante?

No que diz respeito a hidratação, a Natura é uma das tops de linha, que realmente cumpre o que promete. Os produtos são mega hidratantes, consistentes e deixam a pele com uma textura ótima. Dá uma olhadinha no site deles e confira os preços:

natura-comprar


Hidratação perfeita para a sua pele

Para garantir uma hidratação perfeita da pele, você não precisa comprar necessariamente um creme hidratante. As loções e os óleos corporais também representam uma ótima opção para hidratar a cútis. A loção é um tipo de produto menos encorpado do que o creme, mas que mesmo assim consegue combater o ressecamento e repor a quantidade de água da pele. Sua aplicação oferece muitas vantagens, principalmente no calor, já que deixa a pele macia sem o aspecto grudento.

Se você deseja deixar a pele macia e hidratada, então vale à pena apostar no óleo corporal. Esse produto pode ser aplicado no corpo durante o banho, assim que a água estiver bem quente. Sua aplicação garante inúmeros benefícios, especialmente no inverno. Os óleos, no entanto, não devem fazer parte da rotina de beleza durante os meses de calor.

Creme Hidratante cuidados antes de comprar 2
Existem opções de loções e óleos corporais que também hidratam bastante. (Foto/Divulgação)

Considere o tipo de pele

As características de cada tipo de pele determinam a escolha do melhor creme hidratante. Quem tem pele ressecada, por exemplo, deve apostar na aplicação de produtos mais concentrados, cuja fórmula é rica em vitaminas C, A, E e antioxidantes. A pele normal pede loções à base de água. Por fim, se a pele for oleosa, o recomendado é usar diariamente um hidratante em gel.

Creme Hidratante cuidados antes de comprar
É importante saber qual é o seu tipo de pele para a utilização dos produtos adequados. (Foto/Divulgação)

Leve em conta os fatores climáticos

Poucas pessoas sabem, mas os fatores climáticos exercem grande influência na hora de escolher um creme hidratante. O sol, o vento, o frio e o ar seco contribuem com o ressecamento da cútis, por isso o nível de hidratação deve ser ainda maior quando houver exposição às intemperes.

Creme Hidratante cuidados antes de comprar 3
No inverno os cuidados com a pele devem ser redobrados. (Foto/Divulgação)

Observe a frequência de hidratação

Depois de escolher o produto mais adequado, é preciso prestar atenção na frequência de hidratação. Os especialistas recomendam aplicar o creme hidratante no mínimo duas vezes por dia, especialmente depois no banho.

Faça esfoliação antes da hidratação

A esfoliação da pele deve ser realizada de 1 a 2 vezes por semana, afinal, ela consegue potencializar muito a penetração dos nutrientes na cútis. Misturando mel e açúcar você consegue preparar um ótimo esfoliante caseiro.

Creme Hidratante cuidados antes de comprar 4
A esfoliação é importante para a renovação das células. (Foto/Divulgação)

Aplique o hidratante corretamente

Observe bem a quantidade de produto hidratante antes de aplicá-lo. No rosto, por exemplo, o ideal é usar uma porção equivalente a um grão de ervilha e evitar exageros. No corpo, a quantidade pode ser um pouco maior, mas sem interferir no toque confortável da pele. Já nas mãos, vale à pena ser generoso com a aplicação.

Ao aplicar o produto hidratante, não se esqueça das áreas mais ásperas do seu corpo e que precisam ser hidratadas diariamente, como é o caso do calcanhar, do cotovelo e do joelho. Aplique cremes específicos nessas regiões pelo menos duas vezes ao dia.

Creme Hidratante cuidados antes de comprar 5
Capriche na hidratação das mãos. (Foto/ Divulgação)

Beba água!

A aplicação de creme hidratante é um tratamento superficial, ou seja, que combate apenas o ressecamento e melhora o aspecto da pele. Para garantir uma hidratação completa, no entanto, é preciso consumir no mínimo dois litros de água por dia.

Evite banho quente

Não adianta nada você comprar o melhor creme hidratante da loja se tem o costume de tomar banho com a água “fervendo” todos os dias. O ideal é deixar a temperatura morna ou fria, para não intensificar o ressecamento da cútis.


Hidratante para cada tipo de pele

Cada tipo de pele pede um produto hidratante adequado. Veja como escolher o produto ideal e como identificar qual é o seu tipo de pele.  Confira:

Pele seca

A pele seca tem poucas glândulas sebáceas, por isso a sua produção de óleo natural é bem limitada. Nesse caso, o ideal é usar cremes oclusivos, ou seja, que são mais oleosos e concentrados. A fórmula deve conter óleos, vaselina, alantoína entre outros componentes capazes de combater o ressecamento e marcas de expressão após cada aplicação.

Pele oleosa

A pele oleosa é caracterizada pelo surgimento constante de espinhas, além do brilho excessivo. Tudo isso acontece por causa da produção exagerada de óleo natural. A hidratação pode ser realizada com óleos vegetais ou produtos enriquecidos com alfahidroxiácidos e ácido hialurônico. Em todo caso, se a escolha for um creme tradicional, o recomendado é dar preferência aos produtos menos gordurosos e com consistência leve.

Creme Hidratante cuidados antes de comprar 7

Pele normal

Nem ressecada e nem oleosa, a pele normal pode ser hidratada com uma variedade de produtos, como é o caso do gel, dos óleos vegetais e do sérum.


Hidratante caseiro para pele

O creme hidratante caseiro pode ser de grande ajuda para a sua rotina de beleza. Confira a receita:

Creme Hidratante cuidados antes de comprar 9

Ingredientes

50 g de iogurte natural
1 colher (sopa) de mel
2 colheres de aveia em flocos
1 colher (chá) de folhas de hortelã

Modo de preparo e aplicação

Misture todos os ingredientes em um recipiente, até obter um creme consistente e firme. Aplique-o na pele com movimentos circulares e deixe agir por alguns minutos. Retire a mistura caseira com água corrente e finalize borrifando um pouco de chá de hortelã.

E aí? Gostou das nossas dicas sobre creme hidratante? Então coloque-as em prática para garantir a hidratação perfeita da sua pele.

Recomendados para você: